Imagem Abertura

" Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos. "

(Atos 16:19)


Necessário


introdução

1. Qtos de nós gastou tempo nesta semana, sonhando com o que faríamos com a Megasena acumulada sorteada no sábado(dia 04/06), onde 2 ganhadores dividiram o premio no valor de 52.880.550,00. O que faríamos com este dinheiro? Quem estaríamos favorecendo?

2. Como crente e pastor, eu pensei no bem estar total da IBCF. Mas, ao mesmo tempo, eu acabei pensando numa tremenda confusão em como aplica-lo: para muitos esse dinheiro deveria ser usado para terminar o projeto CREAR, para outros construírem um novo templo, para outros ajudarem os missionários, para outros fazer um centro social-esportivo.

3. Para outros ajudarem os deficientes físicos, para outros adquirirem uma orquestra musical. Para outros colocarem um elevador no prédio, para outros comprarem o terreno aqui do lado, para outros a construção de uma universidade, para outros construírem um asilo, enfim, seria uma tremenda decisão a ser tomada.

4. Todavia, eu acordei e agradeci ao Senhor porque tal fato não aconteceu e não acontecerá. Porque existe um destrutivo, corrosivo e incalculável perigo espiritual em ter demais. Penso que o meu desejo deve ser o mesmo de Agur.

5. (Pv.30:7-9 ? Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de Ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o Teu nome, ó meu Deus.).

6. Agur comunicou a sua atitude em relação ao dinheiro em forma de uma oração. Ele reconheceu que o dinheiro é para esta vida, e, portanto, é temporário, antes que morra. Por vivermos em uma sociedade extremamente materialista, esta é provavelmente o tipo de oração que muitos de nós não somos confortáveis em orar no nosso cotidiano. Pois é uma oração que pede para o Senhor nos dar o necessário e não o queremos de fato.

7. Em nosso contexto evangélico atual, muitos de nós podemos estar sofrendo de fome em nossas almas enquanto recheamos a nós mesmos com os tesouros deste mundo. Porém, uma pessoa com uma atitude sadia sobre finanças percebe que qualquer que seja a sua condição financeira, ela sempre será temporária.

8. O assunto sobre riqueza sempre nos conduz a fixar nas ilusões. Tendo demais nos conduz para conclusões que não são verdades. Pois começamos a pensar que tudo o que temos ou o que queremos ter poderemos usar da maneira que melhor nos convier.

9. Embora a Bíblia diz que toda a terra pertence ao Senhor, qdo temos riquezas demais, chegamos a pensar que a terra pertence a nós, pois a compramos de Deus. Qto mais a pessoa têm, mais ela quer ter, mais ela quer acumular. Agindo assim, a pessoa acredita que o poder lhe dá direito, lhe dá força, e bem sabemos que isso corrompe, perverte o nosso relacionamento com o Senhor e com os outros ao nosso redor.

10. A moralidade é apagada, o amor desaparece, por tornar-se uma pessoa egoísta, orgulhosa, seca, sempre pronta para esmagar as outras pessoas. A pessoa perde a noção do valor do trabalho, o valor do esforço próprio. Não há mais metas, não há mais sonhos, esperanças, perde-se o valor da alegria de conquistar algo. Resumidamente, a pessoa esquece facilmente de que ela veio de Deus, de que precisa de Deus, de que irá prestar contas a Deus.

11. O assunto sobre pobreza sempre nos conduz a fixar no inferior, no pessimismo. Há muitas pessoas que passaram maus bocados na vida, devido a grande pobreza dos seus pais, mas sempre enaltecem esse período como maravilhoso, tipo, não tínhamos o que comer, só vestia o que os outros nos davam, não tivemos oportunidade de estudar, mas éramos felizes.

12. Eu penso que éramos pobres demais, e não há nenhum agrado nisso. Penso que não devemos romantizar a pobreza, pois a pobreza arrasta as pessoas para baixo, corrói a estima, enfraquece, entorpece terrivelmente a vida da pessoa, levando-a duvidar do amor de Deus, levando-a desacreditar no poder e na riqueza do Rei dos Reis.

13. Quebra o relacionamento com Deus, e não crê no que Deus tem de melhor para a sua vida. Às vezes eu vejo pessoas que estão numa posição melhor de riqueza, mas ainda pensam, vivem como se estivessem na pobreza. Outros não lutam para melhorar e crescer no seu trabalho, na sua casa, aqui na igreja, enfim, continuam pobres como seus pais.

14. Mas a palavra aqui destaca no texto é a palavra ?necessário?, a ideia é ter o necessário para nos alimentar, para nos vestir, enfim, o necessário para que possamos sempre orar como Jesus orou: dá-nos o pão de cada dia.

aplicação

1. (1Tm. 6:8-10, 17-19), existiam aqueles quem usavam a piedade com uma intenção de obter ganho financeiro. O ap. Paulo então diz que é grande ganho a piedade com contentamento. Este princípio foi endereçado ao povo que eram pobres, mas, que procuravam ser ricos.

2. Nos (vs.17-19), foram princípios para os que já eram ricos. O ap. Paulo não está falando contra o desejo de conseguirmos dinheiro a fim de satisfazer as nossas próprias necessidades e as necessidades dos outros ao nosso redor, porém, ele está advertindo contra o desejo ter cada vez mais dinheiro e o aumento do ego por ter conseguido abastecer-se demasiadamente com o luxo.

3. Resumindo, o ap. Paulo está dando princípios contra o amor ao dinheiro e a obsessão disso, já que não levaremos nada conosco qdo morrermos. Entretanto, ele nos ensina que tendo o sustento e com o que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Trata-se de um princípio na contramão da nossa cultura materialista atual, que prega que nós necessitamos de mais, maior e melhor.

4. Mas, o ap. Paulo diz que é possível o nosso contentamento, porque tendo a presença de Deus em nossa vida, não necessitamos de dinheiro ou de coisas extras, pois Ele nos garante paz, segurança, satisfação total em nossa vida que não podem sem comprados.

5. Isto é, comunhão genuína, bons relacionamentos, o amor de uma família, a amizade de um excelente amigo, não podem ser comprados. Nós necessitamos ouvir isto constantemente!

6. O ap. Paulo continua argumentando que o amor ao dinheiro, a obsessão pela riqueza, leva a nossa vida à destruição. A expectativa da vida diminui qdo a renda aumenta. A desintegração da família, a infidelidade matrimonial intensifica, porque o dinheiro não pode comprar felicidade.

7. Arruinará a vida de uma pessoa, porque para obter o que se quer, ela fará qualquer coisa, quebrará qualquer código ético para o próprio benefício financeiro.

Diante desse fato, o ap.Paulo adverte ao jovem Timotéo a fugir dessas coisas (vs.11-16), o mesmo deve ocorrer conosco neste momento.

8. Aliás, nós precisamos entender que comparados às demais pessoas deste mundo nós estamos extremamente bem. Se nós temos três refeições diárias, uma troca de roupa por dia, uma casa própria e um carro, somos pessoas ricas. Assim sendo, jamais devemos ser orgulhosos com os bens que conquistamos(vs.17).

9. Sempre devemos colocar a nossa esperança no Senhor e não no nosso dinheiro e nos bens materiais, pois elas são temporárias. Podemos amá-las até demais essas coisas, mas elas nunca nos amarão como o Senhor, como os nossos familiares, como a nossa IBCF, como os nossos amigos nos amam.

conclusão

1. Eu imagino que cada um de nós tem orado pelas finanças pessoais. Normalmente as nossas orações sempre versam: "Senhor me ajude!" De todas as coisas que Agur mostra em sua oração, percebemos que ele sempre considerou como prioridade o seu relacionamento com Deus. Esse era o foco mais importante de sua vida. Ele não desejou riquezas.

2. Ele receou que as riquezas destruíssem seu relacionamento com Deus. Ele receou que a pobreza pudesse fazê-lo desobedecer aos Seus divinos princípios, criando danos para a honra e para o nome de Deus. Diante dessa oração, eu creio que as nossas orações sobre dinheiro precisam ser diferentes.

3. Elas precisam ser orações de gratidão, verdade, confiança, tendo como foco, a presença e a glória do Senhor. Entretanto, o Senhor espera que sejamos bons mordomos dos bens que Ele nos tem dado, para que possamos ter ricos em boas ações de generosidade, reconhecendo as oportunidades dadas por Ele para abençoar outros.

4. O Senhor quer que saibamos que estas coisas materiais não podem nos distrair e nos afastar da presença, da glória Dele. Ele não está pedindo para queimarmos todos os nossos bens materiais, bem como, Ele não está pedindo para fazermos um voto de pobreza, mas, sim, Ele deseja o nosso constante contentamento.

5. Nós sempre devemos lembrar que a nossa identidade vem do Senhor Jesus Cristo e não em o que possuímos. Deus deseja prover o necessário, Ele deseja que confiemos Nele por isso. Deus deseja prover nosso pão diário. Deseja nos dar coragem necessária para vencer, para superar os obstáculos da vida.

6. O Senhor deseja nos dar a força necessária para trabalhar diligentemente para recebermos o que é necessário para nos manter. O Senhor deseja nos dar graça necessária para enfrentarmos as consequências dos nossos erros passados, bem como, nos dá o necessário discernimento para ler o nosso próprio coração.

7. O Senhor deseja nos dar a Sua presença, a Sua glória necessária para nos conduzir firmes e santos, para não negarmos nem profanarmos o Seu Nome. O Senhor deseja que fixemos o nosso coração Nele, arrancando-o de toda a fixação no que este mundo tem a oferecer, pois Ele o Único Deus que pode abastecer do pão diário, não nos dando nem riqueza, nem a pobreza, mas, simplesmente o necessário. Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.