Imagem Abertura

" Sejam à uma envergonhados e confundidos os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal. "

(Salmos 40:13)


Maturidade Cristã



Importando-se com o reino dos céus


introdução

1. (Mt.13:44), no domingo passado, eu declarei aos amados que nós temos vivido dias difíceis e perigosos, todavia, a maior parte de nossos pensamentos é concentrada no dinheiro que queremos ganhar. Na escola que pretendemos frequentar, no corpo que desejamos ter, na pessoa com quem vamos nos casar, com o tipo de pessoa que planejamos nos tornar.

2. Todavia, no texto que lemos, Jesus relata que um homem vendeu tudo o que tinha com muita alegria para que pudesse obter a única coisa que importava a ele. Ele tinha noção de que aquilo em que havia tropeçado, o reino dos céus, era mais valioso que qualquer uma de suas posses, por isso perseguiu aquele objetivo com todo o seu ser.

3. Esse tipo de resposta entusiasmada ao amor de Deus é absolutamente apropriado. Ao mesmo tempo, contrasta com nossa reação típica ante a descoberta do mesmo tesouro, pois qdo queremos o Senhor e um monte de outras coisas, isso quer dizer que nosso objetivo é distorcido.

4. Um relacionamento com Deus simplesmente não pode se desenvolver qdo dinheiro, o pecado, as atividades sociais, o time pelo qual torcemos, os vícios ou outros compromissos são colocados no topo da lista. A maioria de nós tem muita coisa na própria vida, que provocam uma deformação espiritual em nós.

5. Embora muita dessas coisas podem ser boas em si, todavia, qdo estão juntas, nos impedem de viver de modo saudável e frutífero para com o Senhor. Em outras palavras, sufocam as evidências do reino de Deus em nossa vida, porque nosso tempo, energia, pensamentos, dinheiro, habilidades são focadas nas coisas deste mundo.

6. Um viver cristão com esse objetivo, acerca do reino de Deus é coisa rara, porque a maioria de nós como crentes, deseja uma vida segura, equilibrada para que possa ser controlada e que não envolva sofrimento. Avalie comigo: você se descreveria como uma pessoa totalmente apaixonada por Jesus Cristo?

7. Ou será que as palavras, descomprometido, morno, a expressão parcialmente comprometido, são mais adequadas para qualificar a sua vida espiritual? A Bíblia nos orienta a examinarmos a nós mesmos, por essa razão quero lhe mostras alguns aspectos, para que juntos possamos avaliar de maneira honesta e diligente, se estamos de fato, nos importando com o Reino dos Céus.

7.1. Pessoas Mornas Pagam dízimos e ofertas para a igreja e taxas para as instituições de caridade, desde que isso não altere em nada seu padrão de vida: Afinal, é mais fácil doar dinheiro, pois Deus ama aquele que dá com alegria, correto? (I Cron.21:24 ? Lc.21:1-4 ? Tg.4:17). Embora elas sejam movidas por histórias de pessoas que faz coisas radicais por Jesus, mas elas mesmas não agem, porque consideram radical aquilo que o Senhor espera de todos os Seus seguidores. Elas se sentem satisfeitas porque mesmo não sendo tão dedicadas a Jesus, também não são tão horríveis qto muitos ímpios ao seu redor.

7.2. Pessoas Mornas tendem a escolher o que é Popular e Desprezar o que é certo qdo estão em Conflito: Elas desejam viver bem tanto dentro qto fora da igreja, se preocupam mais com o que o povo pensa sobre o que elas fazem (comparecer aos cultos, dizimar), do que com o que o Senhor pensa de seu coração e sua vida. Elas não detestam o pecado de maneira sincera, nem se lamentam pelo que cometem. Só lamentam pelo fato de que Deus vai puni-las. (Mt.23:5-7 ? Lc.6:26 ? Rm.6:1,2).

7.3. Pessoas Mornas Raramente compartilham sua Fé: não querem sofrer rejeição dos vizinhos, colegas de trabalho, amigos e parentes, bem como, não desejam que as pessoas se sintam constrangidas ao falar sobre questões pessoais, como religião, porque se preocupam o tempo todo com sua imagem pessoal que as impede de se sacrificar e arriscar por Deus(Mt.10:32,33).

7.4. Pessoas Mornas dizem Amar a Jesus, mas Não de Todo Coração: Jesus é de fato apenas uma parte de suas vidas, pois o Senhor não tem permissão de controla-las. Embora elas garantam que tentam amar ao Senhor de todo coração, mas dizem que esse tipo de devoção total não é possível para pessoas em geral, é coisa para pastores, missionários e fanáticos. Servem a Jesus e aos outros, desde que não ultrapasse determinados limites em termos de tempo, dinheiro e energia que estão dispostas a investir. Elas querem fazer o mínimo possível para poderem ser consideradas suficientemente boas, sem que isso exija demais delas, e assim evitam o sentimento de culpa(Mt.7:21 ? Mt.22:37-38).

7.5. Pessoas Mornas Amam Mais a Si Mesmas do que os Outros: o amor que demonstram pelos demais é tipicamente focado naqueles que retribuem esse sentimento, como familiares, os amigos e outras pessoas que elas conhecem e com as quais possuem algum tipo de ligação. Sobra pouco amor para aqueles que não são capazes de amá-las também, e menos ainda para quem as despreza deliberadamente, ou que possui filhos, mais talentosos ou que não sabe conversar direito. O amor das pessoas mornas funciona à base da conveniência e é extremamente seletivo. Costuma se apresentar envolvo em amarras(Mt.5:43-47).

7.6. Pessoas Mornas pensam mais na Vida Terrena do que a Eternidade no Céu: a vida diária é muito mais focada na lista de afazeres, na agenda semanal, no lazer e férias. De vez em qdo, param para pensar na vida por vir. Negligenciam a verdade de que a partir do momento em que os cristãos pararam de pensar com frequência na eternidade nos céus, eles se tornaram ineficazes. Diante dessa maneira de pensar, as pessoas mornas são gratas pelas coisas luxuosas que possuem e pelo conforto que desfrutam, e raramente pensam em dar o máximo possível aos necessitados. Sentem-se chamadas para o ministério da prosperidade material, porém, nunca se sentem chamadas para o ministério espiritual. Preocupam-se o tempo todo com sua segurança pessoal aqui nesta terra, pois a sua vida é estruturada de maneira não precisam da ajuda de Deus. A verdade é que a vida dessas pessoas não seria muito diferente se, de uma hora para outra, resolvessem parar de crer em Deus(Mt.10:28 ? Fil.3:18-20 Col.3:2).

7.7. Pessoas Mornas obedecem aos princípios da Palavra de Deus somente qdo lhes é conveniente ou qdo não existe conflito com seus compromissos ou com seus planos pessoais: Se a obediência ao Mestre interfere em seus prazeres, displicentemente a ignoram, porque são elas mesmas é quem comandam. Qdo são confrontadas com a verdade da Palavra de Deus, reagem com ira e indiferença, recusando o ensino que precisam. São pessoas que alimentam o cruel anseio por ganhos e promoções, aceitando os valores temporais, perdendo de vista a eterna recompensa, que os inibe em sua habilidade para discernir o verdadeiro do falso.

Diante desse fato, são pessoas que criticam e zombam dos verdadeiros cristãos que se deleitam em cumprir os desejos de Seu Mestre.

8. Esse perfil de morno não é uma definição totalmente abrangente do que significa ser um cristão, bem como, não deve ser usado como munição para ofender e julgar a salvação de nosso irmão na fé. Porque todos nós somos cheios de falhas, e ninguém está imune aos comportamentos descritos nos exemplos que acabamos de ver.

9. Portanto, antes de qualquer julgamento devemos observar o texto de(2 Cor.13:5), pois agora é tempo de fazermos um sério levantamento pessoal. Jesus fala sério, e Ele nos chamou para tomar a Sua cruz e segui-Lo, jamais nos chamou para agirmos como crentes mornos. Uma vida cristã morna é inútil diante do Senhor, Ele nos vomitará de Sua boca.

10. Seguir a Jesus não é algo que possa ser feito de maneira displicente ou como um apêndice da vida. Nem se trata de um rótulo que possamos apresentar por aí qdo nos for conveniente. Tem de ser um elemento central em tudo qto fazemos e somos.

11. Muitos de nós enfatizamos as bênçãos do Senhor e negligenciamos o valor do Seu reino. Deus-Pai deseja que cada filho e filha nascidos de novo O conheçam profundamente e intimamente, bem como, sejam envolvidos com o Seu reino. Isto é, de que maneira meu casamento, meu lar, meus filhos e filhas estão expandindo o reino dos céus?

12. O meu aumento salarial é para a expansão do reino dos céus? A minha carreira profissional, o meu atual ou novo emprego, as minhas amizades, a minha casa ou a nova casa, novo bairro, cidade ou País, os meus estudos, o meu falar inglês, é consagrado ao Senhor para a expansão do Seu reino? É para abençoar outras pessoas?

13. Ou só é alguma coisa para o meu bem estar pessoal e familiar, e de interesse de glória pessoal. Tem-se falado muito em qualidade de vida, mas se tem negligenciado muito o valor do reino dos céus. Nós buscamos o que damos valor. Sempre vemos leilões de utensílios usados pelos famosos(ex.: jaqueta o Michael Jackson, vestido de Lady Diana, etc.) e pague-se muito por obter tais itens.

14. Pergunto: qual é o valor que temos dado ao reino dos céus? Qual o valor que damos ao nosso cônjuge? Qual o valor que damos aos nossos pais? Qual o valor que damos aos nossos filhos e filhas? Qual o valor que damos a nossa membrezia e ministério na IBCF?

conclusão

1. Amados e amadas, o Senhor não quer a nossa indiferença, bem como, Ele não quer que apenas Lhe entreguemos os restos. O chamado do Senhor a um compromisso com Ele é bem claro, ele quer tudo ou nada.

2. Vamos parar de inventar desculpas como agenda lotada, preocupação com as contas, esquecimento, e eu estou cansado. O nome certo é mal. Deus é santo, e é o Único que merece a excelência, o melhor que eu e você temos a oferecer.

3. O Senhor não desiste de nós. Mesmo qdo nos tornamos como um barro sem liga ou como um vaso estragado, Ele continua investindo em nossa vida, fazendo de mim e de você um vaso de honra, um vaso útil, preparado para toda boa obra para que cumpramos os propósitos eternos que Ele mesmo estabeleceu para cada um de nós. (II Tm.2:19-21).

4. Hoje, agora mesmo, Ele quer nos tirar da mornidão espiritual e nos quer dar uma vida nova, com novos gostos, novas preferências, novos alvos, novos sonhos, novos compromissos. Portanto, eu e você devemos:

(a). confessar os nossos pecados

(b). arrepender e abandonar os pecados confessados

(c). lançar fora o ídolo que damos nossa força e afeição acima de Jesus

(d). ler, estudar, obedecer os princípios da Palavra de Deus

(e). ter um tempo de oração contínua de adoração

(f). ter paixão contínua pela presença de Deus

(g). amar e servir ao Senhor, a IBCF, ao próximo(crente e descrente)


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.