Imagem Abertura

" Que transformar o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas. "

(Filipenses 3:17)


Não entristeçais o Deus-Esp.Santo


introdução

1. (1 Tes.5:19) ? Desde o cap.4, o ap.Paulo lembra aos membros da igreja em Tessalonica que, por serem salvos pelo Senhor eles agora tinham o Espírito de Deus habitando em suas vidas. Sendo assim, os crentes em Tessalonica deveriam manter a alegria que tinham em Deus-Esp.Santo, ao servirem ao Senhor Jesus, bem como, esperarem a vinda Dele.

2. Diante desse fato, o ap. Paulo exortou a igreja em Tessalônica para não apagar a direção, o agir de Deus-Esp.Santo, no meio deles. A Bíblia não ensina que Deus-Esp.Santo retira a Sua presença, pois Ele veio habitar em nós a partir do momento que nos convertemos a Jesus(erro teológico sejam bem-vindo, pois Ele está em nós habitando, mesmo que apagado).

3. Porém, Ele se apaga, se entristece, por causa do pecado. Eu não quero ficar fazendo uma lista, nomeando pecados que O aborrecem. O pecado é sempre pecados aos olhos de Deus-Esp.Santo. Significa que Ele fica entristecido por todo e qualquer pecado cometido, que promove rompimentos de nosso relacionamento com Deus e com as outras pessoas.

4. Por isso creio que o mesmo lembrete serve para nós hoje aqui na IBCF, porque o pecado destrói a espiritualidade. A bênção não depende da nossa perfeição absoluta, resulta, antes, de não entristecermos Deus-Esp.Santo. Porém, a maioria dos membros da igreja está bem familiarizada e bem à vontade, que não se importam com o contexto do problema.

5. Acredito que, se realmente nos importássemos com a tristeza de Deus-Esp.Santo, haveria menos brigas, divórcios e divisões em nossas igrejas. Muitas vezes ficamos tristes com atitudes de pessoas queridas, com situações de adversidades, com decepções, com ingratidão, com injustiças, com a morte de um ente querido.

6. Agora, pense comigo, qdo foi a última vez que nos entristeçamos por saber que o nosso pecado entristeceu Deus-Esp.Santo?

I ? O que entristece Deus-Esp.Santo?

1. Nossa negligencia à direção Dele em nosso viver diário(Gl.5:16)

1.1. Assim como nós dependemos de nossas pernas para o progresso qdo andamos, o desejo de Deus-Pai é que estejamos progredimos espiritualmente, dependendo de Deus-Esp.Santo para nos guiar pelas dificuldades da vida.

1.2. Deus-Esp.Santo foi enviado pelo Pai e do Filho como o consolador o guia dos seguidores de Cristo. Ele é, inegavelmente, Deus já que Ele é onisciente, onipresente, onipotente, santo e todo-sábio. Sua presença e direção nos sustentam em nossa jornada espiritual.

1.3. Qdo Deus-Esp.Santo opera verdadeiramente em nossa vida diária, Jesus é o único que recebe louvor, é o único exaltado. Dessa forma, Deus Esp.Santo está disposto a orientar-nos no caminho estreito que conduz à vida mais abundante se em humilde abnegação nos submetemos à Sua supervisão infalível.

1.4. Portanto, a nossa responsabilidade humana consiste apenas em depender absolutamente Dele, pois o andar Nele é ser guiado por Ele em nosso dia-a-dia. De forma nenhuma somos nós que guiamos ou dirigimos Deus-Esp.Santo, ao contrário, devemos depender Dele.

1.5. Por isso, uma das principais estratégias do diabo em frustrar os propósitos de Deus e Seu reino, é levar os crentes a ignorar a direção e ação de Deus-Esp.Santo em suas vidas, bem como, na vida da Igreja. Diante desse fato, todos nós temos de responder a esta pergunta: Será que quero guiar Deus-Esp.Santo ou ser guiado por Ele?

1.6. E, considerando a época tecnológica em que estamos vivendo, as habilidades que recebemos, o crescimento dos bens materiais, temos a tendência de nos considerar capazes de viver bem, segundo os padrões deste mundo, sem qualquer direção de Deus-Esp.Santo.

1.7. Isto é, na prática não queremos ser orientados por ninguém além de nós mesmos, porque lutamos para manter o domínio de todas as coisas de nossa vida, de tal forma que, ao acordarmos pela manhã e formos avisados que Deus-Esp.Santo não habita mais em nosso interior, o mais provável é que tal ocorrido não mudaria em nada a nossa vida cotidiana.

1.8. Não é de se admirar que haja tantas pessoas insatisfeitas dentro da igreja, pois sentem que há falta de alguma coisa muito importante. Certamente é falta de direção de Deus-Esp.Santo em suas vidas, pois muitas vezes passamos a vida apenas tomando decisões com base em nossa própria sabedoria.

1.9. Todavia, precisamos reconhecer que devemos ser livres de muitas coisas e uma dessas coisas é continuar a dirigir a nossa própria vida do nosso jeito carnal, para fazer as escolhas certas. Precisamos orar pedindo a sabedoria de Deus-Esp.Santo, se quisermos receber a Sua orientação.

1.10. Algumas pessoas parecem pensar que receber orientação de Deus-Esp.Santo significa não fazer nada. Por exemplo, pessoas que estão desempregadas, mas que recusam a ir procurar um emprego, porque elas estão esperando que Deus vá lhes dar um emprego.

1.11. Pessoas que não querem estudar, porque esperam que Deus lhes dê a devida aprovação no teste. Tal pensamento não é bíblico. Deus quer que façamos a nossa parte, simultaneamente guiados por Ele, e, comprometido com a Sua vontade divina acima da nossa própria vontade.

1.12. Qdo tratamos desse assunto do agir de Deus-Esp.Santo em nossas vidas, muita gente quer falar sobre o sensacionalismo de milagres, curas ou profecias, no entanto, esquecem que o Senhor nos chama para busca-Lo, e não buscar as coisas que Ele pode fazer por nós ou mesmo em nosso meio.

1.13. A Bíblia enfatiza que devemos nos submeter à direção e orientação de Deus-Esp.Santo, pois não podemos viver submissos a Ele e, ao mesmo tempo, satisfazer os desejos de nossa carne, porque os dois estão em conflito um com o outro. Assim sendo, devemos ser mais parecidos com Jesus.

1.4. Devemos ouvir a voz Dele e a obedecermos. Ele quer que confiemos Nele para providenciar os milagres qdo Ele achar que são necessários, para cumprir os Seus propósitos. Isto é, Deus honra a confiança em Sua Palavra!

1.15. Baseados nessa premissa, eu e você podemos ter a direção divina em nosso viver diário. Pois Deus-Esp.Santo:

(a). nos ajuda a falar qdo estamos em situações complicadas

(b). nos ensina o que precisamos saber e lembrar o que precisamos recordar

(c). nos proporciona vida e liberdade, nos enchendo de esperança, que nos dá alegria e paz

(d). nos santifica com amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio

conclusão

1. Por sermos salvos em Jesus, nós somos o templo de Deus-Esp.Santo. Não somos apenas uma pessoa vivendo graças ao nosso poder humano. É por isso que Jesus disse que seria melhor para Ele deixar a terra e que Deus-Esp.Santo viesse. Portanto, amados e amadas, não podemos desprezar essa realidade divina.

2. E, sim devemos aprender a confiar e obedecer a orientação de Deus-Esp.Santo em nosso viver diário, porque Deus-Pai se importa mais com a nossa reação à orientação de Deus-Esp.Santo hoje, neste momento, do que com aquilo que pretendemos fazer no ano que vem.

3. Na verdade, essas decisões serão influenciadas em grande medida, pelo nosso grau de submissão à orientação de Dele neste momento, na nossa decisão de hoje em andar, em ser guiado por Ele. Qdo fazemos isso, colhemos os benefícios de Sua grande bênção em nossas vidas. Amém!

apelo

1. Então vamos responder positivamente a esse imperativo negativo de extinguir, apagar a direção de Deus-Esp.Santo em nossa vida diária. Vamos nos alegrar com o que Ele quer fazer em nós através da Sua santa direção.

2. Faça agora uma avaliação em sua vida pessoal. Pense sobre as áreas de sua vida em que você tem entristecido Deus-Esp.Santo. Pense nas atitudes em que você tem desprezado a direção Dele, fazendo tudo do seu jeitão carnal. Pense em suas picuínhas que viabiliza outras pessoas ao seu redor também entristecerem Deus-Esp.Santo em suas vidas.

3. Pense sobre as áreas da sua vida em que você tem a tendência de jogar água gelada em Deus-Esp.Santo, por confiar em qualquer outro sistema que parece funcionar bem. Peça perdão ao Senhor, e levante-se como simbologia de sua escolha em permitir que Deus-Esp.Santo reviva em sua vida.


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.