Imagem Abertura

" Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. "

(Salmos 40:2)


Nossa IBCF: Um grupo de vencedores ou um grupo de chorões?


introdução
1. (Ne.4:1-23) ? Vou dizer o óbvio. É mais divertido ganhar do que perder. Ganhar coloca um sorriso em nossos rostos. Mas o que é preciso para vencer? Molengas nunca ganham e os vencedores nunca desistem. Chorões nunca ganham e os vencedores nunca lamentam. Podemos investir nossas vidas vivendo para a glória de Deus ou desperdiçamos nossas vidas vivendo para nós mesmos. Podemos ser vencedores no jogo da vida, ou chorões!
2. A cada domingo qdo estamos reunidos aqui como igreja, é uma grande oportunidade dada pelo Senhor a cada um de nós para fazermos uma declaração de compromisso sobre como pretendemos viver nossas vidas durante a semana. Isto é, podemos desperdiçar o nosso viver nesta semana como molengas chorões, ou podemos viver nesta semana sendo mais que vencedores.
O fato:
1. Deus chamou Neemias para sair de um emprego confortável, viajar 1.000 quilômetros, para reconstruir os muros da cidade de Jerusalém. Qdo ele chegou, encontrou o povo derrotado, deprimido e desencorajado. Todavia, Neemias organizou uma equipe, motivou-os e com a presente direção de Deus, começou a reconstrução dos muros. Certamente eles enfrentaram perseguição e estímulos negativos para desistirem.
2. Dentro desse cenário aparece a oposição de Sambalate e Tobias, criticando a capacidade e o caráter dos construtores dos muros, ridicularizou a fé deles questionando a viabilidade do projeto. Porque eles sabiam que, Jerusalém ao se tornar uma cidade bem protegida, atrairia o comércio, prejudicando a supremacia econômica de Samaria, e roubaria deles e de seus amigos influência e riqueza.
3. Neemias não se abalou com as críticas e zombarias, ao contrário, orou ao Senhor e deixou que o Senhor cuidasse de toda a situação de oposição, porque na verdade, Sambalate e Tobias estavam simplesmente criticando, zombando do projeto de Deus.
4. Todavia, Neemias além de orar, continuou ativamente o trabalho com a equipe. E mesmo orando, a oposição intensificou, todavia, Neemias e a equipe intensificaram a oração e o trabalho de tal maneira, que se tornaram mais que vencedores sobre toda a oposição e assim terminaram o projeto que era de Deus para o Seu povo. Destaque o (vs.20) - o nosso Deus lutará por nós.
aplicação
1. Muitas vezes que penso que somos uma igreja batista de chorões desanimados ao invés de sermos um castelo forte. Portanto, avalie: O que está destruído na minha e na sua vida ou em nossa vida familiar que precisa ser reconstruído? Que parte do Reino de Deus eu e você precisamos construir? Entretanto, muitos de nós desperdiçamos a nossa vida por estarmos focados em críticas, em zombarias, em oposições que estão nos destruindo sem percebermos.
2. Tipo: talvez seja impossível mesmo, talvez juntos estamos apenas perdendo tempo, talvez a crítica é verdadeira, é melhor desistir. Se eu e você adotarmos essa mentalidade, iremos desperdiçar a nossa vida perseguindo uma coisa sem sentido após outra. E como um bônus, vamos ser tão miseráveis que dificilmente as pessoas irão querer estar perto de nós.
3. Se pensarmos que a nossa vida familiar não tem solução, que o nosso casamento é um fiasco, que os nossos pais são medíocres, que os nossos filhos não servem para nada. Isto é, negligenciando o ensino, as mensagens, os conselhos pastorais recebidos, usurpando o projeto de Deus para intensificar a nossa própria vontade carnal, colocando-a acima de todos os princípios e valores da Palavra de Deus, bloqueando e zombando da verdade de Deus, certamente estaremos destruídos. Basta agir assim que viveremos como contínuos chorões, desperdiçando a nossa vida, afirmando que Deus não se importa conosco, que não somos abençoados por Ele. É importante reconhecer que estamos em guerra. Que temos um adversário que iria deliciar-se em ver a nossa vida sendo vivida sem sentido, fracassada, zombando de nossa fé, de nosso Deus, enfim, nos ridicularizando e nos ameaçando a cada dia. Todavia, se eu e você estamos querendo investir a nossa vida em sermos mais que vencedores, nesta noite, o Senhor quer nos dar a devida receita.
(1 Jo.5:4), assim como Neemias e sua equipe, os cristãos primitivos a quem o ap.João escreveu, precisavam saber que tinham nascido em Cristo, e que a sua fé Nele, podiam vencer toda a oposição. O ap. João não ofereceu conselhos volúveis, ele apenas disse aos cristãos que venceriam, por serem gerados de Deus. A palavra vencer tem a ideia de vitória contínua no meio de luta incessante. Essa vitória viria à medida que os cristãos recebessem a força situacional para cada ataque do mundo. Portanto, o ap. João está enfatizando que qdo nos deparamos com o que parece uma batalha impossível, precisamos parar e reunir as nossas forças. E podemos contar com um tremendo exército, cujo general é Jesus. Não é fácil ser cristão em Itaquera, São Paulo, do que o é em Jerusalém, em Éfeso ou Laodicéia, porém, o mesmo Senhor vitorioso está a nossa disposição. Todavia, a coragem cristã nos é dada em face de uma situação difícil e perigosa na qual somos chamados a obedecer à liderança de Deus, isto qdo estamos decididos a seguir o que Ele nos diz que façamos, certamente a coragem aparecerá no momento certo. Crer em Jesus como nosso único Senhor e Salvador, destranca o Seu poder divino para as nossas lutas da semana. Diante desse fato, se queremos reconstruir algo para a glória de Deus, enfrentaremos a oposição satânica, sendo assim, devemos:
Orar constantemente, pois é rentável e saudável deixar Deus saber como nos sentimos, bem como, derramar nossos corações ao nosso Pai Celestial, que toma sobre Si as nossas mais profundas frustrações e mágoas. Qdo fazemos isso, é uma expressão de honestidade e de confiança Nele, porque a nossa fé que é vencedora vem Dele. Trata-se daquela oração tipo: Senhor, Tu me colocou nesse casamento, nessa família, nesse ministério, nesse trabalho, nessa escola, nesse bairro, nessa igreja, então estou confiando que o Senhor fará o que só o Senhor pode fazer. Saiba que qdo a crítica é realizada contra o pano de fundo dos recursos infinitos da onisciência do Pai Celestial, ela perde o seu poder. A ansiedade diminui. A paixão é reacendida. E encontraremos a força ideal para mais uma vez colocar as mãos para realizar o bom trabalho em nossa vida pessoal e familiar. Mas, oração sem trabalho é presunção, e trabalho sem oração é a confiança no eu carnal, é confiar no deixa que eu resolvo da minha maneira, que bem sabemos que não dá certo. Assim sendo, devemos refletir sobre a fidelidade e as promessas de Deus. Ser flexível em rever cada detalhe do plano Dele para a nossa vida. Ser persistente em relação ao projeto de Deus. As estratégias e prazos dados por ele são sempre para ganhar. Agora, hoje, cada um de nós tem a oportunidade de demonstrar que a IBCF não é um bando de chorões, mas uma comunidade constituída por crentes mais que vencedores! Amém!







Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.