Imagem Abertura

" Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo. "

(Gálatas 6:9)


mais que vencedores (aniversário da ibcf)


introdução
1. O profeta Jeremias apoiou a reforma religiosa, que começou no reinado do rei Josias. Após a morte do rei Josias, o povo de Judá retornou rapidamente para a idolatria. Nesse ínterim, os (vs.1 à 18 do cp.1 de Jeremias), demonstra o chamado legítimo de Deus para o profeta Jeremias, para que advertisse o Seu povo acerca do perigo iminente da destruição de Jerusalém pelo reino da Babilónia.
2. Diante do chamado de Deus, o profeta Jeremias foi publicamente desacreditado e preso por interpretar os acontecimentos políticos de maneira diferente de seus contemporâneos, e por isso estava fora de sincronia com eles e sofreu rejeição por causa disso. O profeta Jeremias viu tudo à luz da vontade soberana de Deus e a única solução, segundo ele era o arrependimento do povo de Judá.
3. Estes por sua vez não acreditaram na palavra do profeta, era uma mensagem impopular, e por isso, levantaram grande oposição contra ele ao ponto de querer mata-lo, como antes fizeram com os outros demais profetas. Todavia, o profeta Jeremias não fez a coisa popular, mas a coisa certa, porque recebeu de Deus o anel da verdade e o olhar de amor e justiça.
4. Ele continuou fiel ao chamado de Deus, e diante de toda a oposição, Deus lhe faz a seguinte promessa(Jr.1:19). Tudo o que Deus realmente promete ao profeta Jeremias é a solidariedade para com ele. Deus promete salvá-lo da destruição, mas não do sofrimento. Isto é, Deus iria para a prisão com o profeta, em vez de mantê-lo fora da prisão.
aplicação
1. (1 Cor.15:57) ? o ap. Paulo irrompe em sincero agradecimento dando graças a Deus que nos dá a vitória. Embora não fizemos nada, Deus é quem faz tudo. Mas, a vitória é nossa porque somos os objetos de um poder espantoso. A vitória é nossa, sobre o pecado, a lei e a morte porque o Senhor Jesus é quem realizou tudo através da Sua maravilhosa obra na cruz, no poder da Sua ressurreição, e no Seu trabalho presente, como Sumo Sacerdote e Advogado. 2. O Senhor Jesus trará à consumação a era presente dentro do Seu propósito divino, através do arrebatamento, no estabelecimento do Reino, e na consumação final, com a nossa moradia eterna com Ele. Diante desse fato, aprendemos que somos mais que vencedores:
I. QDO ATENDEMOS O CHAMADO DE JESUS:
1. Jesus nos salvou e nos chamou para participarmos da Sua igreja, para agirmos como um ser moral responsável, sem viver à deriva como um objeto inanimado qualquer. Uma vida de fé pautada pela excelência, por estarmos mais interessados em Jesus do que em nós mesmos, e que tem pouco a ver com autoestima, conforto ou realizações.
2. Trata-se de viver uma vida na sua totalidade, porém, sem nenhum traço sequer de orgulho humano, sucesso mundano ou realização pessoal na história. Trata-se de um viver firme no chamado de Jesus em que, firmemente, fecha as portas para autopromoção, para a autogratificação. Trata-se de um chamado para vivermos qualidades marcantes da bondade, da virtude e da excelência de Jesus em todas as nossas atitudes diárias.
3. No entanto, tais qualidades marcantes não nos livram das dificuldades, pois certamente enfrentaremos esmagadoras tempestades de hostilidades e fúrias de críticas amargas. Portanto é essencial que enfrentemos as oposições e, nesse sentido, todos nós precisamos ser exigidos para dar o nosso melhor recebido pelo chamado de Jesus.
4. Na verdade, essa bondade deve ser transformada em bravura, porque vivemos em um mundo, cujo ambiente, cuja cultura, supervaloriza o sucesso financeiro, sexual, imoral, como o principal objetivo na vida. Isso significa realizar, alcançar, chegar, invejando aos outros, desfrutando de um nível de autoestima muito acima do normal, tudo como resultado de ser bem sucedido.
5. Entretanto, no parecer do Senhor Jesus, ser bem-sucedido significa farejar a Sua presença no meio de todos os outros aromas da vida diária. Por isso, Ele nos chamou para vivermos melhor, para perseguirmos a Sua justiça, manter a direção rumo a excelência dada por Ele. O Senhor Jesus chamou a mim e a você para uma vida de propósito, muito além do que eu e você pensamos ser capazes de viver.
6. Infelizmente, negligenciamos o chamado de Jesus, vivendo como chorões ante quaisquer dificuldades, porque estamos acreditando na falsa ilusão do mundo, de que é muito mais fácil viver como um neurótico, de que é muito mais simples viver como um parasita. É menos complexo relaxar e deixar-se levar pelos braços da maioria. Mais fácil, porém não é o melhor, não é o mais significante. Não é o mais recompensador.
7. Qdo atendemos o chamado de Jesus, reconhecemos que Ele controla a história, não é a natureza, os ídolos, pois é o Senhor Jesus que exerce Seu poder tanto no céu como também aqui na terra. Diante desse fato, certamente estaremos dispostos a erguer a nossa voz e agradecermos a Deus-Pai que, nos prometeu dar forças suficientes para cumprir a nossa tarefa, dando-nos a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!
8. Portanto, somos mais que vencedores:
II. QDO ANUNCIAMOS A NOSSA FÉ EM JESUS:
1. Deus é a favor do céu e contra o inferno. Não existe zona neutra no Universo. Cada centímetro quadrado é área de contestação. O Senhor Jesus convocou a mim e a você para lutarmos ao lado Dele nesta batalha. Ninguém pode substituir a mim ou a você, o lugar reservado é nosso.
2. Sendo assim, o Senhor Jesus opera para conquistar o mundo em amor, e, chama a cada um de nós, para anunciar a nossa fé Nele. Isto é, quem crê em Jesus não é condenado; mas quem não crê Nele já está condenado, porque não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: que a Jesus, a luz de Deus-Pai veio ao mundo, mas, as pessoas neste mundo amam mais as trevas do que Ele, porque as suas obras são más.
3. Embora as pessoas ao nosso redor estejam à procura de vencedores que irão mostrar o caminho verdadeiro para o céu, nem sempre querer ouvir, qto mais entender esta mensagem de fé declarada por nós. Sempre tentarão nos difamar, nos desprezar, farão de nossas palavras e maneira de viver, motivo de piadas, zombarão de nós todas as vezes que abrirmos a boca.
4. Enfim, eles desejam nos destruir, simplesmente pelo fato de que daremos respostas às perguntas que não gostarão de ouvir. Todavia, no caminho da fé não devemos fugir qdo nos parece demasiadamente difícil. Ao contrário, devemos enfrentar o desafio porque somos convocados e equipados para fazê-lo.
5. O Senhor é quem nos capacita para o que Ele deseja que façamos ou sejamos, mostrando-nos que a vitória espiritual vem Dele e não de nossas habilidades carnais. O Senhor Jesus não deseja ouvir as nossas enfadonhas desculpas. Nada pode evitar o crescimento do reino de Jesus, deste fato devemos receber imenso encorajamento. O Seu reino tem prevalecido e sempre prevalecerá contra toda oposição.
6. O Senhor nos encoraja a enfrentar as lutas, as difamações, as zombarias, as perseguições. Ele está conosco como um valente terrível; por isso os nossos perseguidores não prevalecerão; terão um espetáculo de humilhação perpétua, que nunca se esquecerão. Podemos ser queimados vivos, como Nero o fez, jogados as feras ou exilados nas prisões e ilhas.
7. Porém, nada do que é feito contra nós impede, invalida o poder da mensagem do Senhor Jesus, porque a Sua Palavra é eterna, segura e confiável. Qdo o Senhor fala, o que Ele diz é verdadeiro. Ele sempre cumpre as Suas promessas. Ele realiza o que anuncia, cumpre o que diz, cuidando de tudo, porque Ele se importa. Seu carinho nos deixa despreocupados, mas, nunca descuidados.
conclusão
1. Todos aqui neste lugar gostam de verdade de Jesus, mas se formos honestos com nós mesmos, não queremos nos tornar como Ele É. Todos nós admiramos a Sua humildade, mas não queremos ser tão humildes assim. Todos nós admiramos e achamos muito bonito a Sua nobre atitude em se ajoelhar e lavar os pés dos discípulos, mas, é atitude de servos que não queremos exercer em nossa vida cristã.
2. Nós admiramos a atitude de Jesus ao aceitar que os seus opressores cuspissem e abusassem Dele por amor a nós, mas, jamais deixaríamos que isso acontecesse conosco. Nós louvamos, cantamos, amamos o fato que Jesus aniquilou-se a Si mesmo, negando os Seus direitos, para ser o nosso Salvador, mas, passamos a nossa vida lutando e defendendo os nossos direitos, afirmando eu posso ter isso, eu posso ter aquilo.
3. Todavia, Jesus é modelo, é o exemplo que de fato devemos seguir. Essa é mensagem que devemos viver e transmitir, cuja prática é ter como desejo do nosso coração, servi-Lo e simultaneamente, dando a nossa vida para servir aos outros. Diante desse fato, não podemos ser uma igreja que faz o jogo do diabo.
4. A Palavra de Deus nos diz: ?recebereis poder?, e poder significa capacidade de fazer alguma coisa. É propósito do Senhor Jesus dar-nos amplo poder para levar a luta até o inimigo em vez de ficarmos sentados e passivamente deixando que o inimigo traga a luta até nós.
5. Um forte ataque é tudo o que precisamos para defender-nos. O reino de Jesus é eterno. O dia se aproxima qdo Ele destruirá todas as outras autoridades, governos e poderes, pois o Seu governo será o único a permanecer (1 Cor.1:24). Portanto, vale a pena consagrar tudo o que temos e somos à ampliação do reino de Jesus. Todas as nossas posses, talentos, dons, energia devem ser devotadas ao grande trabalho de ganhar outros para Jesus.
6. Não podemos parar, pois enquanto semeamos, parte dela sempre germina, e os que estão sendo salvos começam a viver uma outra vida, sob o senhorio de Jesus. Quão maravilhoso é tornar-se um membro deste reino! Quão terrível, pela incredulidade e falta de arrependimento, é estar eternamente fora dele!
7. Que eu e você, como membros da IBCF, atendamos o chamado de Jesus, anunciando a nossa fé em Jesus, pois somos Mais que Vencedores! Amém!





Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.