Imagem Abertura

Somente Pela Graça de Deus


SOMENTE PELA GRAÇA DE DEUS

EFÉSIOS 2.8-10



I. CAPTAÇÃO



1. Imagine se hoje você morresse hoje, e tivesse que convencer a Deus deixar você entrar no céu dEle. O que você lhe diria a fim de convencê-lo de que deveria deixar você adentrar o seu céu?

2. A maioria das pessoas quando questionadas sobre o que diriam a Deus, responde baseadas em suas vidas que se enquadram bem dentro do baixo padrão que nossa sociedade adota como aceitável.

3. Quando olhamos para uma sociedade que tem cada vez mais exaltado o pecado e tudo aquilo que a Bíblia chama de mundanismo, fica fácil contentar-se consigo mesmo diante da podridão que nos rodeia.

4. Uma sociedade que apóia homossexualismo, defende o divorcio e re-casamento, uso de drogas, sonegação de impostos, conchavos com crime organizado, prática do aborto, entre tantos outros pecados condenados pela Bíblia, não poderia exigir um padrão elevado de conduto de seus súditos.

5. Mas, voltando ao assunto do que diríamos para Deus se estivéssemos diante dele após a morte para tentar convencê-lo a deixar-nos adentrar ao céu?



II. TRANSIÇÃO INICIAL



1. O que seria de nós, se por acaso Deus tivesse um aparelho chamado Bonzometro, que medisse exatamente o quanto eu fui bom nessa terra?

2. Qual seria sentença que o bonzometro declararia a nosso respeito diante do desafio de alcançar a salvação de nossas almas?

3. Vamos assistir um vídeo sobre o bonzometro.



III. A GRAÇA DE DEUS



1. Graça: aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso

2. Boa vontade, amável bondade, favor

3. Bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs

4. A condição espiritual de alguém governado pelo poder da graça divina

5. Presente da graça

6. Privilégio, generosidade

7. Vejamos um exemplo prático do que seria a graça. Talvez você tenha um vizinho que mexe com seus nervos. Ou porque ele gosta de fazer festas até de madrugada, ou porque varre o quintal dele e sempre coloca o lixo na frente da sua casa, ou então porque passeia bem cedinho com o seu cachorro e leva-o em frente à sua casa para fazer suas necessidades, ou mesmo porque o filho dele começou a tocar bateria e treina justamente nas suas horas de descanso.

8. O Pr Fernando leito tem um amigo que comprou uma sirene industrial e, cada vez que seu vizinho começa a tocar bateria, ele liga a sirene.

9. Entretanto, agir com graça nessas situações seria, quem sabe, você antecipar-se e varrer a calçada do vizinho. Ou então, você bater à porta do vizinho e oferecer-se para passear com o cachorro. Isso é graça, pois o indivíduo não merece e mesmo assim você o faz.













IV. CONSIDERAÇÕES SOBRE A GRAÇA DE DEUS



1. A Graça não coexiste com Obrigação Humana (8)



1. Quando olhamos para o texto de Efésios 2. 8-10, uma verdade deve ficar clara a todos: A salvação é um presente de Deus, e não um empréstimo ou mesmo uma divida que deve ser retribuída.

2. Presente é algo que se doa por iniciativa própria, independente do que deseja a pessoa que recebeu. Presentear é uma decisão unilateral, que leva alguém a ser generoso com outrem.

3. Já, se a motivação for algo que a pessoa fez, já seria pagamento de divida, e não presente.

4. Deus não exige nada de nós para nos salvar, até mesmo porque sabe que somos incapazes de pagar qualquer coisa que fosse exigida de nós.

5. Exigir algo de nós seria como um bilionário mendigar um pedaço de pão de um andarilho no centro da cidade. Como se o Bill Gates necessitasse de um real emprestado para comer no Bom Prato de Itaquera.

6. Embora vivamos numa sociedade que é egoísta até mesmo quando presenteia alguém, porque no fundo está pensando na retribuição, devemos entender que Deus não é assim. Ele nos presenteia mesmo sabendo que somos incapazes de retribuir.

7. Uma das mazelas das religiões é exatamente o fato de que ela se propõe a aliviar o peso da alma das pessoas que estão carregando uma pesado fardo por causa dos pecados e das pressões do mundo em que vivemos, mas por exigir tanto de seus adeptos, acaba aumentando o fardo e a pressão sobre os fiéis.

8. Existe um movimento que vem crescendo no mundo, e que já te bastante adeptos no Brasil, chamado a Igreja de Cristo, de Boston, ou dos Discípulos. Conheci dois rapazes que eram batistas, que se envolveram com essa seita, que transtornou as suas vidas.

9. Ele após serem muito bem recebidos em suas igrejas, passaram a ser discípulos de pessoas que já estavam a mais tempo dentro do movimento. Eles receberam uma lavagem cerebral, a tal ponto que obedeciam cegamente as orientações de seus mentores.

10. Um deles afirmou que varias vezes teve suas namoradas escolhidas por seus mentores, independente do que eles desejavam ou não.

11. O outro falou a respeito do grande peso que carregava todo mês em busca do alvo para o dizimo que o seu mentor estipulava que ele deveria consagrar a cada mês. Interessante que o dizimo não era dizimo, mas uma quantia estipulada pelo mentor, que dizia que a maior prova de crescimento era alcançar os alvos propostos por ele.

12. Vejo o fardo que muitas igrejas colocam sobre seus fiéis, mantendo-os debaixo de um jugo pesado, como uma forma de receber alguma graça de Deus. Ou seja, se você fizer algo em favor da igreja você será abençoado, agora se abandonar a igreja ou as doutrinas que ensinamos, você estará fora do plano e da vontade de Deus, como se a fidelidade de Deus dependesse da fidelidade humana.



2. A Graça não coexiste com Mérito Humano (9)



1. A graça não coexiste com mérito humano, ou

seja, não há nada em nós que possa agradar a Deus. Somos incapazes de produzir qualquer bem espiritual.

2. Se pensarmos bem, as pessoas a quem Jesus recebeu foram publicanos e prostitutas. Publicanos eram as pessoas mais odiadas de sua época, porque eram pessoas que exploravam o seu próprio povo para entregar seus bens aos Romanos, e enriquecerem. Ladrões!!!

3. Prostitutas eram pessoas deprezadas, humilhadas, e que tinham uma vida depravada.

4. Essas pessoas aproximaram-se de Deus uma vez que reconheceram que não tinham qualquer mérito, e essa é a lição das Escrituras.

5. O profeta Isaías disse: Somos como o impuro todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe. (Is. 64.6)

6. Deus está dizendo que mesmo os atos bons ou justos que você faz, para Ele são como trapos de imundícia. Os trapos de imundícia eram utilizados pelas mulheres, para se limparem da sua menstruação, e Deus está comparando suas boas obras a isso.

7. É preciso sempre ter em mente que a graça foi dada por Deus, conforme lemos no versículo 8. Nós não somos dignos e devemos nos colocar como tal, como imerecedores de receber esse presente.

8. Inúmeras pessoas afirmam quando questionadas se desejam entregar a vida a Jesus que ainda não estão preparadas, pelo fato de pensarem que precisam mudar algumas coisas em suas vidas antes de entregá-las para Jesus.

9. Pessoas que acham que necessitam se tornarem boas, para que assim Deus possa aceitá-las. O texto no verso 9 é claro quando mostra que a nossa salvação não vem das obras para que ninguém se glorie.

10. Ninguém chegará no céu e dirá que fez o que era necessário para entrar lá. Devemos entender que nunca seremos por nossos méritos bons o suficiente para poder adentrar na presença de um Deus santo como o nosso Deus.

11. Eu entende pelas Escrituras que a única condição necessária para uma pessoa estar pronta para receber Jesus como seu Salvador é ser pecadora.

12. Jesus afirma que veio para os doentes e não para os sãos. Que se acha são, jamais sentirá necessidade de salvação.

13. Por isso que sempre afirmo que a pessoas mais difíceis de entrar no reino de Deus é a pessoa boa. A pessoa boa não sente a necessidade de um salvador, por que crê que a sua bondade é suficiente para salvá-la.

14. Alguns anos atrás, numa igreja na Inglaterra, o pastor notou um ex-assaltante se ajoelhando para receber a ceia do Senhor ao lado de um juiz da Suprema Corte da Inglaterra. O juiz era o mesmo que, anos antes, havia condenado o assaltante a sete anos na prisão.

15. Após o culto, enquanto o juiz e o pastor caminhavam juntos, o juiz perguntou, ?Você viu quem estava ajoelhado ao meu lado durante a ceia??

16. ?Sim?, respondeu o pastor, ?mas eu não sabia que você havia notado?.

17. Os dois homens caminharam em silêncio por alguns momentos. Daí o juiz disse, ?Que milagre da graça!?

18. O pastor concordou. ?Sim, que milagre maravilhoso da graça?.

19. Daí o juiz perguntou, ?Mas você se refere a quem??

20. O pastor respondeu ?É claro, à conversão do assaltante.?

21. O juiz falou ?Mas eu não estava pensando nele. Estava pensando em mim mesmo.?

22. ?Como assim?? indagou o pastor.

23. O juiz respondeu, ?O assaltante sabia o quanto ele precisava de Cristo para salvá-lo dos seus pecados. Mas, olhe para mim. Eu fui ensinado desde a infância a ser um cavalheiro, a cumprir a minha palavra, fazer minha orações, ir à igreja. Eu passei por Oxford, recebi meu diploma, fui advogado e eventualmente tornei-me juiz. Pastor, nada, a não ser a graça de Deus, podia ter me levado a admitir que eu era um pecador igual àquele assaltante. Levou muito mais graça para me perdoar por meu orgulho, minha confiança em mim mesmo, para me levar a reconhecer que não sou melhor aos olhos de Deus do que aquele assaltante que eu mandei à prisão.?

24. E que maravilha a graça é. Boas pessoas só não entram no céu porque seu orgulho as impede de chegar ao Salvador.



3. A Graça não coexiste com Culpa (Medo)



1. A culpa é algo que atormente muitos cristãos, impedindo-os de desfrutar da paz que possuem em Cristo.

2. Os erros do passado, e até mesmo do presente, por vezes tiram o sono de cristãos que não compreendem todas as bênçãos advindas da Graças de Deus que temos em Cristo Jesus.

3. Há uma teologia barata circulando nos arraias evangélicos, que afirma que cada pecado que cometemos é um nota promissória que assinamos e entregamos ao Diabo, de maneira que concedemos direito legal a ele de nos cobrar essa divida.

4. Quando olhamos para as Escrituras, vemos primeiramente que o Diabo não tem direito sobre nossas vidas. Embora ele seja o acusador, como vemos no livro de Jó, devemos entender que o diabo apenas deseja mostrar para Deus que nós não o amamos, mas não tem o direito de cobrar dividas sobre nossas vidas.

5. Cada pecado que cometemos é contra Deus, essa divida deveria ser paga para Deus, e não para o Diabo. O que nos impede de irmos para o céu, é nossa falta de compatibilidade com o caráter de Deus, ou seja, nossa falta de santidade, e não o fato de estarmos amarrado pelo Diabo.

6. Jesus quando morreu, não foi para pagar uma divida nossa com o Diabo, mas sim nossa divida com Deus, que é o grande ofendido com nossas transgressões.

7. O texto de colossenses afirma que Jesus perdoou todos os nossos pecados (13), cancelando o escrito de divida que era contra nos, removendo-o inteiramente (14).

8. Um escrito de divida era uma nota promissória que a pessoa escrevia com a própria letra, alegando a divida que possuía com alguém. Ou seja, cada vez que eu e você cometíamos um pecado, estávamos dizendo para Deus que nossa divida aumentou.

9. Mas agora em Cristo, não temos mais, pela sua graça, divida qualquer com Deus, afinal, foi toda paga por Jesus, de modo que o medo ou a culpa, não deve existir em nossa mente.

10. Devemos notar que Jesus também tirou a força do Diabo, quando lemos que Jesus despojou os principados e potestades, expondo-os ao desprezo quando os venceu na Cruz. (15)

11. Ele nunca teve, e nem terá domínio sobre sua vida, embora como mentiroso possa fazer insinuações e falsas acusações, que se forem ouvidas por você, poderá tirar a sua paz.

12. Se você vive com medo da condenação por causa dos pecados, ou não é cristão, ou tem dado ouvido às mentiras do diabo.

13. Se você se acha pecador e indigno da salvação, já está pronto para receber a graça de Deus que veio salvar pecadores e não justo aos seus próprios olhos. Lembrando que quem precisa de médico são os doentes, e não os sãos.

14. A salvação á algo que é garantido por causa de quem no-la deu, e não por causa de nós que a recebemos. Podemos viver livres do medo, quando entendemos que a salvação é um presente de Deus, que não partiu de uma decisão minha, mas de uma ato divino, de um Deus que não muda, e que permanece fiel ainda que venhamos a ser infiéis.

15. A graça é a única força do universo capaz de nos fazer estar na presença de Deus sem ser consumido por sua santidade. Sem a graça, jamais nós teríamos acesso a esse Deus santo e maravilhoso.

16. A graça de Deus nos concede a oportunidade de sermos por ele chamados de filhos. Deus é capaz de pela sua graça não exercer o justo juízo que merecemos diante de Dele.

17. Sua graça é a graxa que suaviliza os nossos relacionamentos como pai, mãe, filhos e filhas, irmãos e irmãs. A graça é que nos possibilita não sermos consumidos pela ira de Deus.







V. APLICAÇÃO



1. Por volta de 1750, John Newton era o comandante de um navio negreiro inglês. Os navios faziam o primeiro pé de sua viagem da Inglaterra quase vazios até que escorassem na costa africana. Lá os chefes tribais entregavam aos Europeus as "cargas" compostas de homens e mulheres, capturados nas invasões e nas guerras entre tribos. Os compradores selecionavam os espécimes mais finos, e comprava-os em troca de armas, munições, licor, e tecidos. Os cativos seriam trazidos então a bordo e preparados para o "transporte". Eram acorrentados nas plataformas para impedir suicídios. Colocados lado a lado para conservar o espaço, em fileira após a fileira, uma após outra, até que a embarcação estivesse "carregada", normalmente até 600 "unidades" de carga humana. Os escravos eram "carregados" nos navios para a viagem através do Atlântico. Os capitães procuraram fazer uma viagem rápida esperando preservar ao máximo a sua carga, contudo a taxa de mortalidade era alta, normalmente 20% ou mais.

2. Uma vez chegados ao Novo Mundo, os negros eram negociados por açúcar e melaço que os navios carregavam para Inglaterra no pé final de seu "comércio triangular". John Newton transportou muitas cargas de escravos africanos trazidos à América no século XVIII. Numa das suas viagens, o navio enfrentou uma enorme tempestade e afundou-se. Foi nesta tempestade que Newton ofereceu sua vida a Cristo, pensando que ia morrer. Após ter sobrevivido, ele converteu-se verdadeiramente ao Senhor Jesus e começou a estudar para ser um chamado Pastor?. Nos últimos 43 anos de sua vida ele pregou o evangelho em Olney e em Londres. Em 1782, Newton disse: "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: Eu sou um grande pecador, Cristo é o meu grande salvador."No túmulo de Newton lê-se: "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir". O seu mais famoso testemunho continua vivo, através da sua autoria de um hino intitulado "Amazing Grace", Graça Maravilhosa.

3. Newton compôs esta canção cuja letra fala de sua transformação espiritual. Testemunha que foi a graça de Deus que o salvou do naufrágio. Esta composição foi interpretada por vários cantores norte-americanos, mas é na voz de Elvis Presley, o "Rei do Rock", que se tornou famosa.

4. Podemos definir esta ?graça? como o favor eterno e totalmente gratuito de Deus, manifestado na concessão de bênçãos espirituais e eternas às criaturas culpadas e indignas. Ou seja, é a concessão de favores a quem não tem mérito próprio e pelos quais não se exige compensação alguma. Logo, ninguém pode reinvidicá-la como direito. Caso contrário não seria graça (Rm 4.4,5; 11.6).



VI. PROPOSIÇÃO



"A GRAÇA É A GRAXA QUE POSSIBILITA NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS SEM DESGASTE QUALQUER."





Por: Pr. Emerson Brasilino
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.