Imagem Abertura

A Cruz de Cristo


A CRUZ DE CRISTO

Mateus 16.24

I. CAPTAÇÃO

1. O que você diria se visse alguém carregando uma miniatura de cadeira elétrica no pescoço? O que você diria se encontrasse alguém com um brinco em forma de uma arma pendurado em sua orelha? O que diria se você encontrasse alguém andando pela rua com uma forca no pescoço? O que você diria se um de seus amigos aparecesse na escola com uma guilhotina de outro pendurada no bolso? Imagine se um de seus filhos pedisse uma miniatura de granada para fazer um pingente para colocar em sua camisa de ir para escola!

2. Você deve estar pensando que hoje o pastor irá falar sobre terrorismo e tortura, mas na verdade eu só quero abrir os olhos dos amados para um fenômeno que aconteceu durante os últimos vinte séculos, onde um dos instrumentos mais cruéis de tortura e morte foi transformado de símbolo de crueldade e punição aos malfeitores em jóias raras de ostentação de poder econômico e sinal de espiritualidade.

3. Vocês entendem onde quero chegar? A grande dificuldade com esse fenômeno é que ao suavizarem a Cruz através da adoção dela como símbolo cristão, também acabaram suavizando o seu significado e aplicação para o viver cristão.

4. Da mesma forma que esse fenômeno tirou toda a crueldade existente por trás desse instrumento de tortura, transformá-lo numa jóia também tem transformado a maneira como os cristãos devem encarar o levar a sua cruz.

5. Penso eu que o símbolo do cristianismo bem poderia ser a manjedoura. Talvez uma língua de fogo representando o Espírito Santo. Até mesmo um túmulo vazio. Mas creio que o que melhor representa o que se espera da vida cristã é a cruz.

II. TRANSIÇÃO INICIAL


1. Vamos nessa noite meditar um pouco sobre a centralidade da cruz na história do cristianismo, e a importância de se ter a cruz como algo vívido em nossa mente a cada dia de nosso viver aqui na terra.

2. Texto Bíblico: Mateus 16.21-27

21 Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia. 22 Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!" 23 Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens". 24 Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25 Pois quem quiser salvar a sua vida{5}, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. 26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? 27 Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.


III. A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO DA CENTRALIDADE DA CRUZ DE CRISTO PARA O CRISTÃO.


1. A CRUZ DE CRISTO ANIQUILA TODA PRETENSÃO HUMANA.


1. A cruz é instrumento de morte, de tortura, de juízo, e punição. Nunca devemos pensar na Cruz como um instrumento de prazer.

2. Creio que o símbolo da cruz é perfeito porque através dela é possível pela analogia entender que na Cruz põe-se fim a toda pretensão humana. Nela temos o nosso fim. Nela temos a nossa morte com Cristo. Nela vemos nossos sonhos, esperança terrenas, anseios mais profundos sendo exterminados.

3. Quando olhamos para o texto em questão, podemos notar que Jesus afirma ser necessário ir para Cruz, enquanto que Pedro deseja persuadi-lo a desistir dessa idéia. Enquanto Jesus caminha para o necessário, Pedro equivocado sobre o papel para que Jesus veio realizar aqui na terra, tenta-o desvia-o para o que ele Pedro tem em mente, sem pensar naquilo que Deus tinha em mente quando enviou seu filho para a Cruz.

4. Pedro demonstra que a pessoa que não fora marcada pela cruz, possui uma visão terrena e pessoal da vida, motivada pelo egoísmo e pretensão. Imagina que Pedro queria desviar Jesus de sua missão, a qual ele havia acabado de dizer que era necessário realizar. E porque queria impedi-lo de ir para Jerusalém e para a Cruz?

5. Porque na mente de Pedro e de todos os judeus, o Messias que viria seria um grande libertador político, que tiraria a nação de Israel de debaixo do domínio Romano. Na mente de Pedro, se Jesus morresse, todos as suas esperanças de que Jesus era o Messias esperado iria por água a baixo, pois mantinha uma compreensão errada a respeito do que era o papel do messias prometido.

6. Creio que a Cruz quando marca a vida de uma pessoa, ela lhe dá a compreensão de que as nossas pretensões terrenas devem ser exterminadas, porque são contrárias a vontade de Deus.

7. A pessoa antes da Cruz acredita que Deus existe para realizar seus sonhos. Acredita que o agir de Deus é em direção daquilo que está em seu coração. A pessoa que não foi marcada pela Cruz, tentar usar Deus para satisfazer os seus desejos pessoais.

8. Quando olhamos para a passagem anterior, vemos Pedro dando uma declaração vinda do próprio Deus, afirmando que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo (16-17). Logo em seguido, vemos Pedro que ao cogitar das coisas que havia em seu coração, sendo repreendido por Jesus como alguém que estivesse sendo manipulado por Satanás. (23)

9. Todos precisamos ser marcados pela Cruz, a fim de que nossas pretensões humanas sejam aniquiladas e a vontade de Deus brote em nossos corações.

10. ?Deus nunca receberá o que lhe é devido anão ser que sejamos totalmente reduzidos a nada, de forma que se veja claramente que tudo o que é louvável em nós não provém de nós.? (João Calvino)

11. Enquanto a Cruz de Cristo não matar o nosso ego, dificilmente realizaremos a contento a vontade de Deus. Sempre haverá um conflito entre o que queremos e que necessitamos. Haverá sempre uma competição interna, onde nossa carne se levantará contra aquilo que Deus deseja de nós.

12. A Cruz é essencial porque nela entendemos que é necessário sacrificar nossos sonhos, planos, desejos, a fim de que Deus seja glorificado em nós.


2. A CRUZ DE CRISTO COLOCA O HOMEM NO PONTO DE PARTIDA DA VIDA CRISTÃ.


1. A Cruz de Cristo após aniquilar toda pretensão humana, coloco o homem no ponto partida da vida Cristã. Jesus afirma que aquele que quiser segui-lo, antes deve negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo.

2. É impossível cristianismo sem Cruz. É impossível cristianismo sem negação do eu. E impossível cristianismo sem sofrimento e perseguição.

3. Hoje tem sido anunciado uma evangelho sem cruz, sem espinhos, sem sofrimento. Mas isso não é evangelho, pois o evangelho implica em carregar sua cruz, e cruz implica e morte.

4. Alguém já dizia com muita propriedade que o ?calvário precede a glória?. É impossível alguém desfrutar das bênçãos celestiais sem antes ser marcado pela cruz. Se a Cruz não fizer parte da vida do indivíduo, ele não fará parte da vida de Cristo. Que evitar a cruz, tentando preservar sua vida, perdê-la-a. Muitos não vêem para Cristo, porque pensam nas coisas terrenas que terá de abrir mãos, mas não refletem sobre as bênçãos que receberá em troca do mundo que deve ser deixado para trás.

5. O missionário entre os Alcas na Venezuela, Jim Eliot afirmou quando questionado sobre sua decisão de abrir mão de uma carreira promissora nos Estados Unidos para empenhar sua vida no meio do mato com índios que: ?Não é tolo aquele que entrega o que não pode reter, para ganhar aquilo que não pode perder.?

6. Muitos não vêem para Jesus porque pensam naquilo que terão que abrir mão, sem notar que as coisas das quais ele precisa abrir mãos são passageiras e que mais cedo ou mais tarde haverá de deixá-las sem escolhas.

7. Alguns não abandonam o futebol, novelas, noitadas, vícios, entre outras coisas, que dentro em breve não desfrutará mais de qualquer forma.

8. A pessoa marcada pela cruz começa perceber que há coisas mais importantes e mais preciosas em Cristo, do que aquelas que ela sempre desfrutou com grande prazer.

9. Paulo afirma aos Gálatas que não mais ele vivia, mas sim Cristo vivia nele, pois afinal ele havia sido crucificado com Cristo.

10. A pessoa que não passa pela cruz, é incapaz de perceber as maravilhas que temos em Cristo. A pessoa sem Cristo, é como aquela historia do sapinho que nasceu dentro de um poço, e acredita que a única coisa que existe é aquele poço. Quando alguém que recebeu a Cristo, ou seja, veio de fora do poço, e conta ao sapinho que nasceu no poço, que há muito mais vida fora do poço, ele jamais acredita, pois nunca desfrutou prazer algum fora do poço.

11. Somente a Cruz de Cristo coloca o homem no ponto de partida da vida cristã, abrindo-lhe os olhos do coração para enxergar as bênçãos espirituais que temos em Cristo.

12. "Sendo a obediência a si mesmo a fonte mais segura de destruição para os homens, assim o único porto seguro é não ter outra vontade, outra sabedoria, senão seguir o Senhor aonde quer que nos conduza. Permitamos que esse, então, seja o primeiro passo, abandonar a nós mesmos, e aplicar toda a energia mental ao serviço de Deus." - João Calvino


IV. APLICAÇÃO



1. Na cruz, o Cristo encontra-se no ápice do poder... exactamente porque Ele se encontra no auge do amor! Ele mostra, então, que o verdadeiro poder é o amor e que nada é possível contra o amor.

2. "A cruz só pode ser lida no amor, como sinal de Deus que salva e purifica o homem, como sinal de Jesus que traduz a Sua liberdade de ser fonte e meio de salvação para o homem. Sem amor a cruz é não-significante.(...)

3. Para sermos perfeitamente o que Deus quer que sejamos, é-nos preciso ser com toda a verdade nós mesmos. Mas, para sermos nós mesmos, de verdade, temos que encontrarmo-nos em Cristo - o que só pode acontecer se nos perdermos Nele. É esta nossa grande vocação...

4. A Cruz, a assinatura de Jesus, é a expressão última do amor de Deus pelo mundo.

5. Ser cristão é ser como Cristo. Perder a vida de algum modo a fim de encontrá-la. O cristianismo prega não apenas um Deus crucificado, mas também homens e mulheres crucificados. "Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo" (Gl 6:14). Não há discipulado sem Cruz. Não sou seguidor de Jesus se vivo com ele em Belém e Nazaré e não no Getsemani e no Calvário.

6. «Gostamos de vitórias sem esforços: crescimento sem crise, cura sem dores e ressurreição sem a cruz.» - (Henri Nouwen)

V. PROPOSIÇÃO


"Deus nunca receberá o que lhe é devido anão ser que sejamos totalmente reduzidos a nada, de forma que se veja claramente que tudo o que é louvável em nós não provém de nós." (João Calvino)







Por: Pr. Emerson Brasilino
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.