Imagem Abertura

Amor Recíproco


IBCF - amor recíproco - 27/12/09

introdução

1. (Rt.3:5) ? Conforme a mensagem de domingo passado, já sabemos que Noemi estava de retorno para Belém. Viúva, acompanhada apenas de sua nora Rute, moça de uma terra distante. Ao chegar a Belém, Noemi e Rute vislumbraram um futuro sombrio, até Boaz entrar em cena.

2. Conhecemos muito pouco a respeito dos costumes da pequena cidade de Belém, onde Noemi e Rute estavam morando, mas qdo lemos o cap.3, temos algumas informações interessantes. Todavia, conforme estudamos no domingo passado, Noemi agora estava confiando em Deus e na amizade e na ajuda da sua nora.

3. Porque esta era maneira que Deus faria dela uma pessoa melhor, assim sendo, eu quero destacar o amor recíproco entre Noemi e Rute como lição para nós nesta última ceia do ano de 2009.

4. Noemi queria o melhor para Rute:

4.1. Noemi percebeu o respeito que florescia entre Rute e Boaz. Talvez, preferindo resistir a qualquer ressentimento por alguém querer tomar o lugar de seu finado filho no coração de Rute, Noemi tivesse vislumbrado um futuro de esperança para a sua nora como mulher casada.

4.2. Foi então que essa mulher idosa e sábia começou a ensinar à sua nora estrangeira os costumes de sua terra, que a ajudariam encontrar um marido (vs.1-4). Qdo Noemi soube da generosidade de Boaz para com a sua nora Rute, o seu coração se alegrou de tal maneira que a esperança e o júbilo expulsaram de vez a amargura que estava em seu coração(Rt.2:20).

5. Rute queria o melhor para Noemi:

5.1. Rute não desprezou a sua sogra nem os seus conselhos (Rt.3:5), empenhou-se para proteger e cuida dela, com o seu trabalho e seu casamento com Boaz.

5.2. Observe que Boaz abençoou Rute concedendo-lhe o privilégio de colher em suas plantações. Rute por sua vez, estendeu essa generosidade para com a sua sogra Noemi, alimentando-a, incentivando-a, cumprindo com a sua palavra de bondade e devoção (Rt.1:16,17).

aplicação

1. Noemi e Rute nos apresentam exemplos maravilhosos de altruísmo(a idéia de amor ao próximo, o sacrifício dos próprios interesses, em proveito de uma pessoa amada).

2. (Rm.12:9 - O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem)

2.1. Assim como Noemi e Rute somos exortados a exercer o nosso amor de um para com outro sem fingimento, sem máscara, e sim um amor dedicado e transparente. Irmãos e irmãs, todos nós temos nossas próprias idéias sobre amor mas a melhor idéia certamente

vem de Deus.

2.2. O amor é qdo sacrificamos que é mais importante para nós mesmos em favor de ajudar ao outros. (meu exemplo de ajuda ao Marcos e esposa). O verdadeiro amor que devemos manter em nossa IBCF uns com os outros é disposição de vontade de tomar decisões duras para o bem-estar espiritual de outros.

2.3. O amor defenderá o que é direito, procurando os melhores interesses daquele que é amado. Portanto, é mais do que um sentimento, porque exige abnegação, colocando a vida e as necessidades do outros acima dos nossos próprios interesses.

2.4. Eu penso meus amados e amadas que deveríamos ser as pessoas mais agradáveis, mais amorosas em todo o lugar que estivermos, porque há dentro de nós o amor de Deus.

Assim sendo, devemos crer que o amor genuíno é agir por pensar nos outros.

2.5. Portanto, ao invés de nutrirmos entre nós rancores e críticas de um ao outro, nós deveríamos estar amando um ao outro, encorajando um ao outro, perdoando um ao outro, e edificar a vida do outro. O amor deveria ser a ignição e combustível para todas as nossas atitudes, bem como, para o que fazemos em nosso dia-a-dia.

2.6. O amor tem mãos para ajudar outras pessoas, tem pés para correr e ajudar aos necessitados, tem olhos para ver a miséria e a pobreza, tem ouvidos para ouvir os lamentos e tristezas das pessoas. Portanto, temos que orar ao Senhor, pedindo-Lhe que nos dê:

Um coração dedicado

Olhos que enxerguem

Dinheiro para repartir

Mãos abertas

Vigor para servir



conclusão

1. Uma vida crista que exibe um genuíno amor, sempre terá pensamentos bons, e os frutos de atos bondosos. Que tal por as seguintes regras em prática e demonstrar uma vida amorosa?

2. Ore pelos outros

3. Confesse qualquer rancor em relação a alguém

4. Peça a Deus que encha o seu coração de amor genuíno

5. Pratique o amor genuíno no seu comportamento em casa e na IBCF

6. Pratique o amor genuíno com a disposição a servir de maneira altruísta e sacrificial

7. Pratique o amor genuíno de maneira prudente, honesta e compassiva

8. Pelo fato de reconhecermos que servimos a Jesus, somos cheios de alegria, sendo assim, devemos servir com alegria espontânea para que nosso serviço de amor continue a ser honroso e prazeroso.

9. Devemos aprender a demonstrar alegria de servir aos outros com dignidade e deleite, para não nos tornarmos um bloqueio para aqueles que buscam ao Senhor Jesus.

10. Saibam que servos alegres e espontâneos trazem renovação e novas forças para aqueles a quem eles servem. Talvez você nunca vá ressuscitar uma pessoa morta, mas pode confortar um doente. 11. Talvez você nunca vá ser capaz de abrir os olhos de uma pessoa cega, mas poderá ajudar na manutenção da casa de uma mulher que não tem a presença do marido.

12. Talvez você não fosse chamado para pregar perante milhares de pessoas, mas poderia ensinar uma classe de crianças que Jesus os ama. Existe algo sobre o amor recíproco que é íntimo e valioso ao coração de Jesus. Ele espera que façamos aquilo que Ele sempre fez. Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.