Imagem Abertura

Deus realiza o seu Trabalho em Segredo


introdução

1. Naamã era general do exército Sírio, altamente estimado pelo seu rei, porém, sofria de uma terrível doença, a lepra. Ele ouvira que o profeta de Deus, Eliseu poderia ajudá-lo na sua cura. Naamã foi ao encontro do profeta em Samaria, obedeceu as devidas instruções do profeta, ao mergulhar 7 vezes no rio Jordão.

2. Deus curou Naamã, e, tremendamente agradecido, volta à casa do profeta e quer presenteá-lo com muitos tesouros trazidos de seu reino, todavia, o profeta Eliseu recusou receber quaisquer ofertas dadas pelo general curado.

3. Entretanto, o servo de Eliseu, chamado Geazi, não concordou com o seu patrão, e observe o texto comigo (II Rs.5:20-27). Mesmo sendo aluno do grande profeta Eliseu, Geazi foi seduzido pela riqueza, não atentou para a prática do ensino de que a cobiça cria a contramão de uma vida santa e que conduz à destruição da mesma.

4. Este escorregão por uma decisão cobiçosa pode acontecer tanto com o crente como também com o não crente. A cobiça produz tremenda motivação errada em uma vida. Deus sacrificará com prazer o nosso conforto para desenvolver o nosso caráter santo.

5. Em uma pesquisa, apurou-se que para receber a quantia de 20 milhões de dólares, a pessoas tomariam as seguintes decisões:

25% abandonariam totalmente a sua família.

25% abandonariam sua igreja

23% iriam tornar-se uma(um) prostituta(o) por uma semana ou até por um ano

16% abandonariam totalmente a sua nacionalidade

16% deixariam seu cônjuge

10% deixariam de testemunhar e absolveriam um perigoso assassino

7% matariam uns estranhos

4% submeteriam a uma cirurgia para mudança de sexo

3% colocariam seus filhos e filhas a disposição para serem adotados

6. No texto, Geazi pegou ilicitamente prata e roupas, desobedecendo a ordem de Deus. Literalmente contaminou-se e colocou-se sob a maldição da lepra, esquecendo que a cobiça é tão ruim qto a idolatria.

7. Porém, além da prata e roupas que recebeu de Naamã, por punição de Deus, Geazi recebeu toda a sua lepra, bem como, toda a sua família. Aqueles que nos amam e se preocupam conosco estão ligados às conseqüências de nossas ações para o bem ou para o mal.

8. Se somos abençoados, eles também serão, mas, se infelizmente, formos amaldiçoados, eles também sofrerão. Os primeiros da fila são geralmente os membros da nossa família, e a dor de assistir eles sofrerem por erros que nós cometemos é freqüentemente insuportável.

9. A lepra veio para ser conhecida como um dos piores julgamentos de Deus, sentença reservada para as pessoas culpadas de presunção e transgressão da Sua divina autoridade e comando. Nenhuma outra doença na sociedade do Velho Testamento trouxe tanta destruição e desolação.

10. A lepra em alguns estágios era fatal, pavorosa, dolorosa, progressiva, humanamente incurável, desfiguradora, isoladora e extremamente contagiosa. Qdo algum leproso se aproximava a lei exigia que identificasse a sua condição em voz alta enquanto escondia o seu rosto: imundo, imundo, não se aproxime.

11. (II Rs.8:1-6) ? mas, quem é a pessoa considerada como servo do homem de Deus falando com o rei? O mesmo Geazi que era leproso. Mas, como Geazi foi promovido de servo de Eliseu para uma posição real ao lado do rei de Israel?

12. Ninguém poderia estar em tal proximidade e ter tal intimidade com o rei se tivesse lepra. Observe o texto de (II Rs.7:4-11) ? o povo de Samaria estava cercado pelo exército sírio, o mesmo povo e exército de Naamã, agora com novo rei.

13. O povo de Samaria estava passando fome, e os leprosos resolveram alimentarem-se no campo inimigo. Qdo chegaram lá, perceberam que todo o exército sírio deixou o acampamento, como também, deixaram a comida e todos os bens, cfe. tinha profetizado Eliseu(vs.1).

14. Os únicos que queriam dar um passo à frente eram os 4 leprosos, e isso era tudo o que Deus precisava para quebrar o controle do inimigo na cidade. Na minha imaginação, sendo teológico e teório, penso que o exército sírio começou a ouvir coisas.

15. Grandes coisas em alto tom, que soavam como cavalos de guerra e um exército poderoso de soldados marchando. Vemos 4 leprosos que enfrentaram um enorme exército de soldados sírios sem arma. O segredo de todo o mistério da vitória sem batalha; Deus!

16. Os leprosos se banquetearam,foram de tenda em tenda, comendo, bebendo, pegando prata, ouro, roupas, escondiam, então imediatamente tomaram ciência do que estavam fazendo(vs.9,10). Eu quero destacar para os irmãos no (vs.9-algum mal nos sobrevirá). 17. Mas, o que poderia acontecer com eles como leprosos? Quem os puniria? Por ser leprosos viviam fora dos muros da cidade, para evitar a contaminação, viviam distante de toda a comunidade. Eu não posso provar, nem afirmar, mas pessoalmente eu creio devido as evidências, os 4 leprosos eram Geazi e seus filhos.

18. As evidências:(lugar: Samaria ? estavam fora da cidade ? houve um ataque repentino de consciência qdo tocou-se na prata e nas peças de roupas dos sírios. Deus sempre faz o Seu melhor trabalho em segredo.

19. Naamã teve que obedecer ao Senhor e mergulhou 7 vezes no rio Jordão. Quem o curou foi Deus, nunca os mergulhos, nem a água. Por sua vez, Geazi foi amaldiçoado pela lepra de Naamã por 7 anos. Talvez neste 7 anos certamente Geazi se arrependeu e orou ao Senhor pedindo perdão e restauração.

20. Agora, Deus usa a oportunidade para saber se o leproso Geazi aprendeu a lição. Na noite em que ele e seus filhos decidiram arriscar tudo por uma refeição no acampamento do exército sírio, Deus o preparou para um teste.

21. Geazi, que havia sido condenado por 7 anos de lepra para aquisição ilícita de prata e roupas do vestuário sírio, teria a oportunidade de salvar a si, sua família e toda a cidade de Samaria. A sentença de 7 anos de Geazi não dependia de tempo, dependia da mudança do seu caráter.

22. Uma mentalidade que esconde as coisas não é o desejo de um Deus que compartilha e que cuida. Não sabemos como Geazi e seus filhos foram curados, o que eu posso afirmar é que Geazi era leproso, e depois apareceu na corte do rei de Israel curado.

23. Geazi passou no teste. Penso que ao reconhecer que deveria avisar o rei de Israel, ao marchar de volta para sua cidade para compartilhar as boas notícias de Deus, eu acredito que Deus os curou no caminho, porque só assim o rei ouviria daqueles leprosos as Suas boas notícias.

24. O processo é desconhecido, mas o resultado é conhecido. Observe a ação de Deus na vida de Geazi(II Rs.7:1-2). O assistente do rei duvidou da palavra do profeta Eliseu e foi punido (vs.16,17).

25. Sempre penso que aqueles que não acreditam nas promessas de Deus, podem ser atropelados pelas boas notícias. Mas, agora veja, quem está como assistente do rei (II Rs.8:4,5).

aplicação

I ? DESENVOLVA UMA MENTALIDADE DO TIPO ?NÃO TENHO NADA A PERDER?

1. (Lc.17:11-19) ? No contexto Jesus está de passagem por Samaria, e de longe os leprosos gritaram para que Ele os curasse. Eles não tinham nada a perder, já estavam acostumados com a rejeição. Jesus os ouviu e ordenou que eles procurassem o sacerdote.

2. À medida que chegavam para se apresentarem ao sacerdote, foram curados, foram limpos. A maioria da mensagem deste texto, sempre destaca a manifestação de gratidão de um dos leprosos, que era o samaritano.

3. Todavia, o que me chama atenção é que ao obedecer a ordem de Jesus, ?indo eles?, foram limpos. O Senhor realiza o Seu melhor trabalho em nossos tempos escuros, qdo não temos mais nada a perder.

4. Muitas vezes qdo estamos passando por situações adversas, chegamos a um ponto que perderemos somente se ficarmos onde estamos, na mesma situação de fracasso. Mas, se não temos nada a perder, porque não confiar nas promessas de Deus?

5. Por que não marchar e colocar nossas esperanças nelas? O que de bom acontecerá se eu for procurar um emprego? O que de bom acontecerá se eu voltar a estudar na minha idade? O que de bom pode acontecer se eu procurar aquela pessoa e tentar consertar a nossa relação?

6. O que de bom acontecerá se eu pedir perdão ao meu cônjuge e restaurar a minha autoridade espiritual no meu lar? Com certeza o Senhor pode transformar a nossa noite ruim num dia bom. Ele fez isto com Geazi e também com os leprosos de Samaria.

7. O caminho mais curto entre as nossas falhas e os favores do Senhor é a nossa humildade. Portanto, jamais devemos permitir que as nossas dificuldades nos levem abandonar a escola, abandonar o processo Dele. Se não desistirmos, não falharemos.

8. A caminha cristã sempre foi sobre o terminar bem. E é necessário um instante de arrependimento, e, não prender-se ao erro do passado. É necessária a ajuda do Senhor, portanto, clame a Ele, chame-O, conte com Ele.

II ? PASSE NO TESTE NOVAMENTE

1. Deus não está interessado no período de tempo que iremos gastar em nossa prisão da dor ou nas mãos da lepra espiritual. Ele não se importa com o tempo, Ele se importa com o teste.

2. A boa notícia é que teremos de fazer o teste novamente, e, a má notícia é que para alguns, será necessário um período maior. Portanto, o ideal é focalizar a atitudes de obediência e não no tempo da recuperação.

3. Não aprender a partir do fracasso é o tipo do inimigo que devemos fugir. Terminar bem é o nosso único objetivo, mas o se falharmos no teste, Deus não fica frustrado, pode levar um tempo extra, mas, na ocasião correta, ele nos trará de volta para o mesmo lugar para que façamos o teste novamente.

4. Tenhamos fé meus amados e amadas. Movamos em direção às promessas do Senhor em nossa vida. Não toquemos o que Ele disse para não tocarmos. Sejamos obedientes ao pegar as coisas que Ele ordena pegarmos.

5. Estejamos pronto para fazer o teste novamente, porque o Senhor é quem nos dará graça de passar no teste no qual falhamos da primeira vez. Lembremos que o Senhor está do nosso lado. Ele pessoalmente pagou o preço por nossa liberdade.

6. Ele nos ama muito mesmo qdo fracassamos para nos abandonar. Qdo passarmos no teste, o Senhor nos abençoará e nos livrará da lepra do fracasso e da imperfeição. Entenda este grande trabalho de restauração; mesmo que tenha sido nossa culpa, Jesus Cristo ainda é o nosso Salvador.

7. A chave para o nosso futuro é o aprendizado: não vou tocar o que não devo. Vou realizar uma mudança. Tudo o que precisamos é obediência, não desobediência. Todos nós temos de mudar de direção se desejamos obter resultados diferentes qdo o Senhor nos coloca face a face com os fracassos do passado.

8. Creia, nossa história de fracasso pode se tornar uma história de graças, de bênçãos, e, não será nenhuma surpresa o Senhor nos enviar de volta para trazer boas notícias, esperança e libertação para outros como nós mesmos. Ele fez isso com Geazi e seus filhos e com o leproso agradecido de Samaria.

9. Mas, primeiro Ele usará a nossa restauração como um ponto de lançamento para recuperar os outros ao nosso redor. Talvez só nós voltaremos para agradecer, porque fomos aprovados no teste.

conclusão/apelo

1. Não importa o quão longe você pensa que está. O Senhor permite voltas de 180 graus. Entretanto, pare de tomar decisões ruins, ao contrário, comece a tomar decisões certas. Neste novo ano ? 2010, pare de olhar para baixo, olhe para cima, olhe para o Senhor.

2. Arranque a cobiça do seu coração e troque-o pela plenitude de Deus. Troque sua carência carnal pela fartura do Senhor. Dê a Ele o peso de sua dor amarga e O adore, crendo que Ele te ama. Assim sendo, dê o primeiro passo para a sua restauração.

3. Comece a marchar em direção às promessas de Deus com obediência, com humildade e com persistência de maneira que Ele possa realizar o milagre da volta em sua vida. Passe no teste, o Senhor está observando! Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.