Imagem Abertura

" Disse Jesus: Portanto qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que est s nos céus. "

(Mateus 7:8)


Transformando a Decepção num Coração Servil


1. Problemas e decepções são coisas certas na vida. Se conseguirmos aprender a maneira do Senhor lidar com a decepção, então as nossas decepções podem ser transformadas em designações divinas e vitórias.

2. Deixe-me lhe dar um teste realmente difícil e ver se você consegue ser aprovado(a). Imagine que houve um sério problema entre você e um querido irmão em Cristo. Ele é seu amigo, todavia, o que ele fez, nem mesmo um incrédulo faria. Ele mentiu sobre você, e você perdeu muitas coisas.

3. Seus amigos não acreditam mais em você, porque você foi declarado mentiroso, falso, impostor, herege, pagão, servo de satanás, traidor como Judas, tudo isso por uma pessoa que um dia você chamou de amigo. Tudo em sua vida está sendo arrancado injustamente, porém, como você reagirá? Pense nisso!

4. O diabo faz tudo para transformar as nossas decepções em grandes pontos de desânimo, com o objetivo de roubar a nossa alegria, porque ele sabe que a alegria do Senhor é a nossa força. É difícil lidar com a decepção, particularmente qdo vem de alguém que diz que nos ama, de alguém que diz que é nosso amigo(a). O que fazer?

I ? FAZER ESCOLHAS CERTAS

1. (Jo.19:20-23) ? No contexto sabemos que os discípulos, os amigos de Jesus, fugiram, se esconderam ao saberem que Ele estava preso e seria crucificado. Alguns até pensaram em voltar ao antigo ofício de pescadores, negligenciando o chamado de Jesus para serem pescadores de homens, proclamadores das boas novas de Jesus.

2. Na situação de Jesus eu e você certamente nos vingaríamos dos discípulos. Todavia, Jesus nos deu o exemplo de fazer uma escolha crucial que representa uma escolha que cada servo fiel deve fazer: escolher começar novamente.

3. Jesus manteve-se fiel a Deus-Pai em relação ao Seu propósito para com os discípulos, mesmo que falharam. Jesus nos ensina que a fidelidade nos faz cumprir nossos relacionamentos, propósitos, compromissos e tarefas difíceis apesar de obstáculos, dúvidas ou circunstâncias adversas.

4. Todos nós desejamos ouvir do Senhor: bom trabalho, bom e fiel servo(a). Entretanto, Ele não dirá bom trabalho se não tivermos feito bem. Ele não nos chamará de fiel se tiver sido infiel. Ele não nos chamará de servo se tivermos agido como um arrogante senhor.

5. É necessário sermos fiéis se o Senhor pedir que amemos alguém que seja impossível de se amar, a fim de conquistá-lo com o nosso servir. Portanto, temos que fazer a escolha certa, ser bom servo fiel ao Senhor.

6. Observe que Jesus não está ofendido com os discípulos, nós podemos estar, mas Jesus não. Jesus não os amaldiçoou e nem os condenou ao inferno. O Senhor ainda é amável com eles, está começando a trabalhar na vida deles novamente, tentando levá-los adiante.

7. Jesus escolheu servir em vez de condenar ao fracasso de Seus angustiados discípulos. Se Jesus está fazendo esta escolha, então o que eu e você devemos fazer com as pessoas que nos decepcionam? Lembre-se que Jesus é tudo o que devemos ter. Ele sente falta de crentes que façam a escolha de acordo com a atitude Dele.

8. O Senhor nos chamou para servimos às nossas famílias, nossas igrejas, nossos vizinhos, nossos parentes, e, se somos fiéis, então as decepções que sofremos pelo caminho simplesmente provém a pressão necessária para sermos colados, ligados Nele.

9. Não importa qtas vezes somos derrubados em nossa jornada de servos bons e fiéis, pois é a escolha da fidelidade ao Senhor que nos ajuda a nos levantarmos após termos sido derrubados com palavras cruéis, traições raivosas e ofensas delirantes.

10. Jesus sabe tudo sobre decepção. Ele a suportou pessoalmente. Se concentrarmos nas decepções, remoendo as coisas que não poderemos mudar de pronto, deixaremos de nos concentrar no Senhor. Inevitavelmente, ficaremos cansados e fracos espiritualmente e fisicadamente.

11. Jesus nos ajudará a superar, e a começarmos novamente, para sermos indicados como vencedores, recompensados pelas Suas bênçãos e o Seu favor, porque Ele mesmo nos prometeu que não permitirá que sejamos sobrecarregados além daquilo que podemos suportar.

12. Jesus foi de encontro aos seus discípulos, Ele não se afastou deles. Portanto, qdo estivermos diante de uma decepção, retire-se para a sua família(igreja) e para o Senhor. Os nossos relacionamentos na igreja e nos céus nos abrigarão das grandes tempestades da vida.

II ? RESPONDER EM VEZ DE REAGIR

1. Jesus não reagiu com raiva ou dor qdo encontrou os discípulos, respondeu às falhas e traições deles com perdão. Jesus não tinha interesse em se vingar e imediatamente começou a falar com eles acerca do perdão.

2. Em situações de decepções, Jesus não nos chama apenas para orar. Ele nos chama para perdoarmos com ações. Observe que ao ver os discípulos pela primeira vez após Sua ressurreição, Jesus os abençoou e deu algo a Eles(vs.21,22). Uma missão ainda maior.

3. Jesus responde ao fracasso dos discípulos com perdão e fé, liberando-os para recomeçarem e continuarem a servindo-O. Enquanto a nossa natureza humana automaticamente quer reagir qdo somos ofendidos, a natureza de Jesus em nossos corações quer que reajamos com um espírito puro.

4. Todos nós experimentamos momentos na vida qdo devemos responder a seguinte pergunta: ?Eu amo Jesus mais do que amo os meus pecados?? A chave do perdão e da vitória contra as decepções que temos em nossa vida, está em como respondemos esta importante pergunta.

5. Todavia, a coisa mais perigosa que podemos fazer é fugir e negar ao Senhor a oportunidade de operar em nossas vidas. Isto nos coloca numa posição onde Ele não pode se comunicar conosco. Mas, a solução é simples: encare a decepção e corra para Jesus.

conclusão

1. Em qualquer situação de decepção, devemos tomar a decisão certa, porque Jesus tem prazer em honrar a fidelidade daqueles que O servem. Ele deseja que lembremos Dele, porque esta é a forma de agüentar firme e não ficar esmorecidos.

2. Tudo o que é preciso para nos tornar grandes no Reino de Deus é ter um coração servil e habilidade dada pelo Senhor em responder em vez de reagir.

3. Se queremos recomeçar servir com fidelidade ao Senhor e vencer todas as decepções que poderão vir no ano de 2010, temos que responder diariamente a seguinte pergunta: ?Eu amo Jesus mais do que amo os meus pecados??

4. Aproveite o momento e ore ao Senhor. Confie Nele para fazer a obra em sua vida e em seu coração, amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.