Imagem Abertura

" Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos. "

(I Timóteo 2:5)


Novas Resoluções


introdução

1. (Dt.4:9) ? O mês de Janeiro recebeu o seu nome do deus romano Janus. Ele é descrito como um homem bifronte. Uma face olha para o passado e a outra olha para o futuro.

2. Eu penso que qdo estamos em Janeiro, olhamos para três as direções diferentes: o enfrentamento do ontem, o enfrentamento do atual(hoje) e o enfrentamento do amanhã.

3. No contexto, o grande líder Moisés desafia o povo de Israel se lembrar de sua herança e do procedimento de Deus para com eles(vs.9).

4. Muitas das nossas resoluções do novo ano não duram, porque esquecemos de olhar para as nossas resoluções do ano passado. Na verdade nós entramos no ano novo compartilhando dessas resoluções mal resolvidas.

5. Mas, necessitamos enfrentar tais resoluções honestamente, tirando as devidas lições de erros que não podemos cometer, hábitos que devemos abandonar e as vitórias que devemos preservar em gratidão ao Senhor.

6. Entretanto, estamos em Janeiro de 2010. Após avaliar honestamente o ano de 2009, devemos mudar o foco para o que queremos alcançar. Trata-se de um novo ano com grandes possibilidades e oportunidades que não podemos perder.

7. Devemos ter novas resoluções como as que agradam ao Senhor. Resoluções que mantenham o nosso caráter íntegro. Resoluções que mantém as nossas boas amizades. Resoluções que mantém a nossa alegria de ser família.

8. Resoluções que nos mantém como proclamadores do evangelho aos perdidos. Resoluções que nos mantém como bom servo fiel no papel de marido, esposa, filho, filha, estudante, vizinho, empregado, aposentado, empregador, líder da IBCF.

9. Resoluções de ser mais sábio, mais sadio, mais esbelto.

aplicação

1. (Hb.12:1) ? Pergunto-me se alguns de nós estamos tentando correr nossa corrida em Cristo neste ano de 2010 e ao mesmo tempo em que levamos conosco a bagagem do mundo e das complicadas inquietações da vida. Por outro lado, o Senhor deseja que nos livramos, em primeiro lugar de tudo aquilo que jamais nos concedeu.

2. Embora a vida está repleta de contradições e complexidades, normalmente, existem dois tipos de embaraços que vêem ao encontro de nosso viver diário: os embaraços que nos sobrevém por meio da vida, das circunstâncias e de outras pessoas, e os embaraços que acumulamos sobre nós mesmos.

3. Sempre haverá pessoas ou coisas como políticas empresariais, modismo, etc., que serão diretamente contrárias a nossa caminhada com Jesus. E a vida cristã fica muito difícil qdo valorizamos muito dessas certas coisas que não podemos mudar. Essas coisas podem não nos deter, mas diminui o nosso ritmo, nos desaninam.

4. Sabendo disso, o diabo levanta contra nós grandes embaraços na forma de pequenas coisas que continuam nos embaraçando. Elas minam, uma a uma, nossas forças, nosso trabalho e a fim de despojar-nos da integridade espiritual. Embora estas pequenas coisas não são exatamente qualificadas como pecado, são apenas embaraços.

5. Porém o poder de correr, o poder de suportar e o poder de concentração dependem de nossa capacidade e vontade de querermos nos livrar dos estorvos e embaraços. Tudo começa com o bom senso de saber o que dispensar, porque a vida não se resume em fazer aquilo que queremos fazer, mas, sim, em fazer aquilo que devemos fazer.

6. O maior perigo é qdo o temporal ocupe o lugar do eterno. Isto é, o diabo faz o possível para manter-nos tão focalizados em ?coiseras? que nos esquecemos de focalizar a pessoa e a obra de Jesus. Saibam meus amados e amadas, que o diabo não tem poder para nos prejudicar. O poder que ele consegue vem de nós mesmos ao liberarmos para ele.

7. Todavia, o autor aos Hebreus nos dá uma poderosa correção de perspectiva como solução (vs.2-4). Onde a primeira atitude a tomar é a certeza de que não estamos embaraçados por algum pecado em nossa vida. Portanto, devemos aceitar o perdão do Senhor e livrar-nos de nossos pecados e fracassos de uma vez por todas.

8. Porque o Senhor não pode oferecer-nos soluções qdo estamos embaraçados com nossos pecados, com nossos problemas, recusando a nos livrar deles. Se queremos que as nossas novas resoluções sejam cumpridas para a glória e honra de Jesus, em primeiro lugar precisamos nos livrar de alguns embaraços em nossa própria vida.

conclusão

1. É provável que Jesus esteja esperando que eu e você estejamos livres de algumas coisas para que haja espaço para o agir Dele. Assim sendo, tenha um tempo de reflexão com o Senhor nesta primeira ceia do ano de 2010. Deixe de lado os embaraços, deixe de lado os pecados que tão facilmente tem lhe envolvido.

2. Livre-se de todo embaraço, de todo pecado e permita que o Senhor o liberte deles para sempre, olhando para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé. Façamos um pacto com Ele, pois Ele é capaz de nos sustentar, de nos preservar. Este é o primeiro passo na estrada que nos leva ao sucesso das nossas novas resoluções em 2010.

3. Que em o Nome do Senhor Jesus Cristo, eu e você estejamos sob o poder libertador e purificador do sangue do Cordeiro, que nos livra do impossível e nos faz experimentar o sobrenatural. Amém!

PÃO E VINHO:

Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus(Hb 12:2).


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.