Imagem Abertura

A Alegria no Meio das PROVAÇÕES


I Pedro 1.3-9


I. CAPTAÇÃO

1. O apostolo Pedro tinha a dura tarefe de trazer consolo a um povo que, por causa de sua fé em um Deus todo poderoso, estava passando por duras provações.

2. Os aqui chamados de forasteiros eram irmãos que haviam depositado sua fé me Jesus, e que por isso passaram a ser perseguidos num Império que adorava o Imperador como Deus.

Como adorar a Jesus num Império onde só Cesar poderia ser adorado?

3. Esses irmãos foram forçados a deixarem suas casas, suas posses, e abandonar o Império, para escaparem das perseguições motivadas pelo Imperador Nero, que pouco mais tarde explodiria em raiva contra a igreja de Jesus.

4. Imagine como seria mostrar para pessoas que tiveram seus bens confiscados, seus parentes mortos, suas vidas ameaçadas, que tudo o que estava acontecendo era algo normal, e que eles estavam sendo protegidos pelo poder de Deus.

5. Como explicar o aparente paradoxo, de que a fé no Deus todo poderoso é que estava levando-os ao sofrimento? Como conciliar a fé aos acontecimentos?

6. Como trazer alegria para um povo que está errante pelo mundo a fora, proibido de voltar para seu lar? Como reanimar um povo, que ao invés de ser liberto de toda opressão por meio da fé, pelo contrario, por entregar a vida ao Deus todo poderoso, agora passa por diversas provações?


II. TRANSIÇÃO INICIAL


1. Quero propor-lhes essa noite, que a tônica da Carta do apostolo Pedro aos forasteiros do Reino de Deus é a seguinte:


"A ALEGRIA FLORESCE QUANDO A ESPERANÇA É REGADA PELA FÉ."


Texto Básico: I Pedro 1.3-9


III. QUANDO A ALEGRIA VIRA REALIDADE NO MEIO DAS PROVAÇÕES:


1. Quando a fé nos leva a bendizermos ao Deus Pai ao invés de murmurar. (3a)


1. Quando olhamos para o povo de Israel ao ser libertado do Egito, começando a sua jornada pelo deserto, observamos que a primeira reação diante da menor dificuldade era sempre a murmuração.

2.Incrível é que o povo havia presenciado situações tremendamente desconfortantes e viu o Senhor agir de forma tão esplendida, mas ainda se mantinha incrédulo diante das novas provações que surgiam.

3. Um povo que viu as pragas assolando o Egito, mas que se mantinha intocável diante da calamidade. Um povo que viu trevas, sangue, rãs, moscas, e principalmente a morte dos primogênitos do Egito, enquanto os seus filhos permaneceram seguros atrás do sangue aspergido na porta, mas que ao menor sinal de dificuldade desbocava em murmuração.

4. Creio que nós não somos muito diferentes deles, e que os forasteiros também eram semelhantes.

5. Logo, Pedro começa sua carta exaltando e bendizendo o Senhor Deus e Pai, que segundo a sua misericórdia nos regenerou para uma viva esperança.

6. Diante da possibilidade de morte que as perseguições os sujeitavam, Pedro traz ao coração dos amados forasteiros que a ressurreição de Jesus deveria trazer louvores a Deus, que também era poderoso para guardá-los e também ressuscitá-los caso viessem a perder a vida por causa de Cristo.

7. Pedro queria mostrar que apesar das aflições que a perseguições lhes trazia, a postura deles como servos de Deus deveria ser louvor.

8. Você já notaram como é fácil olharmos as dificuldades que nos cercam e dessa forma esquecermo-nos das bênçãos que recebemos a cada dia? Como é fácil olharmos para o sofá furado, mas esquecermos que temos um lar aconchegante onde podemos descansar em paz, enquanto que muitos perderam seus bens e até mesmo suas casas nas enchentes?

9. Pedro desejava mostrar aos forasteiros que era possível por meio da fé, louvar a Deus, e demonstrar grande exultação. Exultação é uma alegria contagiante movida pela fé em Deus.


Mas como é possível louvar quando tudo parece perdido?

2. Quando a fé nos leva a cultivarmos uma viva esperança ao invés de duvidar. (3b)



1. Pedro mostra que a alegria pode brotar quando no meio do sofrimento ao invés de olhar para as situações e pensarmos que fomos esquecidos por Deus, mantemos viva a chama que motiva corações a prosseguir mesmo em intensa adversidade, que é a esperança.

2. Esperança é aquela virtude que nos leva a aguardar com intensa expectativa de confiança na salvação que temos em Jesus. Esperança é aquela convicção interna que temos de melhores dias por causa da intervenção divina, que certamente chegará.

3. Quando perdemos a esperança, os dias ficam pesarosos e longos. A vida se torna enfadonha e o desespero toma conta de nossos corações. Imagine uma pessoa em estado terminal, sabendo que restam-lhe poucos dias de vidas. Será que essa pessoa tem animo para fazer planejamento em longo prazo? Será que ele tem motivação para aguardar propostas de empregos, resultados dos vestibulares, etc...?

4. Certa vez fizeram uma pesquisa entre os refugiados em campos de concentração de guerra, e notarem que a estimativa de vida daqueles que tinham família, e que sonhavam em voltar para casa e rever os seus amados eram bem maior do que aqueles que havia perdido tudo e todos. Os que tinham esperança de dias melhores se mantinham vivos por mais tempo, em relação aos que haviam perdido esperança.

5. A esperança no coração leva o ser humano a se apegar a qualquer possibilidade para conquistar aquilo que tanto almeja, por isso devemos tomar cuidado, por que Pedro nos fala de uma esperança viva, e não de uma esperança morta e passageira.

6. E plenamente possível depositarmos nossas esperanças em pessoas, coisas, situações que são estéreis. Podemos confiar em medicamente que podem nos livrar de alguns sintomas de nossas doenças, mas por melhor que sejam, seus efeitos nada podem sobre o poder da morte.

7. É possível alguém ter esperança de que Deus o aceitará por ser uma boa pessoa. É possível ter esperança de que pelo menos no purgatória se consiga uma vaga no céu. É possível ter esperança de que um sistema político seja capaz de organizar o mundo, esbanjando harmonia, paz, saúde e prosperidade a todos os habitantes do planeta.

8. É possível se ter esperança de que o ?Curíntia? seja campeão da libertadores. É possível alimentar uma esperança em coisas que jamais acontecerão, e mesmo assim, alimentado por essa falsa esperança, prosseguir com gozo à espera de tal.

9. Mas Pedro nos fala de uma esperança espiritual, viva, da parte de Deus que é poderoso para nos guardar a fim de que recebamos com toda certeza essa nossa esperança.

10. Deus é seu poder é a garantia dessa nossa viva esperança que nos foi dada através da ressurreição de Cristo. Se o nosso maior inimigo que é a morte foi vencido pelo poder de Deus, qualquer outra situação perde sua dimensão.

3. Quando a fé nos leva a vislumbrarmos as bênçãos eternas ao invés de olharmos para os sofrimentos presentes. (4-6)



1 Pedro passa a mostrar que as perdas que os forasteiros estão sofrendo neste mundo seriam recompensadas por Deus, quando eles recebessem do céu a sua herança incorruptível, sem mácula, imarcescível.

2.Incorruptível é que não está sujeito a degradação, a decadência, a degeneração. Pedro mostra que os bens que eles estavam perdendo eram coisas que mais cedo ou mais tarde fatalmente se estragariam com o tempo, mas afirma que o que Deus tem reservado para eles é algo que permaneceria eternamente.

3. Pedro mostra que a herança da qual eles eram separados para receber era livre de tudo aquilo que debilita a natureza de algo ou que mina as suas forças. Imarcescível, ou seja, perene, eterno.

4. Abrindo parênteses aqui, lembremos do apostolo Paulo que afirma aos romanos que os sofrimentos deste tempo presente nem se comparam com a glória que em nós há de ser revelada. (Rm 8.18)

5. Quando nossos olhos estão voltados para a Cruz e às maravilhosas promessas que recebemos dela, a alegria é contagiante diante das situações que perdem suas forças pela consciência de sua brevidade, por vislumbrarmos as bênçãos do porvir.

6. Ao pensarmos que um dia a fome, a sede, o medo, a tristeza não farão mais parte de nossa existência, alegria esfuziante deve tomar conta de nosso ser.

7. Ao pensarmos que a dor, mágoa, ansiedade, frio, e tantos outros incômodos que passamos nessa esfera de existência humana jamais voltarão a nos acometer quando estivermos de posse da herança incorruptível que Deus tem reservada para nós, somente louvor deveria brotar de nossos lábios.


IV. APLICAÇÃO


1. No meio da provação bendiga ao Senhor.


2. Cultive pela fé uma viva esperança nas promessas de Deus.


3. Ande com os pés na terra, mas com a sua mente nos céus.


V. PROPOSIÇÃO


"A ALEGRIA FLORESCE QUANDO A ESPERANÇA É REGADA PELA FÉ."


Por: Pr. Emerson Brasilino
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.