Imagem Abertura

" E que am -lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. "

(Marcos 10:21)


A Grande _omissão


A GRANDE _OMISSÃO

Mateus 28.18-20



I. CAPTAÇÃO



1. Qual o grande alvo de sua vida? Qual o grande e maior título que você busca entre os homens?

2. Notaram que quem entra numa empresa Multinacional, almeja e luta com todos os seus recursos a fim de ser promovido, e quem sabe um dia ser um diretor ou presidente dessa Multinacional? Ser apenas um funcionário a mais não serve, apenas mais um não interessa, o alvo, o objetivo o ideal de vida é crescer, chegar ao topo.

3. Notaram que quem entra no serviço militar almeja crescer de patente? Ser soldado raso não satisfaz os seus anseios, ele deseja ser cabo, sargento, tenente, capitão, major, e ai por diante. No fundo do seu coração há o desejo de ser coronel!

4. Um jogador que disputa os campeonatos juvenis, infantis, mirim, sempre que perguntado sobre o que espera do futebol, responde que pretende jogar num grande clube, e chegar à seleção brasileira e conquistar a copa do mundo. Não pretende ficar apenas jogando em times sem expressão internacional. O desejo é logo se transferir para Europa.

5. Seguindo essa tendência, qual deveria ser o ideal de vida de alguém que se encontra com Cristo? Ser um professor de EBD? Ser Líder de um ministério? Ser Diácono? Dirigente de louvor? Ser pastor? Tesoureiro? Secretária?

6. Qual deveria ser o grande anseio do coração de alguém que se converteu e agora faz parte da igreja de Jesus?



II. TRANSIÇÃO INICIAL



1. Vamos ver essa noite as conseqüências que como cristãos temos colhido pelo fato de errarmos o alvo que Deus tem para os seus filhos, bem como as conseqüências que a igreja tem colhido por esse erro.

2. Texto Bíblico: Mateus 28.18-20



18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.





III. A GRANDE _OMISSÃO



1. DISCIPULADO: A GRANDE _OMISSÃO DA GRANDE COMISSÃO.



1. Quando olhamos para o texto de Mateus, algo que é claro passa desapercebido de nossas mentes, já que estamos mergulhados numa cultura evangélica que já absorveu esse texto de maneira errado, e que por isso, fica aquém daquilo que Jesus nos pediu, e mesmo assim consegue ficar com sua consciência tranqüila.

2. Quando a igreja de nossos dias olha para esse texto, erroneamente tem entendido que a missão da igreja é crescer por meio dos batismos. Então quando estamos realizando batismo anualmente, ficamos tranqüilos, por acreditarmos que estamos cooperando com o cumprimento da Grande Comissão.

3. Ai que entra a Grande _Omissão, pois ao cumprir a primeira etapa do chamado de Jesus para sua igreja, acabamos omitindo a segunda e creio que principal etapa para o cumprimento da grande comissão, que é o fazer discípulo.

4. Não fomos chamados apenas para batizar pessoas, e torná-las membros de nossas igrejas, mas para fazer discípulos de Jesus. Mas então precisamos definir o que é um discípulo de Jesus.

5. O que é um discípulo de Jesus? Discípulo de Jesus é uma pessoa que, devotada a se tornar semelhante a Cristo e, portanto, permanecer em sua fé e prática sistemática e progressivamente, reorganiza todos os elementos de sua vida para alcançar esse objetivo. (Dallas Wilard)

6. Quer se encontre dentro ou fora da igreja, uma pessoa que não é discípulo de Jesus tem algo ?mais importante? a fazer ou de que se ocupar do que se tornar semelhante a Jesus.

7. Uma grande confusão é pensar que para ser um discípulo de Jesus necessitamos abandonar a nossa vida secular, a fim de que nos dedicarmos única e exclusivamente ao estudo da palavra de Deus.

8. Não é isso que Jesus afirma no texto, sobre um discípulo. Ele não afirma que devemos formar grandes teólogos, conhecedores de todos os questionamentos do cristianismo, mas formar pessoas que atendem cuidadosamente todas as coisas que ele tem nos ensinado.

9. Creio que a Grande _Omissão se encontra ai, no fato de nós formarmos membros de igrejas, que enchem suas mentes de conceitos teológicos, mas que não os põem em prática. Ou seja, formamos pessoas que têm como ideal de vida se enquadrarem dentro dos padrões e expectativas do meio evangélico, mas que não tem como ideal de vida serem como Jesus.

10. Como o ?ideal? é atingir os padrões aceitáveis para ser um membro de igreja, e não ser como Cristo, não deixamos isso permear nossa vida como um todo. Se parecer como Jesus fosse o foco central de nossa vida como cristão, jamais pensaríamos em desistir de nossa vida secular para alcançar tal objetivo, mas apenas pensaríamos em como interagir com nossa vida secular, da forma como Jesus interagiria.

11. Entenderam? Pensaríamos em como ser um soldado melhor, agindo como Jesus agiria em casa situação do dia a dia. Pensaríamos em como ser um funcionário melhor na multinacional que trabalhamos. Como ser um jogador melhor, no clube que defendemos.

12. Nosso ideal não seria apenas o reconhecimento humano nas atividades que desenvolvemos secularmente, mas a semelhança com Cristo em cada uma delas, o que não deixaria de nos conceder reconhecimentos humanos, porque com certeza, sobressairíamos em muito aos que estiveram apenas pensando nas recompensas materiais de seus esforços.

13. Como dissemos a pouco, o discípulo reorganizaria a sua vida em torno do ideal de se parecer mais com Jesus em cada uma das decisões que tomaria no seu dia a dia.

14. Logo, quando começam as desculpas para não fazermos aquilo que Jesus espera de nós, é indicio de que temos um anseio maior em nosso coração do que ser como Jesus. Caso contrário, reorganizaríamos nossas vidas, para que esses empecilhos não obstruíssem nossa caminhada rumo a semelhança com Cristo.

15. Escuto pessoas dizendo que não lêem a Bíblia por que os estudos tomam todo o seu tempo. Essa pessoa não está disposta a ser um discípulo de Jesus, mas um grande estudante ou profissional.

16. Outros dizem que o trabalho lhes consomem tanto durante a semana, que não lhe sobra tempo para a vida espiritual. O Objetivo dessas pessoas com certeza não é ser como Jesus, porque se fosse, reorganizariam suas vidas para exercitarem-se espiritualmente.

17. Outros até têm tempo, mas afirmam que não lêem por que não gosta, ou seja, não tem o habito de ler. Essas pessoas estão dizendo que fazem o que desejam, e não o que Jesus lhes pede.

18. A Grande _Omissão infelizmente cria membros de igrejas, freqüentadores de igrejas, mas não discípulos de Jesus que estão a caminho da semelhança com Cristo.



2. CONSEQUENCIAS DA GRANDE _OMISSÃO:



1. O preço da Grande _Omissão é alto, e tem reflexos desastrosos na vida das igrejas que não fazem discípulos de Jesus.

2. Notemos que há uma grande insatisfação com as igrejas, uma troca constante de igrejas e denominações, um testemunho fraco ou mesmo escandaloso, que denigrem o evangelho e impedem as pessoas de se engraçaram com o evangelho.

3. Entre tantas outras conseqüências, gostaria de destacar algumas que são visíveis nos membros de igrejas que não se tornam discípulos de Jesus. Segundo Dallas Willard, em seu livro que deu origem a essa mensagem dessa noite, temos as seguintes conseqüências pela falha na grande comissão, que provoca uma Grande Omissão:



Primeiro: Ausência de paz duradoura. (João 14.27)



1. Porque de tanto crente mal humorado, com cara fechada? Porque de tanta murmuração com tudo e com todos? Por que a inquietação dentro do coração, que tira o sono, e a alegria de viver? Porque tanto medo diante das circunstâncias que envolvem nossas vidas?

2. Ausência da paz que vem de Deus e por se estar bem com Deus, e que somente pode ser desfrutada por aqueles que se encontram descansando e confiando em Jesus, enquanto desenvolvem o seu relacionamento com Deus que os tornam cada dia mais conformados com o que Deus tinha em mente quando os criou.

3. A falta de discipulado que proporciona a pessoa ser como Jesus leva a ausência daquela serenidade que goza toda pessoa que descansa na presença de Deus, nada receando, por ter convicção interna de que Deus a quer bem.

4. A pessoa que não obedece a Grande Comissão, não se tornando discípulo de Jesus, e não fazendo discípulos, desfruta apenas de paz passageira produzida por situações efêmeras e em muitas das vezes ilegítimas. Às vezes sua paz vem de um salário alto, mas que pode ser perdido com uma demissão repentina. Às vezes vem de estado de saúde, que poder ser perdido por uma enfermidade.

5. A pessoa que deseja paz verdadeira e duradoura deve se tornar discípulo de Jesus, e andar com aquele que é a nossa única fonte de paz e único meio de desfrutá-la.


Segundo: Ausência de uma vida imbuída de amor. (I João 2.9-11)



1. Outra conseqüência da grande omissão, é que as igrejas formam pessoas que não amam aos seus semelhantes.

2. Pessoas que vivem sempre armadas, prontas para atacar, destruir, acusar. Pessoas destituídas da misericórdia de Deus, e que não reconhecem que também são frutos da graça de Deus.

3. Pessoas incapazes de perdoar, e estender as mãos para aquele que se encontram em miséria espiritual, assim como a falta de amor o é.

4. O deseja de buscar o bem do próximo, sem olhar a quem, o desejo que fazer o possível para auxiliar o próximo, e se necessário for até mesmo se prejudicar para tanto, não existe na vida daqueles que não querem ser discípulos de Jesus.

5. Por isso há tanta gente machucada dentro das igrejas. A falta de amor procedente de uma vida semelhante à de Jesus tem levado pessoas a amargura, ódio, ira, e maldade velada contra seu próximo.

6. A falta de discípulos de Jesus forma igrejas onde há malignidade nos relacionamentos, competições, politicagem, parcialidade, preconceito.

7. A falta de amor leva ao orgulho que subjuga as pessoas, e as fazem de refém de uma religiosidade diabólica, que mais afastam pessoas de Deus, do que as aproximam.

8. Toda vez que ajo de forma a criar divisões entre irmãos por causa de preferências, estou em falta com a semelhança de Cristo vivida no discipulado.

9. Sempre que o amor ao próximo e sacrificado no altar das minhas escolhas, evidencio uma vida centrada em mim mesmo e não na busca da semelhança com Cristo.

10. Quando falhamos no discipulado, vemos uma igreja cheia de panelinhas, onde reinam o preconceitos, discriminação.

11. Na ausência do discipulado rumo a semelhança com Cristo, encontramos pessoas fazendo vistas grossas para as necessidades de seus semelhantes, preferindo nem se envolver para não ter que sair de sua zona de conforta em busca de soluções para o irmão necessitado.

12. Na ausência do discipulado, a igreja se torna um clube social onde freqüento para meu bel prazer, enquanto me satisfaz, sem me preocupar com o bem-estar do próximo.



Terceiro: Ausência de uma fé que considera tudo a luz do controle absoluto de Deus visando o bem. (Romanos 8.28)


1. Quando minha vida é vivida apenas em busca dos louros dos reconhecimentos humanos, fica difícil conciliar momentos de adversidades com os anseio e expectativas de meu coração.

2. Quando meu ideal de vida não é a semelhança com Cristo, cada uma das diversidades se torna um obstáculo à minha alegria. Jamais sou capaz de imaginar que algo que foge ao meu controle poderá produzir bênção para minha vida.

3. A fé se torna apenas meio de obter aquilo que anseio, e nunca é vista como uma virtude que nos possibilita permanecer firmes e serenos, na confiança de que Deus está no controle até mesmo das adversidades que nós sobrevêm.

4. O discipulado levará a cada um de nós a aceitar com paciência as situações que nos incomodam, de tal maneira que elas contribuirão para a nossa semelhança com Cristo. (Rm 8. 28-30)

5. A fé faz com que consigamos considerar tudo debaixo do controle absoluto de Deus, que ao passarmos por reveses na vida, ao invés de ficarmos murmurando sobre o porque Deus deixou isso acontecer, com paciência esperaremos para ver o que Deus irá produzir de bom em nós através disso.


Quarto: Ausência do poder de fazer o que é certo e resistir às forças do mal. (Filipenses 2. 12-13)


1. Uma das mais desastrosas conseqüências de uma ausência de discipulado visando a semelhança com Cristo é falta de poder de testemunho diante das tentações.

2. A pessoa que não tem como alvo supremo de sua vida ser como Jesus, não encontra forças para resistir às tentações, e vive constantemente confessando os mesmos pecados.

3. Se o maior anseio de minha vida não for ser como Jesus, sempre haverá mais desejo de fazer o que me agrada e preenche o meu ego, que o desejo de agradar e parecer com Jesus.

4. Quando não há o desejo de ser parecido com Jesus na hora das decisões sempre daremos maior atenção ao que nos agrada, e nem sempre estaremos preocupados se isso é certo ou errado.

5. Aquela luto que Paulo descreve entre o bem e mal em Romanos 7 passa a ser cada vez mais forte em nosso interior, e o mal começara a vencer e fazer parte daquele que não se torna discípulo em busca da semelhança com Cristo.

4. Em resumo, o preço da Grande _Omissão é a ausência da vida abundante que Jesus veio nos trazer (Jo 10.10). Afinal, o discipulado é o instrumento de Deus de libertação e poder para os que vivem com Cristo e aprendem a mansidão e humildade de coração que trazem descanso à alma.

5. Tudo aquilo que procuramos na vida em termos de paz e descanso é impossibilitado quando não ansiamos ser como Jesus, afinal somente vivendo como ele viveu é possível desfrutar da vida abundante que Deus tem para nós.

6. O discipulado rumo semelhança com Jesus é o único meio de real satisfação nesse mundo. Portanto:


IV. APLICAÇÕES:


1. Decida se tornar um discípulo de Jesus e não apenas um membro de Igreja.


2. Decida reorganizar sua vida em busca da semelhança com Cristo, evitando que as atividades seculares o impeça de cultivar sua vida espiritual.


3. Decida levar outros a buscarem a semelhança com Cristo.


V. PROPOSIÇÃO

A GRANDE _OMISSÃO SÓ TERÁ FIM QUANDO LEVARMOS A CABO A GRANDE COMISSÃO!


Por: Pr. Emerson Brasilino
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.