Imagem Abertura

Buscai-me e vivei - (Amos 5.4-6)


I. CAPTAÇÃO



1. O ser humano desde sua trágica expulsão do Éden está à procura da árvore da vida. As buscas são frenéticas, porque a necessidade é a mais forte que se impõe sobre nós!

2. O ser humano busca a vida... porque se há uma necessidade presente em nossos corações, esta necessidade é a de viver de verdade, e não apenas de um mero existir.

3. Ray Stedman conta, em seu livro ?Autêntico Cristianismo?, a história de uma vez, logo após a Cruzada Billy Graham, em que, encontrando um homem que acabara de se entregar a Cristo, que ao ouvir como essa decisão poderia tirar os medos da morte e do inferno, ele respondeu: Eu nunca tive medo da morte, mas sim, de desperdiçar minha vida num viver relapso e sem significado.

4. O ser humano anseia por uma existência cheia de satisfação, repleta de realização e sossego interior. Mas ele tem descoberto que essa paz interior, esse sossego de alma é cada dia mais utópico diante das pressões e dificuldades que o mundo e a sociedade impõe sobre nossos ombros.

5. Ele sabe que a vida pode ser vivida de maneira mais excelente, mas percebe que é impotente para alcançar essa esfera de existência sublime que preenche os mais profundos de suas aspirações terrenas.

6. Em conseqüências dessa sede de vida abundante, o homem cria as religiões, e todo um aparato místico religioso a fim de encontrar no transcendente algo que preencha essa sua necessidade de verdadeira vida.

7. A ânsia por vida lança-nos atrás de inúmeras alternativas! As alternativas humanas, contudo, nada mais são que subterfúgios (pretexto para evitar uma dificuldade, evasiva), onde o homem tem sua mente anestesiada com os enganamos resultantes destas buscas que só nos trazem frustração, ou quando muito, um bem-estar efêmero!

8. Pense na empolgação com que as pessoas falam de determinadas religiões e de seus lideres logo quando os conhecem, e comparem com o que essas mesmas pessoas testemunham após alguns meses, ou mesmos anos de convivência, como as opiniões mudam, e lideres e igrejas vão do céu ao inferno em questão de dias.

9. As religiões nada mais são que subterfúgios criados resultantes do fato de que o ser humano não quer abrir mãos de ser senhor de sua vida, criando para si deuses segundo sua própria necessidade e submissos ao seu próprio capricho!

10. João Calvino, o Reformador de Genebra, escreveu que ?A mente de um homem é como um depósito de idolatria e superstição; de modo que, se o homem confiar em sua própria mente, é certo que ele abandonará a Deus e inventará um ídolo, segundo sua própria razão".


II. TRANSIÇÃO INICIAL



1. Hoje vamos ver como é que o homem pode obter vida, mesmo em meio a todo o caos espiritual em que se encontra o mundo e a sociedade em que vivemos.

2. Vamos para o livro de Amós, e descobrirmos que é capaz encontrar vida, mesmo diante do eminente juízo de Deus que trará destruição e castigo à todos os que andam fora de seus mandamentos.

3. Vamos ver como é capaz obter vida, ainda quando se andou muito, mas muito longe dos caminhos de Deus.





Texto Básico: Amós 5.4-6



4 Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me, e vivei. 5 Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levada ao cativeiro, e Betel será desfeita em nada. 6 Buscai ao SENHOR, e vivei, para que ele não irrompa na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague. 7 Vós que converteis o juízo em alosna, e deitais por terra a justiça. 8 Procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion e torna a sombra da noite em manhã, e faz escurecer o dia como a noite, que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o SENHOR é o seu nome.



III. COMO TER VIDA EM MEIO AO CAOS ESPIRITUAL





1. BUSCANDO A DEUS



1. Imagine você andando tranquilamente pelo centro da cidade, talvez na 25 de março, ou mesmo na Paulista, e de repente você escuta: arrastão, e vê aquela leva de marginais tomando tudo o que encontra entre os pedestre à sua frente. O que você teria que fazer para se livrar desses marginais? Correr para o mais longe possível deles, a fim de se livrar de seus ataques.

2. Imagine você passando por uma rua próximo ao estádio com a camisa do Palmeiras, e de repente ao virar a esquina, encontra-se com a gaviões da fiel furiosa pela desclassificação do Corinthians da libertadores. O que você teria que fazer para preservar sua vida? Correr o mais longe possível desse bando de torcedores fanáticos.

3. Imagine você andando no zoológico e de repente alguém grita: O leão escapou da jaula! Corram! O que você teria que fazer para preservar sua vida? Correr o mais longe possível desse leão.

4. E você na praia escutando alguém dizendo: Tsunami! Tsunami! O que você deveria fazer? Correr para o mais alto e longe possível para escapar das fúrias das ondas gigantes que vem destruindo tudo que surge pela frente.

5. Mas o que devemos fazer, quando nos encontramos longe de Deus, fazendo coisas que lhe desagradam, e provocando assim a sua ira, que com certeza trará horrível juízo sobre nossas vidas?

6. Quando o negócio e fugir da ira de Deus, a única solução é correr exatamente para os braços amorosos de Deus. É impossível escapar da ira de Deus em outro lugar, que não seja em seu doce amor por nós.

7. Deus, embora indignado com o povo que o abandonara e se envolvera com idolatria e falsos deuses, além da corrupção e injustiça social, ainda em seu infinito amor concede-lhe mais uma oportunidade de se livrarem do terrível julgamento.

8. Deus afirma: vocês necessitam recorrer a mim, consultar a mim, procurar com cuidado a mim. A palavra buscai pode ser também traduzida por permanecer um lugar cujo seria a presença de Deus, buscar a Deus por meio das orações. Seguir A Deus com diligência.

9. Deus está dizendo ao povo que se ele não o buscasse com diligencia, assim como os idólatras buscam seus deuses mortos, jamais encontraria o livramento no meio dessa tribulação que seria enviada por Ele.

10. Em meio às predições da derrocada de Israel, como conseqüência da sua apostasia, o Senhor oferece um caminho de recuperação, através do profeta Amós: ?Assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e vivei?.

11. A busca a Deus deve ser precedida de atitudes completas, radicais, e da plena totalidade do ser; não somente algumas partes, mas o ser humano em sua essência: espírito, alma e corpo; ou racionalidade, vontade, sentimentos, emoções.

12. Deus, embora indignado com o povo que o abandonara e se envolvera com idolatria e falsos deuses, ainda em seu infinito amor concede-lhe mais uma oportunidade de se livrarem do terrível julgamento.

13. Ele afirma buscai-me e vivei. Devemos notar que o imperativo é Buscai-me, e não buscai o meu livramento, as minhas bênçãos, aquilo que posso oferecer. Deveriam buscar à pessoa do próprio Deus, que seria o suficiente.

14. Um dos exercícios mais difíceis que o ser humano pode realizar é a busca de Deus com a mente e o coração desprovido de qualquer interesse pessoal. Buscá-lo única e simplesmente pelo fato dEle ser Deus e digno.

15. Creio que uma linha muito fina divide a busca pela pessoa de Deus e a busca pelas bênçãos de Deus. O egoísmo preenche tão fortemente o nosso coração que até mesmo quando estamos auxiliando alguém no mais profundo do nosso ser estamos já maquinando uma oportunidade futura de deixar essa pessoa comprometida conosco numa possível retribuição do favor concedido naquele momento.

16. Então o que significa Buscar ao Senhor?

17. Na procura de um emprego várias maneiras são usadas: envio de currículo pelo correio, ou pela internet; perguntando a amigos; numa agência de empregos; ou ainda pessoalmente nas empresas. O mesmo é verdade na procura de outras coisas, podemos usar o método que preferimos, que for mais conveniente no momento. Mas na busca por Deus não podemos usar qualquer método, apenas o que Ele estabeleceu.

18. Há uma ordem para buscarmos o Senhor (Amós 5.4,6), mas Como podemos buscar o Senhor? Como Deus é o Soberano, Criador de todas as coisas, Mantenedor de todo o universo, Sábio e Todo Poderoso, é Ele quem deve dizer como quer ser buscado. Não podemos buscar Deus do jeito que nós achamos ou queremos, mas do jeito que Ele quer.



19. Deus quer ser buscado de todo coração. Em 2 Cr 12.14(Ele fez o que era mau, porquanto não dispôs o seu coração para buscar ao Senhor.), fala que o rei Roboão não dispôs o coração para buscar a Deus. Já o escriba Esdras, fez o contrário (Ed 7.10)( A palavra dispor fala de preparar, tornar firme, direcionar, aprontar o coração. Buscar a Deus começa no coração, é uma atividade interna, isto é, uma atitude de vida que direciona o coração, dispõe a vontade, inclina a alma em direção de Deus. (Dt 4.29 e Jr 29.13). De todo coração quer dizer com intensidade e integridade de todo o ser. Algumas pessoas buscaram a Deus sem sinceridade, (Sl 78.34-37), apenas queriam que Ele os livrasse de suas aflições, era uma busca de boca apenas, não havia firmeza no coração.



20. Deus quer ser buscado com arrependimento (Is 55.6,7) (6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.). O reconhecimento do pecado, a tristeza por ter pecado, o desejo de abandonar o erro, são requisitos essenciais para uma busca por Deus.



21. Deus quer ser buscado através de Sua palavra (Sl 119.10,45,94,155). (94 Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.) Buscar a Deus é buscar conhecer os Seus mandamentos. Isto é feito consultando pessoas que têm mais conhecimento de Deus, como o povo de Israel no deserto ia consultar Moisés ( Ex 18.15). Mas também é feita por iniciativa própria, quando se dispõe o coração para ler a palavra de Deus, procurar compreende-la, e obedecer o que ela diz. Foi assim que Esdras fez (Ed. 7.10).



22. Deus quer ser buscado com obediência a Sua Palavra. A busca não deve ser apenas para conhecer a Palavra de Deus, mas para obedecer (2 Cr 14.4)( 4 e mandou a Judá que buscasse ao Senhor, Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento.). È fácil manifestar desejo de conhecer a Palavra de Deus por hipocrisia, ou mesmo orgulho intelectual. Nos tempos do profeta Isaías, o povo manifestava prazer em conhecer a palavra de Deus, e buscava todos os dias, deixava transparecer que praticava a justiça, mas não abandonava os seus pecados (Is 58.1,2). Já o rei Josafá buscou a Deus procurando conhecer e andar nos mandamentos de Deus (2 Cr 17.3,4). (3 E o Senhor era com Jeosafá, porque andou conforme os primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou aos baalins; 4 antes buscou ao Deus de seu pai, e andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.)



23. Deus quer ser buscado com exclusividade. Sf 1.3-6.



(3 Consumirei os homens e os animais; consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a face da terra, diz o Senhor.

4 E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes de Jerusalém; e exterminarei deste lugar o resto de Baal, e os nomes dos sacerdotes de ídolos, juntamente com os sacerdotes;

5 e os que sobre os telhados adoram o exército do céu, e aqueles adoradores que juram ao Senhor, e juram por Milcom;

6 e os que deixam de seguir ao Senhor, e os que não buscam ao Senhor, nem perguntam por ele.)



O povo de Judá e Jerusalém, adorava a Deus, mas também adorava a outros deuses, inclusive os astros do céu. Deus não aceitava esta adoração, e considerou que isto era não buscar ao Senhor, mas deixar de segui-Lo. Deus deve ser adorado com exclusividade.



24. Deus quer ser buscado com oração (Sl 34.4; 77.2). (4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.) (2 No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha alma recusa ser consolada.) Através da oração manifestamos nosso desejo por estar com Deus, nosso gosto por sua presença. Em situações de muita aflição a busca por Deus pode ser acompanhada por jejuns (2 Cr 20.3), pois o jejum é outra maneira de demonstrarmos nosso anseio por Deus.



25. Deus quer ser buscado com alegria (2 Cr 15.15).( 15 E todo o Judá se alegrou deste juramento; porque de todo o seu coração juraram, e de toda a sua vontade buscaram ao Senhor, e o acharam; e o Senhor lhes deu descanso ao redor.) Ele é o maior tesouro que existe, o maior bem que podemos ter. É uma questão de justiça buscarmos a Ele em primeiro lugar, e fazermos isto com alegria, com prazer, satisfação, boa vontade. Tal como o homem que encontrou o campo com o grande tesouro, e transbordante de alegria se desfez de tudo que tinha para comprar o campo (Mt 13.44).



26. A busca de Deus deve ser feita enquanto ele pode ser achado. A nossa vida chegará a um fim, e aí não adiantará mais buscar a Deus (Is 55.6,7).







2. ABANDONANDO NOSSAS MULETAS



1. A quem devemos buscar? A Deus! Isto parece tão óbvio, não? Mas quão distantes estamos de tal verdade! Precisamos ser lembrados de que não devemos buscar a Deus segundo nossos conceitos, mas como Ele se revela. Se Deus é Deus, devemos em primeiro lugar reconhecer e confessar que é Ele mesmo quem diz o que devemos fazer para encontrá-Lo.

2. "Religião é a busca do homem a Deus. Por isso há muitas religiões. Mas o Evangelho é Deus buscando o homem, por isso só há um Evangelho" (Stanley Jones)

3. Quando o homem sente que está longe de Deus, por causa de sua fragilidade espiritual que o faz praticar coisas que Deus abomina, logo vai em busca de seus aparatos religiosos para espantar o mal estar espiritual, e sentir-se bem em seu intimo. Mas devemos tomar cuidado, porque nem sempre a paz que sentimos é proveniente de aprovação de Deus. Pode ser apenas anestesia espiritual vinda de nossa sensação de dever cumprido. Ex.: Participar de procissões, boas obras, penitencias, cultos onde sentimos fortes emoções, etc...

4. O povo de Israel quando ameaçado pelas conseqüências que seus pecados trariam sobre a nação, ao invés de se arrepender de coração e buscar a presença de Deus, buscava lugares sagrados, onde Deus manifestara seu poder no passado. Por isso Deus afirma, Buscai-me e vivei, porem não buscao a Betel, nem a Gilgal e muito menos Berseba.



5. Betel - O nome significa literalmente CASA DE DEUS. Foi em Betel que Abraão ergueu seu primeiro altar. Foi ali também que Jacó teve a visão de uma escada que atingia o céu, por onde anjos subiam e desciam. Jacó teve um encontro real com Deus em Betel. Outros importantes fatos fizeram de Betel um lugar muito importante para o povo de Israel, e por isso se tornou um local onde buscavam e adoravam a Deus. Infelizmente com o passar do tempo Betel deixou de ser um lugar para buscar a Deus e se tornou um centro de rituais religiosos e idolatria, onde bezerros de ouro eram adorados.



6. Gilgal - Assim como Betel, Gilgal representava a presença de Deus aos israelitas. É o lugar da aliança, lugar de formar profetas e está intimamente associado com a relação especial entre Deus e Israel. Quando Josué conduziu o povo para a terra prometida, eles construíram um memorial em Gilgal (Josué 4:19-20). No mesmo lugar, os filhos de Israel foram circuncidados para mostrar que estavam deixando para trás toda a influência corrupta do Egito (Josué 5:1-9). O povo ficou em Gilgal para celebrar a primeira Páscoa na nova terra (Josué 5:10), e mais tarde vieram juntos a esse lugar para dividir a terra que Deus lhes havia dado (Josué 14:6). Outros importantes fatos fizeram de Gilgal um lugar muito importante para o povo de Israel, e também se tornou um lugar para buscar e adorar a Deus. Mas da mesma forma que Betel, Gilgal tornou-se um centro de idolatria e ritos religiosos. Tornou-se um centro de adoração formal e sem espiritualidade e à semelhança de Betel foi condenada por Amós.



7. Berseba - É a maior cidade da região sul de Israel e era o centro da vida patriarcal. O nome significa "POÇO DO JURAMENTO", um poço muito importante e que deu nome à cidade. O nome originou-se do pacto entre Abraão e Abimeleque, rei de Gerar. Também foi um lugar muito importante para o povo de Israel, mas por causa da tradição e da pura religião acabou tornando-se um centro de atividades religiosas indesejáveis.

8. Quando Deus falou através de Amós para que o povo O buscasse e vivesse e, ainda disse, para não buscarem esses três lugares era porque o povo estava morrendo na religião. Tudo virou tradição e religião e a essência da adoração a Deus ficou esquecida.

9. Isso acontece a todo tempo em todas as gerações. As atividades na igreja se tornam mera religião, pura tradição e apenas cumprimento de tarefas. O fim de tudo isso? Morte espiritual.

10. Quando Deus afirma que o povo deviria buscá-lo, mais adiante ele mostra algumas razões lógicas para essa busca. Vemos Que ao invés de buscar cidades que eram centros de cultos idólatras, e que em breve seriam destruídas pela fúria do julgamento de Deus, deveriam buscar ao Criador que fez as constelações, e que tem poder para transformar as situações por mais difíceis que sejam. É capaz de tornar a sombra da noite em dia, e capaz de derramar as águas do mar sobre a terra.

11. Ao invés de buscar aos centros de adoração, deveriam buscar ao Deus vivo, poderoso para restaurar e transformar a realidade de vida de qualquer pessoa que se achegue a ele.



IV. APLICAÇÃO



1. Creio que se Deus estivesse chamando um dos seus servos atuais e quisesse transmitir essa mesma mensagem nos dias de hoje, certamente poderia dizer assim:

2. Buscai-me e vivei! Porem, não busquem a Aparecida do Norte, nem Juazeiro, nem mesmo Fátima, tampouco Jerusalém, Meca ou Santiago de Compostela. Não busqueis também a igreja tal, nem mesmo o Pr fulano de Tal, nem participeis de correntes, nem subais os montes, e não tomai banho de sal grosso, nem tomai água do copo sobre a televisão. Não procure a oração chamada forte do sicrano, nem o óleo de Israel, nem a água do Jordão abençoada no monte Sinai.

3. Embora os tempos sejam diferentes, a capacidade do homem criar religião continua a mesma. Confundem religiosidade com espiritualidade. Confundem rituais com devoção, pragmatismo com cristianismo.

4. Se queremos buscar a Deus, precisamos em primeiro lugar reconhecer que não iremos encontrá-Lo senão no encontro real com Jesus Cristo! João 1.14 ? O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do Unigênito do Pai?. Esta busca por Deus, ao contrário das inúmeras alternativas falsas e frustrantes às quais nos submetemos para aplacar este desejo latente por vida, não é em vão! O Deus da vida promete: Buscai-Me e vivei?. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância? (João 10.10). Vida em abundância! Vida verdadeira! Vida plena!



V. PROPOSIÇÃO:

"Buscar ao Senhor é buscar a própria vida!!!"


Por: Pr. Emerson Brasilino
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.