Imagem Abertura

Cristo Vive em Mim


I. CAPTAÇÃO



1. Acabamos de ver uma encenação onde uma pessoa que vivia pela carne fazendo coisas erradas, depois de crucificada com Cristo, passa a fazer as coisas de maneira correta, porque Cristo fazia tudo por ela.

2. Às vezes olhando para essas cenas, corremos o risco de acreditar que a vida cristã é simples e fácil de ser vivida. Corremos o risco de acreditar que depois de confessarmos Jesus como salvador de nossas vidas, tudo será maravilhoso, onde nossos desejos e vontades estarão automaticamente submissos à vontade de Deus.

3. Isso é o que alguns acreditam, pois afirmam que quando Deus quiser, eles estarão abandonando velhos pecados. Alguns afirmam que quando Deus tocar ele parará de fumar, parará de mentir, de beber, de roubar, mas enquanto isso não acontece, ele permanece totalmente comprometido com o pecado e o mundo.

4. Creio que Deus é soberano, e se quiser é capaz de nos levar a fazer qualquer coisa, até mesmo abandonar pecados arraigados em nossos corações por décadas. Mas por outro lado, creio que há o equilíbrio mostrado nas Bíblia onde Deus embora soberano, ainda conta com a participação humana.

5. Somos incapazes de produzir qualquer bem espiritual por nossa própria vontade e força, mas a capacitação dada por Deus é quem nos conduzirá a realizar qualquer mudança em nossas vidas.

6. Paulo afirma aos Filipenses que eles deveriam colocar a salvação já obtida através da cruz para funcionar. Os filipenses deveriam por em ação aquela obra que Deus já realizara em suas vidas. Já estavam capacitados a viverem como cristãos, embora ainda estavam esperando algo extraordinário acontecer que os levassem automaticamente para fazer a vontade de Deus. (Fp 2.11-14)

7. Há nessa história o perigo dos dois extremos: de um lado querer que Deus faça tudo, até mesmo contra a sua vontade de permanecer no pecado, e do outro, o desejo de fazer com as próprias forças aquilo que só uma ação sobrenatural divina é capaz e produzir.

8. Parece contraditório, mas a vida Cristã é isso, Deus fazendo conosco aquilo que não poderíamos fazer sozinhos.

9. Mas porque é tão difícil assim viver a vida cristã, já que Deus nos forneceu tudo o que era necessário em Cristo para vivermos do jeito que ele deseja? Porque mesmo sendo salvos, em algumas situações vivemos pior que os ímpios?

10. Creio que a resposta está no fato de não levarmos a sério alguns dos ensinamentos básicos da Palavra de Deus. Alguns conceitos básicos não são encarados com a devida importância que merecem.



II. TRANSIÇÃO INICIAL


1. Vamos ver nessa noite 2 conceitos básicos da palavra de Deus, que se nós atentássemos mais para eles, poderíamos ter uma vida Cristã maus sadia e frutífera.

2. Texto Básico: Gálatas 2.20


20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

III. CONCEITOS BÁSICOS PARA VIVER O CRISTIANISMO



1. PERMANECER CRUCIFICADO COM CRISTO (Dizer não para si mesmo)


1. Quando olhamos o contexto da carta de Paulo aos gálatas, perceberemos facilmente que há uma luta entre os judeus que haviam se convertido e os gentios que faziam parte daquela igreja.

2. Os Judaizantes afirmavam que além de crer em Cristo, era necessário observar a lei de Moisés para alguém conseguir ser justificado diante de Deus.

3. Paulo já rebate essa idéia, afirmando que o homem é justificado apenas pela fé em Jesus Cristo, independente das obras da lei.

4. Os judaizantes afirmam que a doutrina da justificação pela fé incentiva o homem a viver no pecado, porque não é necessário fazer nada, apenas crer. Então Paulo expõe que isso não é verdade, porque alguém que está crucificado com Cristo tem nova motivação, pois afinal, Cristo passa a viver em seu interior, e agora lhe concede nova motivação.

5. Embora pareça fácil como diziam os judaizantes, na prática não é tão simples assim, porque Paulo nos ensina no verso 20 que devemos permanecer crucificados com Cristo. Isso é extremamente difícil por causa de nosso egoísmo que insiste em tomar o controle de nossa vida, e dirigi-la para o seu bel prazer.

6. Paulo ao afirma que já estava crucificado com Cristo, e não vivia mais ele, declara uma das verdades mais profunda e negligenciadas do cristianismo: a morte do nosso eu na cruz com Cristo.

7. Paulo aos Romanos trata bem esse assunto, dizendo que devemos nos considerar mortos ao pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus (Rm 6.11-14). Paulo afirma que não devemos mais oferecer nossos membros ao pecado, como oferecíamos antes de conhecermos a Cristo. Antes pecávamos por não tínhamos escolha, e vivíamos oferecendo nossos membros como servos do pecado.

8. Permanecer crucificado com Cristo implica em não realizar mais as vontade de nosso carne, onde há o desejo de oferecer os nossos membros como instrumentos de injustiça.

9. Paulo deixa claro que como cristão pecamos porque ainda continuamos a oferecer nossos membros ao pecado como instrumento de injustiça. Ele está dizendo que pecamos porque escolhemos pecar. Eu e você sempre que cometemos pecados, o fizemos por uma decisão voluntária de nossa parte.

10. Não pecamos por causa do diabo, nem por causa da força da tentação, muito menos porque somos fracos. Mas pecamos porque decidimos pecar.

11. Mai pior que a decisão de pecar, e o desejo de pecar que preenche corações que não cultivam um relacionamento profundo com Deus. Sempre que deixamos nosso relacionamento com Deus esfriar, fatalmente desejaremos fazer coisa que nos afastam de Deus.

12. A solução é sempre ter em mente que nós já estamos crucificados com Cristo, ou seja, já estamos mortos e agora devemos permanecer com Ele na Cruz. Mortos não têm vontade, e por isso dêem permanecer sem tomar decisão sobre sua vida e futuro.

13. Gosto muito da ilustração dos soldados romanos guardando a Cruz de Jesus. Porque é que os soldados tinham que vigiar alguém que estava pregado numa cruz, incapaz, sofrendo e esvaindo sua vida? Porque quando a noite chegava, a multidão se dissipava, os soldados indo embora, os familiares que ainda continuavam amando os seus entes que eram malfeitores, iam e tiravam-nos da cruz. Quando se recuperavam, logo voltavam a cometer os mesmos delitos que os levaram à cruz.

14. Sendo assim, Paulo afirma que já está crucificado com Cristo, não afirma que foi, mas que continua, porque toda vez que desce da Cruz, ele voltava a viver a mesma vida bandida de outrora.

15. Eu e você devemos prestar bem atenção para esse fato: Se queremos viver a vida cristã com êxito, precisamos permanecer crucificados com Cristo, caso contrário, voltaremos a praticar todas as atrocidades que cometíamos antes de conhecer a Cristo.

16. Mas porque é tão difícil permanecer crucificado? Por que é contra a nossa própria natureza. Para permanecer crucificado necessitamos lutar contra nós mesmos, contra nossa vontade egoísta, contra nossos desejos pecaminosos, contra nossos sonhos, contra nossos projetos, contras nossa satisfação momentânea.

17. Para permanecer crucificado necessitamos anular a nos mesmo, quando na verdade o que mais queremos é nos promover, nos exaltar, nos bajular, nos satisfazer.

18. Para que o nosso eu permaneça crucificado precisamos dizer para nós mesmo que morto não tem desejo e não decida nada, e aniquilarmos todas as nossas pretenções terrenas.

19. Embora já capacitados por Deus para tanto, se não levarmos a sério essa verdade cristã, jamais deixaremos o pecado de lado. Sem nos considerarmos mortos para o pecado, continuaremos a oferecer nossos corpos ao pecado.


2. PERMITIR QUE CRISTO VIVA ATRAVÉS DE VOCÊ (Dizer sim a Jesus Cristo)



1. Aqui entra o segundo conceito básico do cristianismo. Permitir que Jesus dê as ordem em seu viver diário é essencial para reproduzirmos o cristianismo legitimo. Devemos entender que Jesus deve não apenas dar as ordens, mas ser obedecido em tudo.

2. Vivemos num contexto religioso onde as pessoas desejam ter Cristo como salvador de suas vidas, mas não como Senhor. Por isso, encontramos esse cristianismo fraco, sem testemunho contundente e sem transformação de vidas.

3. Esse segundo passo é possível apenas quando o pimeiro é respeitado. Sem a crucificação do nosso eu, jamais estaremos dispostos a ter alguém nos governando. Jamais nos submeteremos ao governo de outra pessoa, principalmente quando esse governo anda de maneira radical contra os nossos anseios pessoais.

4. Paulo aos coríntios afirma que Jesus morreu por todos, logo todos morreram, e Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (II Co 5.14-15)

5. Logo, a dificuldade em viver a vida cristã se encontra no fato de nós queremos continuar a viver, não permitindo que a vida de Cristo se manifeste em nós.

6. Imagine como seria a vida cristã levada a sério, tendo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Como seriam nossas atitudes diante das seguintes situações:


a. Você diante de um programa de TV que propaga princípios anti-bíblicos, e de repente o Espírito Santo de Jesus que habita em ti e deseja te guiar, mostra que você não deveria estar assistindo aquele programa. O que você faria? (BBB, Superpop, Novelas)

1. Desligaria a televisão.

2. Mudaria de canal.

3. Diria que todos assistem e isso não interfere em minha vida espiritual.


b. Você diante de da organização de uma festa, e a maioria de seus parentes não conhecem a Deus e dizem que só irão se tiver cerveja. O que você faria:

1. Diria que na sua casa não entra nada de bebida alcoólica.

2. Compraria cerveja para aqueles que bebem.

3. Deixaria livre para eles trazerem suas próprias bebidas.


c. Você diante de uma zombaria com a Palavra de Deus e do próprio Deus. O que você faria no ambiente de trabalho:

1. Sairia e não se misturaria nessa zombaria.

2. Diria que eles não deveriam zombar de Deus e de sua Palavra.

3. Contaria também outras piadas do mesmo naipe.


d. E se você estivesse terminando o dia e Deus mostrasse para você que ainda não leu a Bíblia.

1. Você pegaria sua Bíblia e leria alguns capítulos.

2. Diria que está cansado demais e precisa dormir.

3. Diria que amanhã você leria em dobro.



e. E se Deus mostrasse que você precisa pedir perdão para alguém que você magoou.

1. Diria que a culpa foi da outra pessoa.

2. Pediria perdão sem rodeio.

3. Diria que não sente que deveria pedir perdão.


f. Se na internet você mantêm uma relacionamento com uma pessoa que interfere no seu relacionamento

conjugal.

1. Você deletaria essa pessoa de seus contatos.

2. Você diria a você mesmo que é capaz de manter esse relacionamento sem problemas, tomando algumas precauções.

3. Continuaria nesse relacionamento normalmente.


g. Você em seu emprego tendo que realizar algumas tarefas que ferem os princípios da Palavra de Deus. Ex.: mentir, sonegar, adulterar resultados, vender gato por lebre.

1. Deixaria o emprego.

2. Diria ao superior que não mais faria qualquer coisa que ferisse seus princípios.

3. Diria que necessita do salário em por isso continuaria nas práticas que ferem princípios bíblicos.


h. Imagine você diante de um vizinho que não conhece a Deus,

1. Você compartilha sua fé com ele.

2. Diz que ele tem sua fé e não ira ouvi-lo.

3. Dá um folheto evangelístico a ele.


7. Imagino que Jesus não deseja apenas ser o Salvador de nossas vidas, mas deseja andar conosco, nos orientando e capacitando em todas as situações para que possamos fazer o que Ele deseja.

8. Ele nos comprou por um grandioso preço, o sue próprio sangue, e agora tem o direito sobre nossas vidas. Ele morreu e ressuscitou para que nós morrêssemos para o pecado e vivêssemos para ele. (I Pe 1. 18-19)

IV. APLICAÇÃO



1. A Aplicação é simples, lutar contra nossa própria vontade, realizando a vontade de Deus.

2. Creio que todos nós temos algo para crucificar, a fim de que Cristo viva em nós. Por isso, fica um desafio para todos aqueles que reconhecem que precisam sacrificar algo para que sua vida seja completamente dirigida por Cristo, que dê uma passo de fé vindo até a frente, simbolizando que você está crucificando essa dificuldade, esse pecado, essa situação que está impedindo você de viver plenamente para Cristo.

3. Durante os dias de sua vida, sempre que essa situação ou pecado que você trouxe aqui aos pés da cruz tentar levar você a descer da cruz, lembre-se que você já a crucificou com Cristo, e que agora não é mais você quem vive, mas Cristo vive em você.

4. Que Deus abençoe sua vida e lhe conceda vitórias sobre os pecados que prendem você na velha vida.


Por: Pr. Emerson Brasilino
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.