Imagem Abertura

Firmando os valores da alegria de ser família - Parte III



Respeito


introdução

1. Como eu afirmei na mensagem anterior, nos primeiros domingos em que tratamos da celebração à casa harmoniosa, se Deus assim permitir, quero tratar com os amados, uma série de mensagem acerca da presença, prontidão e promessa.

2. Creio que se melhorarmos a capacidade de nos relacionar, teremos menos brigas, menos stress e, conseqüentemente, menos processos e pessoas doentes em nosso lar, em nossa IBCF, em nossa sociedade.

3. Ao pensar sobre isto, eu e você devemos responder a seguinte questão: o que posso fazer pelo outro para que a vida de todos seja suportável? A nossa resposta ser evidenciada qdo estamos firmando os valores da alegria de ser família.

III ? PRONTIDÃO PARA O RESPEITO

1. O fato

(a). Ao desprezar o conceito de serviço público, legislar em causa própria, fazer nepotismo cruzado, usar recursos não contabilizados e mentir muito, em maio do ano passado, o deputado SÉRGIO MORAES (PTB-RS) se irritou com jornalistas que cobravam dele posição mais rigorosa sobre o caso do colega do castelo de 25 milhões de reais nunca declarados e tripudiou: "Eu estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, batem, e nós nos reelegemos mesmo assim". A ofensa em escala nacional não abalou o senhor Moraes. "A mídia distorceu a minha fala. O que eu quis dizer é que eu não ia mentir, como a mídia queria", insiste. E reincide: "Não fui deselegante com ninguém, não me arrependo e tenho muito orgulho do que eu disse".

(b). A atriz MEGAN FOX, é extremamente bonita - e mal-educada. O pessoal técnico que trabalhou com ela em Transformers deu exemplos: ela chega ao estúdio sem cumprimentar ninguém, reclama de tudo, tem ataques de estrelismo e não dirige a palavra aos que considera hierarquicamente inferior. Mesmo no caso dos superiores, o diretor a comparou como um Hitler, que é uma ofensa hedionda, embora o pessoal ache que ela não sabe exatamente quem foi Hitler.

2. A análise

(a). Devemos respeito às todas as pessoas. É uma frase que deve mexer conosco. O respeito às autoridades, aos líderes, chefes, entretanto, os componentes do nosso lar, a faxineira que vem limpar a nossa casa, o mendigo que bate a nossa porta, o cachaceiro que cambaleia pela rua e o menino da rua que cheira cola. Todos devem ser respeitados.

(b). Ao respeitá-los, respeitamos os que eles são no propósito e aos olhos de Deus, isto é, pessoas criadas por Ele. O respeito é à base de tudo para termos bons relacionamentos. Em todo o caso, não há amor sem respeito, pois o amor jamais trata o outro como simples objeto.

(c). O deputado desrespeitou quem votou nele, desrespeitou seu cargo, desrespeitou quem escutou aquela declaração. O perigo mais evidente nesse tipo de situação é o comportamento disfarçado. As pessoas pensam: se o deputado rouba, por que eu não posso roubar? Se ele fala essas coisas, por que eu tenho de me esforçar para ser educado?

(d). Hoje, o que entendemos como a idéia central dos valores da alegria de ser família é justamente o respeito pelos outros. Os bons modos mostram a nosso próximo que temos estima por ele. BOAS MANEIRAS não são apenas coisas de um passado mítico de galanteria, mas ficaram mais importantes ainda na vida contemporânea.

(e). Até umas três gerações atrás, boa parte da sustentação emocional e material das pessoas vinha dos familiares. Hoje convivemos muito mais com amigos e desconhecidos, e, nesse caso, ser afável é uma vantagem, isto é, a cortesia melhora a autoestima da pessoa a quem ela foi dirigida e, dessa maneira, torna as relações sociais menos tensas.

(f). A regra geral, e não escrita, de decência estabelece que todos devem ser tratados com os requisitos básicos de cortesia - "bom dia", "por favor", "obrigado" e "até logo" -, os quais devem ser redobrados em relação a quem ocupa posições menos destacadas.

(g). Ignorar a existência de quem presta serviços como trazer o seu carro ou limpar a sua sala é prova de insensibilidade. Ou boçalidade(atitudes de ignorância, grosseria, estupidez), porque a agressão verbal penetra no fundo da alma de quem é atingido por ela.

(h). É tão, mas tão grave que tem até punição prevista em lei. Um dos exercícios que proponho para identificarmos se tal ato é uma falta de respeito é ver se é possível todo mundo praticá-lo ao mesmo tempo sem que o mundo vire uma barbárie, com todos matando a todos.

aplicação

1. (Lc.6:31) ? este texto é chamado de Regra de ouro dada por Jesus. Esta verdade também foi citada por alguns dos grandes filósofos de todos os tempos, tais como Sócrates, Aristóteles, Buda, Confúcio, e Hillel, mas eles a declararam assim: "Não façam para outros o que você não teria feito para você", assim eles usam a regra em como não fazer em vez de o que deve ser feito de fato.

2. A grande diferença entre a prática da declaração dada por Jesus e dos referidos filósofos, e que Jesus demonstrou a Regra de ouro em seu comportamento perante as massas e ao mesmo tempo manteve perfeita retidão diante de Deus-Pai.

3. Esta regra é um peso nos ombros da humanidade, porque esta regra move-se da mente ao coração, do falar ao andar, e, não se pode tratá-la apenas no reino de conceitos teológicos, mas, sim na prática, aplicável em nossa viver diário, desde o palácio até nos humildes lares.

4. Jesus está afirmando que esta regra que parece simples responde a questão tão profunda de nossa era pós-moderna: o que posso fazer pelo outro para que a vida de todos seja suportável? Ou seja, dá-nos habilidade para determinarmos o certo do errado num mundo muito confuso.

5. Como eu tratarei o meu próximo, independente de raça, cor, credo religioso, status econômico ou afiliação política. Eu tratarei a outra pessoa baseado nas qualidades que há em mim, e não baseado em alguma qualidade que há na outra pessoa. Eu tratarei com respeito às outras pessoas como eu quero ser tratado e respeitado por elas.

6. Muitos nós somos rápidos para aplicar esta regra para os outros. Agora mesmo já estamos cutucando alguém do nosso lado, todavia, Jesus sabe que os outros não podem tratar a mim e a você com amor ou nos tratar com justiça e respeito. Mas, Ele exige que nós tratemos todas as outras pessoas de maneira apaixonada, com justiça e respeito.

7. Jesus exige que esta regra de ouro seja aplicada principalmente em nossos lares, embora é o lugar onde mais desrespeitamos uns aos outros, porque freqüentemente somos mais educados com as pessoas estranhas do que com os que vemos todos os dias.

8. Respeito em nosso lar é evidenciado qdo temos consideração uns pelos outros, a maioria dos especialistas concorda que a família é o berço da autoestima. No lar, pai, mãe, filho e filha aprendem seu valor como seres humanos. Um lar cristão é o berço do respeito à autoridade. É no lar cristão que se aprende o respeito ao próximo, bons hábitos, amor, lealdade, honestidade e companheirismo. Como respeitamos uns aos outros no lar, irá determinar o modo como respeitamos as outras pessoas, como respeitamos a autoridade dos professores, dos funcionários públicos, do encarregado do setor de trabalho, do pastor e demais líderes, e finalmente, com Deus e Sua Palavra.

9. Respeitar significa que olhamos uns para os outros sob o ponto de vista de Deus, como criaturas eternas, escolhidos por Ele. Uma grande parcela de demonstração de respeito é o simples ouvir. Fazemo-nos presentes e abrimos os ouvidos para escutar corações feridos, uns dos outros, aceitando as suas opiniões sobre determinadas coisas, sendo sensível com relação às necessidades espirituais, físicas, materiais, emocionais uns dos outros, de maneira que glorifique ao Senhor.

10. Respeitar significa que confiamos nos outros, ao invés de presumir que agirão errado ou que não farão melhor do que nós faríamos. Respeitar significa nada falar sobre os outros qdo não estão perto, e, faremos qualquer coisa para proteger a reputação e a dignidade deles.

10. Respeitar significa que somos cuidadosos e não somente sinceros, embora como cristãos maduros nós devemos sempre falar a verdade, iremos dizê-la em amor, em edificação uns dos outros(Pv.15:4).

11. Respeitar significa que devemos ser corteses, gentis, e concentrados em nosso comportamento, mesmo qdo discordamos uns dos outros, sem colocar nenhuma pedra de tropeço e retaliações para nos dividir. Respeitar é agir, não é desejar, não é tentar, é fazer. É exatamente assim que todo crente genuíno deve sentir-se.

12. À medida que crescemos em nosso relacionamento e nosso respeito aos valores dados por Deus em Sua Palavra, devemos sofrer uma mudança revolucionária em nossas atitudes, principalmente com os nossos entes queridos em nosso lar.

13. Elas devem passar a ser respeitadas por nós, e assim seremos recompensados com uma vida familiar agradável, alegre e harmoniosa, e isso é uma rica bênção de fato dada pelo Senhor, que certamente impactará o mundo ao nosso redor.(ex.: ficar sem falar com o cônjuge/pais/filhos/filhas ? ser indiferente ? como podemos agir assim?)

conclusão

1. Qdo as pessoas do lar se respeitam mutuamente, há interesse para satisfazer as necessidades um do outro. É um ato equilibrado de dar e receber.

2. Portanto, se desejamos ser amados, devemos amar aos outros. Se desejamos ser perdoados, devemos perdoar aos outros. Se desejamos que tenham paciência conosco, devemos ter paciência com os outros. Se desejamos que os outros sejam bondosos e gentis conosco, devemos ser bondosos e gentis com os outros.

3. Se desejamos compaixão, devemos mostrar compaixão aos outros, portanto, devemos agir para com as pessoas tanto como desejamos que elas agem conosco. Amém!



Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.