Imagem Abertura

Compromisso fiel


introdução

1. (Lc.22:31,32) ? No momento de maior humilhação, de mais profunda vergonha, na véspera do grande sacrifício, nosso Senhor pensava em um discípulo aquele que mais precisava de seu auxílio, embora se considerasse o mais forte.

2. Assim como o ap. Pedro, muitos de nós passamos por diversas dificuldades, e, Jesus bem sabe que seremos peneirados. Observe que Ele não impediu da ação do diabo na vida do ap.Pedro, porém, o encorajou (vs.32).

3. Jesus acabara de fazer uma declaração de proteção aos discípulos(vs.28-30). O Senhor sabia em que perigo o ap. Pedro se encontrava e se encontraria ainda(vs.31).

4. Numa luta de boxe, a pessoa que tem maior alcance tem a vantagem e geralmente traduz em mais socos. O diabo sempre quer ter vantagem sobre a nossa fragilidade. Ele sempre tira proveito daqueles que não conhecem os seus planos.

5. Além de nos acusar pelas conseqüências de nossos erros, ele quer deixar a nossa mente tão confusa, que chegamos perder a fé. E, a medida que somos ignorantes acerca do modo que o nosso maligno adversário pensa e opera, ele irá tirar proveito de nós.

6. Defraudando-nos, roubando tudo o que é nosso e tomar e reter a maior porção. A maior porção de quê? De tudo o que eu e você e amamos. Nossos lares, casamentos, a vida dos nossos filhos e filhas, os nossos relacionamentos, o nosso futuro, dinheiro, governo, nação e a maioria dos ministérios nas igrejas de Jesus.

7. O diabo deseja que destruir tudo, porque o seu trabalho é roubar, e a matar,porém, Jesus veio para nos dar vida, e vida em abundância. Sem dúvida alguma que o diabo sabia em que se transformaria o ap. Pedro, e queria a todo custo impedir esse triunfo do Senhor.

8. Um dos problemas mais persistentes da vida cristã é o compromisso. O problema reside na capacidade de descobrirmos a diferença entre compromisso criativo e o destrutivo. De certa forma a maturidade cristã nos torna livres para fazer compromissos.

9. Isto é, a súplica de Jesus é permanente, e, no que diz respeito às provações que suportamos por Ele, nosso Sumo Sacerdote intercede por nós, para que o plano que fez para nossa vida se realize. Ainda hoje o Senhor ora por nós todos, pelas mesmas razões que O levaram, naquele momento, a orar pelo ap.Pedro.

10. Dessa forma, estamos livres de compromissos destrutivos, porque com o amor de Jesus Cristo em nosso coração, podemos fazer com Ele um compromisso genuíno. Somos capazes de permanecer firmes por procurarmos descobrir a Sua vontade e fortalecer as nossas convicções.

11. Saibam que sempre somos peneirados qdo se trata de riquezas, finanças, coiseras materiais. Porém, não se trata somente de riquezas materiais, mas das riquezas da nossa própria natureza: nossas paixões carnais ou nossa inteligência, qdo nos apegamos mais a isso do que ao senhorio de Jesus.

12. Será que temos pena de deixar aquilo que nos parece precioso? Porém, Jesus roga por nós para que possamos ser tocados e cativados por Ele, para servi-Lo de todo o coração. E tudo aquilo que Jesus nos pede fazer é Ele mesmo quem realiza por nós.

13. O Senhor nos leva a compreender que nós, sendo tão privilegiados e tendo recebido Sua Palavra e salvação, somos responsáveis e compromissados por isso.

14. Se fizermos um bom uso, se semearmos a Palavra e proclamarmos a salvação, levando pessoas a Cristo, se vivemos verdadeiramente o que professamos ser, o Senhor multiplicará o que já possuímos.

15. Ele nos fará prosperar e nos confiará novas responsabilidades e compromissos. Portanto, precisamos pensar em tudo o que recebemos, em tudo aquilo pelo qual somos responsáveis e compromissados.

16. Será que damos valor a estas coisas? Será que o Senhor pode aumentar o que possuímos, ou estamos perdendo tudo? A vida cristã que desfruta da comunhão verdadeira com o Senhor e da alegria de dar frutos para Ele tem compromissos fiéis.

17. Embora temos sofrido uma oposição tão grande por parte do diabo e dos pecadores ao nosso redor contra o nosso amor e devoção ao Senhor Jesus, é também para nós que o Senhor dirige estas palavras (vs.32).

18. E nós filhos de Deus, precisamos saber que Seu amor requer a entrega de todo nosso ser e da nossa maneira de agir, de nossos planos e de nossa vontade. Que o nosso interior seja bem alimentado pela Sua Palavra, crescendo em força e amadurecendo a ponto de pensarmos como Ele pensa.







19. O Senhor quer que sejamos curados do orgulho, carnalidade e amarras. Seu desejo é que nós cerquemos todas as fortalezas do diabo, permitindo que a Sua Palavra acabe com tudo o que se opor aos Seus planos para a nossa vida.

20. O Senhor quer que tenhamos vidas descansadas que verdadeiramente caminhemos em Sua paz. Ele garante. Amados e amadas, o palco está se formando a cada dia. Observe a crise financeira em toda a Europa e sua instabilidade.

21. E, em um determinado dia o anticristo será uma pessoa muito real. Chegará como pacificador e sairá como satanás em forma humana, banido para o tormento eterno por Jesus Cristo.

22. A questão do anticristo às vezes nos assusta, o que nos leva para áreas de estudo menos ameaçadoras. Entretanto, eu e você podemos ter certeza de que a vitória que Jesus alcançou há mais de 2000 anos vai se estender por toda a eternidade.

23. Por termos recebido Cristo como Salvador, eu e você podemos ter a certeza de que jamais teremos de passar pelas atrocidades do reino do anticristo durante a tribulação. Jesus terá nos arrebatado para casa celestial antes que o anticristo assuma o poder por 7 anos.

23. Mas hoje já existe o espírito do anticristo, isto é, tudo aquilo que se opões ao cristianismo. Enquanto eu e você nos esforçamos para enfrentar com alegria um sistema mundial maligno, sempre devemos lembrar da obra e do conselho de Jesus(vs.32).

conclusão

1. Fortalecidos com as promessas imutáveis de Jesus, podemos permanecer firme na fé, não nos dobrando nem nos comprometendo diante da tentação, da opressão e da adversidade. 2. Apesar de nossas circunstâncias passadas ou presentes, Jesus está conosco. Jamais devemos ter medo de chamar pelo nosso Salvador soberano. Ele está olhando, Ele está rogando por nós e nos conduzirá a um porto seguro.

3. Num mundo que está se desfazendo rapidamente, viva compromissado com Jesus, Sua obra e Seu reino. Entusiasme-se com a certeza de que durante o reinado perverso do anticristo, estaremos observando de cima com Jesus. Amém!

Apelo:

Ninguém deseja encarar tais horrores previsto pelo anticristo, por isso é que o receber o convite de Jesus para a vida eterna é uma questão do presente. A recompensa e a bênção aguardam aqueles que recebem Jesus como Salvador. Jesus está esperando sua decisão agora mesmo!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.