Imagem Abertura

" Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. "

(Filipenses 1:19)


Exigências do Louvor a Deus


introdução

1. (Sl.29:1,2) ? Pela leitura deste texto eu entendo que o salmista insiste para que atribuamos ao Senhor louvor por tudo o que temos em nossa vida diária.

2. Todavia, muitos agem de modo oposto:

Os poderosos atribuem ao berço em que nasceram, ao nome, ao sobrenome, à dinastia, à formação.

3. Os ricos atribuem ao dinheiro, às reservas monetárias, às contas bancárias, à prosperidade financeira.

4. Os cientistas atribuem à educação, aos títulos, aos doutorados, ao número de trabalhos bem sucedidos e publicados.

5. Os militares atribuem ao poderio bélico, à sofisticação dos modernos meios de destruição, à coragem, às medalhas.

6. Os soberbos atribuem a eles mesmos, ao próprio sucesso, à sua criatividade, à sua visibilidade.

7. E nós, crentes salvos em Jesus, como filhos de Deus? Certamente devemos atribuir toda nossa gratidão por tudo o que temos e o que ainda teremos exclusivamente ao Senhor.

8. Entretanto, a verdadeira gratidão significa algo mais do que sermos gratos pelas coisas que possuímos. Trata-se de uma atitude que se infiltra no nosso relacionamento com o Senhor, de maneira que possamos servi-Lo com alegria e contentamento.

10. Isto é, adorando sempre ao Senhor no esplendor do Seu santuário. Todavia, qual é a diferença entre gratidão, louvor e adoração? Vejamos: na gratidão me alegro sobre as coisas que Deus me deu. (ex.: obrigado por este dia maravilhoso).

11. No louvor uso as dádivas de Deus como ponto de partida para elogiar as características de Deus (ex.: Deus, Tu És realmente grande, pois me dás este dia tão maravilhoso).

12. Na adoração simplesmente me alegro por Deus ser quem Ele É. (ex.: Senhor, Tu És grande e maravilhoso). Portanto, Deus é digno do nosso louvor, e, só a pessoa que louva não esquece. Ao louvarmos a Deus nós Lhe damos o lugar que Lhe é devido na nossa vida.

aplicação

1.(I Tm.1:17) ? no contexto o ap. Paulo conta acerca da Sua gratidão, louvor e adoração ao Senhor por todo o ocorrido em sua vida neste mundo. O ap. Paulo demonstra que para louvarmos ao Senhor verdadeiramente pelo o que Ele É e pelo o que Ele tem feito e fará por nós, como Seus filhos, devemos assumir atitudes corretas em relação as exigências do louvor. Quais exigências?

2. Submissão a Deus: qdo submetemos a nossa vida ao Senhor, não discutimos as circunstâncias que Ele permite. E, se houver dificuldades, pediremos a Ele que nos ensine o que precisamos aprender com elas.

3. Arrependimento do pecado: só louvamos de fato ao Senhor qdo a barreira que há entre nós e Ele, que é o pecado, é removida pelo Seu precioso e amoroso perdão.

4. Profundo e permanente amor ao Senhor: o amor ao Senhor é fundamental. Vem antes da fé, antes da alegria, antes do cântico, antes da obediência, pois é uma resposta ao Deus que é amor. O maior presente de Deus-Pai, Jesus como nosso Senhor e Salvador, deve despertar a nossa mais profunda amorosa gratidão.

5. Nenhum indício de crítica: a crítica ao outros implica que nós estamos certos e eles errados. Todavia, Deus é suficientemente forte para lidar com as situações que nos perturbam. Deus está no controle, e, cabe a nós estarmos focalizados Nele no dia-a-dia.

6. Desejo de manter cativo qualquer pensamento de medo: como amados filhos de Deus, devemos crer que o refrigério e encorajamento estão à nossa disposição em quaisquer situações adversas. O Senhor é a nossa força, e Ele está alerta em nossa vida diária.

7. Relacionamentos centralizados em Cristo: há algo especial em louvar a Deus junto com o Seu povo, e deveríamos aproveitar toda oportunidade que tivermos para fazê-lo. Ex. tema para o encontro/jantar romântico ao estarmos juntos o Senhor usa a presença de casais amigos para nos fazer lembrar Dele. O Senhor de alegra e nós somos abençoados qdo o desejo de nosso coração é o de estar com Ele e com o Seu povo. Porque

o louvor é multiplicado qdo é compartilhado com outros irmãos. Quase sempre o caminho das Suas bênçãos para conosco, começa com um amigo, pois Ele é o nosso amigo mais querido.

conclusão

1. Atribuir gratidão, louvor e adoração ao Senhor é um processo eterno que começa aqui na terra e que continuará no céu, porque a nossa existência celestial será para sempre focalizada na exaltação de Deus.

2. Que possamos ter um coração cheio de gratidão, louvor e adoração para com o Senhor, de maneira que somos obrigados a esvaziá-lo, afirmando: (Sl.145:2). Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.