Imagem Abertura

Escolhas



é uma decisão pessoal!


introdução

1. (Jo.3:1-3): As vezes nós vimos uma pessoa famosa(artista da TV, jogador de futebol, cantor, etc.), e logo afirmamos: conheci fulano de tal. Todavia, se perguntarmos para aquela pessoa famosa sobre a nossa própria pessoa, sobre os nossos planos, pensamentos e convicções, aquele famoso vai nos envergonhar: ele(ela) não nos conhece.

2. Muitas pessoas agem assim em relação a Jesus. Falam acerca da obra, da bondade e da pessoa Dele, admiram e acreditam no que Ele falou. Afirmam que segui-Lo é o ideal, fazem parte até de uma igreja cristã, todavia, não é o que os tornam verdadeiros adoradores de Jesus.

3. Buscam ter um bom comportamento, podem até ter nascidos em uma família cristã, podem até ter um mero conhecimento histórico sobre a pessoa e obra de Jesus, buscam venerá-Lo, chegando a formar um fã-clube em Seu nome e, mesmo assim, não são reconhecidos por Ele, como Seus filhos, Seus amigos.

4. A pior coisa que pode acontecer na vida é descobrir que parte dela foi perdida por causa de equívocos cometidos. Meu desejo é que você faça uma escolha correta nesta noite, escolher conhecer Jesus de fato, com um desejo real que Ele seja o Senhor da sua vida.

o fato

1. Nicodemos era uma pessoa de classe mais elevada, era um mestre com a mais alta educação. Ele era líder dos judeus, uma posição de honra e de autoridade reconhecida. Era um homem idoso, com bastante experiência, e de alto padrão moral.

2. Era alguém que estava verdadeiramente buscando a Deus, embora temeroso qto aos colegas fariseus, buscou conhecer a Jesus num encontro à noite, de maneira humilde, porque mesmo sendo um mestre, dirigiu-se ao Senhor Jesus como Rabi.

3. Rabi significa Mestre. Trata-se de um título dado a quem é formado na escola dos fariseus. Nicodemos bem sabia que Jesus não tinha cursado essas escolas, mesmo assim, O chamou de Mestre, mostrando o seu respeito e humildade.

análise

1. Devido a cultura humana e religião judaica, Nicodemos pensava que o homem precisava comportar-se bem, ter boa conduta e ter bom ensino religioso para adorar a Deus de maneira correta.

2. Nicodemos cria que Jesus era um mestre que viera de Deus-Pai, capaz de dar-lhe melhores ensinos para aperfeiçoar a si mesmo. Por isso ele planejou que, ao conhecer e ao conversar com Jesus, ele estaria com o lugar garantido no reino de Deus.

Aplicação

1. Entretanto em Sua conversa com Nicodemos, Jesus revelou que a despeito de quão bom ele era, ainda precisava nascer de novo, Nicodemos precisava de regeneração. A regeneração era a sua primeira necessidade.

2. Muitos pensam que regeneração é só para as pessoas caídas em vícios, em malignidades, entretanto, todo ser humano precisa nascer de novo, porque a nossa vida é má e não pode ser melhorada para viver no Reino de Deus.

3. Nascer de novo é nascer de Jesus, é ter a vida de Jesus, não quer dizer ajustar-nos ou corrigir-nos, mas, quer dizer ter a vida de Deus para sermos Seus filhos de fato, em sua prática e conduta diária do seu viver(Jo.1:12,13).

4. Jesus não está se referindo a uma forma de comportamento, resultante de regras e rituais religiosas, sob o pretexto de agradá-Lo. Não! Essas coisas, em si, só levam ao engodo da aparência e à insatisfação cristã pessoal e à crise!

5. Jesus está dizendo que trata de uma vida que tem paz, alegria, que põe fim à inquietude da alma humana, e não simplesmente à curiosidade intelectual do ser humano, como querem alguns.

6. Recebemos a revelação do sentido divino da nossa existência, que satisfaz completa e definitivamente! Por mais fragilizada que esteja a nossa vida, quando temos uma nova vida em Jesus, somos espiritualmente intocáveis.

7. Podem até nos roubar o fôlego da vida terrena, mas o nascer de novo em Jesus, pela suficiência da nossa regeneração Nele, é a garantia da vida eterna que põe fim as todas nossas dores, as nossas dúvidas e opções humanas sem sentido.

8. No novo nascimento, inexiste dívida contra nós, não há carma e nem se faz necessário a reencarnação. Temos vida verdadeira, e não a re-vida. Através dessa nova vida, entendemos que a nossa salvação, é pela fé na obra de Jesus na cruz em nosso favor.

9. E, não nas obras que possamos fazer. Através do novo nascimento é que temos boas obras de valor oriundas do resultado da certeza da nossa salvação eterna em Jesus.

10. Resumindo, a característica do novo nascimento é que eu e você nos rendemos a Deus de forma tão completa que Jesus seja formado em nós. Assim que Ele é formado em nós, Sua natureza divina começa a atuar através de nós.

11. Nascer de novo significa muito mais do que aquilo que geralmente supomos. Dá-nos uma nova visão e mantém-nos totalmente dispostos a agradar em tudo ao Senhor, pois Ele atua através de nós o tempo todo.

conclusão

1. Para nascer de novo, ser regenerado em Cristo, é necessário a seguinte condição: arrependimento e do confessar que somos pecadores. Cfe. indicação dos (vs.3 e 5), a regeneração é a única entrada para o reino de Deus, isto é, afim de adentrar nele, precisamos nascer de novo.

2. Nicodemos deve ter-se considerado um homem bom de elevada moral, todavia, a despeito de quão bom pudesse ser exteriormente, ele precisava nascer de novo, nascer de Jesus.

3. Creio que Deus lhe trouxe aqui porque você marcou um encontro com Ele, para ouvir acerca do plano Dele para sua vida, ou seja, você precisa nascer de novo, ter uma nova vida em Jesus.

4. Arrependimento e confissão de pecados são as exigências requeridas. Arrependimento é mudança de atitude para com Deus , para com o pecado, para com a nova natureza em Cristo.

5. Confissão significa confessar que somos pecadores e que não podemos salvar a nós mesmos, mas precisamos de Jesus para nos salvar.

6. Nascer de novo em Jesus é uma escolha que traz consigo as possibilidades de uma vida melhor. Faça isto nesta noite! Amém!

apelo

· Jesus anseia estar no centro dos seus sonhos, reflexões e desejos. Ele quer um verdadeiro relacionamento com o seu verdadeiro EU. O seu coração, sem dúvida, está abrigando algumas coisas que Jesus quer resolver junto com você.

· Não há nada que seja valioso do que um novo nascimento dado por Ele, a intimidade com Ele. Jesus quer lhe dar uma vida cheia da presença Dele. Receba-o como Seu Salvador e Senhor!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.