Imagem Abertura

Surpresa do céu


Introdução

1. A marca autentica da família cristã é a alegria. A alegria mais que a dependência das circunstâncias adversas ou das atitudes e palavras dos outros, é constante e coerente nos problemas do nosso cotidiano. A alegria não é só uma opção de vida. É uma ordem do Senhor à Sua igreja.

2. Em Cristo, é uma aberração não ser alegre. É um mau testemunho. É uma contra-evangelização. É uma falta de coerência, porque é muito difícil separar a alegria do louvor. Na verdade, a maior fonte de alegria é a presença de Deus na vida diária do filho e filha de Deus.

3. Aprendemos deste agosto/09 até agora, sobre o tema ?alegria de ser família?, é nossa obrigação manter esse valor em nosso lar. É uma surpresa do céu, a nós dada, para que resistamos à tristeza, o mau humor, que este mundo caído oferece ? (Lucas 1:26-38).

O fato

1. José e Maria eram pessoas insignificantes que viviam numa cidade na obscuridade, até que Deus decidiu envia-lhes uma surpresa do céu. Maria, você está grávida! (vs.28-31).

2. Maria é descrita como desposada, estado este que era mais obrigatório entre os judeus daqueles dias do que um noivado entre nós. Era uma promessa solene de casamento, e tão obrigatória que era necessário o divórcio para desmanchá-la.

análise

1. A história do anúncio e nascimento de Jesus inspira e abençoa todos nós. Nós observamos o anjo Gabriel dizendo para Maria, ?não temas, porque achaste graça diante de Deus?(vs.30).

2. É naturalmente, um total mal-entendido traduzir as palavras assim: ?ave Maria, cheia de graça?, e passar a entendê-las no sentido de que Maria haveria ser uma fonte de graça para outras pessoas.

3. O anjo Gabriel está simplesmente dizendo que o favor de Deus repousa sobre ela, porque decerto, na sua modéstia, Maria não entendia porque um visitante celestial a saudasse em termos tão exaltados. O anjo Gabriel deixa claro que a concepção de Maria será o resultado de uma atividade divina.

4. Por causa disto, o filho a ser nascido seria santo, o Filho de Deus, isto é, uma surpresa maravilhosa recebida do céu por Maria a José. Embora tal surpresa poderia ser uma grande bênção na história da família de José e Maria, como também, poderia ser uma grande tragédia.Tudo se resumia em como eles reageriam ao anúncio recebido.

5. Ao contrário da primeira família Adão e Eva que ao receber um aviso de Deus, condenou toda a humanidade do paraíso até agora, por reagirem em desobediência para com ele, a segunda família, José e Maria, acreditaram no Senhor e não no diabo, mesmo que eles ainda não eram casados de fato.

6. Eles enfrentariam uma grande desavença, um grande desconforto social pela gravidez de Maria. Como explicaria sua gravidez, sendo virgem e ainda solteira, sem ter nenhum relacionamento sexual com o futuro marido José?

7. Quem acreditaria nela? Como José confiaria nela e continuaria empenhado com o compromisso? Maria teria que escolher: confiar na bênção da obediência a Deus, em ser usada por Ele, ou escolher o seu conforto, a sua reputação social e familiar.

8. Juntos, José e Maria iriam se tornar os pais terrestres do Rei Divino. Embora eles podem ter pensado que eram pequenos e insignificantes, Deus sabia quem eles realmente eram.

9. E, mesmo que enfrentasse oposição por parte de seu noivo, seus familiares e a sociedade, Maria decidiu obedecer ao Senhor. A sua resposta(vs.38), expressa a completa obediência e aceitação à vontade de Deus em sua própria vida, preferindo escolher acreditar no impossível dado por Deus.

aplicação

1. Um garoto foi para a fazenda de seu avô no período de férias. Ele viu as galinhas brincando, correndo uma atrás da outra, pensou: essas o meu avô não conseguiu. Mais adiante, ele viu um potro, pulando, brincando, novamente pensou: este o meu avô não conseguiu. Depois de examinar todos os animais da fazenda, o garoto pensou: o meu avô não conseguiu. Mas, subitamente , ele viu um velho burro no celeiro, sozinho, parado, de face carrancuda, o garoto gritou para que o seu avô viesse rápido aonde ele estava. Qdo o avo ali chegou, o garoto gritou: eu achei, eu achei. O avô sem entender o neto, perguntou-lhe: o que você achou meu neto? O neto respondeu: eu achei um animal que tem a mesma religião que o senhor tem.

2. A atitude que nós temos aqui no templo e em nosso viver diário, tem um efeito sobre as pessoas no identificar se somos de fato cristãos. Se eles sempre nos vêem com uma face carrancuda, com atitudes que faltam alegria, o que os faz pensar acerca do nosso cristianismo?

3. Deus sabe quem nós somos. Ele não está tão interessado de onde viemos, mas Ele está interessado para onde estamos indo. Assim como José e Maria, podemos nos sentir insignificantes, pequenos, todavia, o Senhor tem planos para a nossa vida pessoal e para a nossa família.

4. Nós temos uma tarefa grande executar. A alegria de ser família é um presente do céu para a nossa IBCF. Para Deus, somos altamente favorecidos, entretanto, freqüentemente, somos incrédulos em acreditar que de fato somos favorecidos por Deus devido às adversas circunstâncias que enfrentamos.

5. A grande artimanha do diabo é fazer-nos esquecer dos benefícios a nós dado pelo Senhor, através da Sua misericórdia e amor supremo. Eu sei que estamos familiarizados com a verdade bíblica que em Cristo somos novas criaturas, que somos filhos de Deus-Pai.

6. Que somos salvos em Cristo e herdeiros da vida eterna, todavia, se estas verdades não nos trazem grande prazer e alegria diariamente em nosso coração, transparecidas em nossa face, eu não sei o que nos traria alegria de fato.

7. Nem todo tempo é tempo de alegria, por causa do pecado, por causa da depravação humana, por causa da ordem política e social injusta, por causa da incredulidade, por causa da atuação satânica, por causa do orgulho humano, por causa da imoralidade, por causa do domínio das drogas.

8. Por causa do bate boca desnecessário, por causa da rejeição do evangelho e por causa da enfermidade e da morte, Entretanto, todas estas situações têm de ser vencidas e subjugadas pela nossa alegria de ser família no Senhor.

9. A Palavra de Deus salva, cura e liberta de todas as destruições e obstáculos postos pelo inimigo em nosso caminho para roubar-nos a alegria. Se você crê que sua vida familiar pode ser bem melhor do que é hoje, mantenha a alegria de ser família!

10. O Senhor nos oferece desafios duros, a cada dia, para sermos fiéis a Ele e mantermos a nossa alegria de ser família, para mostrarmos aos outros que com Ele nada é impossível.

11. Enquanto entre os materialistas a alegria depende do ter, e não do ser, de receber, e não de dar, entre as famílias cristãs, a verdadeira alegria cresce na segurança de que o Senhor usará tudo o que acontece a nós e ao nosso redor para o nosso bem final e para a Sua glória.

12. O entendimento do viver com alegria dentro do nosso lar, naturalmente criará em nós um respeito profundo pela vontade do Senhor. Enquanto outros defendem muitas práticas erradas, dizendo que essa alegria não existe, que é falsa, a família fiel examina com mais cuidado e percebe que essa alegria tem um segredo: a graça do Senhor.

13. Uma família obediente e fiel ao Senhor em manter a alegria em seu lar, são excelentes testemunhas do evangelho de Jesus, bem como, são excelentes testemunhas das bênçãos que são derramadas não apenas sobre o lar, mas também na comunidade.

14. Por isso é importante ser um cristão alegre que possa gerar nos outros o desejo de conhecer a alegria verdadeira dada pelo Senhor a quem servimos. A alegria não é tão difícil qto os pessimistas pensam. Ela é provocada por coisas simples sempre relacionadas com a pessoa de Jesus.

15. Basta lembrarmos que a alegria é fruto de Deus Esp.Santo, conseqüência inevitável para quem está em Cristo e anda no Espírito e não na carne.

conclusão

1. Eu gosto a história sobre 3 proprietários que descobriram um veio rico de ouro em uma montanha. Ao perceberem a grande e valiosíssima riqueza, eles decidiram não contar a ninguém acerca da descoberta. Eles fizeram um voto para manter o segredo. Foram para a cidade para adquirir os equipamentos necessários para extrair o ouro, e mantiveram o segredo, não contaram a ninguém acerca da descoberta. Depois de juntar todo o equipamento adquirido, voltaram para a montanha e logo perceberam que havia uma multidão os seguindo. A razão é que a expressão das faces deles por serem homens ricos, denunciou a descoberta, porque as pessoas que os conheciam, devem ter visto algo muito especial.

2. A alegria do Senhor em nosso lar é um presente do céu. Assim sendo, precisamos ensinar aos componentes de nosso lar, a não negligenciar o presente recebido, mas conservá-lo em todas as nossas atitudes diárias, de maneira fiel e obediente ao chamado do Senhor.

3. Agindo assim, teremos uma grande multidão nos seguindo, porque estarão vendo em nossa face o brilhar da alegria de Jesus. Amém! Que tal nos cumprimentar: não perca a alegria?


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.