Imagem Abertura

Negando a Nós Mesmos


introdução

1. (Jo 21:17,18) ? Essas palavras foram ditas ao ap.Pedro pelo Senhor Jesus. O ap. Pedro foi alguém especialmente amado pelo Senhor, a quem Jesus constantemente colocava em prova cujo objetivo era aperfeiçoá ?lo.

2. Embora o ap.Pedro prometera defender a Jesus, O negou.Sabendo disso , após a Sua ressurreição , Jesus pergunta ao ap.Pedro , por três vezes: ?tu me amas?? Ao ouvir a resposta afirmativa, Jesus acrescentou: Apascenta as minhas ovelhas (vs.17)

3.É um episódio que nos ajuda a perceber que temos uma grande carência conhecer a nós mesmos. Isto indica que no viver prático da igreja, Jesus deseja que cuidemos mutuamente, uns dos outros.

4. Em seguida (vs.18), indicando que qdo temos muita liberdade de fazer o que gostamos o que queremos, sem restrições, sem consultar ao Senhor, sem comunhão com outros irmãos e irmãs, isso indica que somos imaturos espiritualmente.

5. Ainda não aprendemos de fato a negar suficientemente o nosso eu. Podemos até afirmar que os nossos fracassos, descuidos e muitas coisas que ofendem ao Senhor e às pessoas ao nosso redor são principalmente por causa da nossa carência, o de conhecer a nós mesmos.

6. Entretanto, uma das funções da Palavra de Deus, a Bíblia, é fazer-nos ver quem somos de fato. Conhecendo bem a nós mesmos, não iremos confiar tanto em nossa própria força, como ocorre freqüentemente.

7. E, com certeza, seremos levados a depositar total confiança em nosso amado Senhor, deixando-O à vontade para fazer o que Ele deseja em nós e por meio de nós. Assim, desfrutaremos vitória após vitória na vida cristã. Como cristãos, não devemos simplesmente amar os outros, mais devemos viver o senhorio de Jesus, expressando-O como amor.

8. Não devemos ser simplesmente humildes, mas devemos viver o senhorio de Jesus, expressando-O como a humildade. Não é só amarmos aos outros exteriormente, mostrando-nos humildes ou pacientes para com eles. Devemos viver o senhorio de Jesus.

9. Assim sendo, nosso comportamento, a maneira como vivemos, nos conduzimos e andamos, demonstrará um comportamento cheio da realidade de Jesus. Todavia, qdo damos oportunidade para que o amor a Jesus cresça mais em nós, mais restringidos somos em nossas ações.

10. Mais prudentes ao tomar decisões, mais dependentes do Senhor nos tornamos e buscamos mais comunhão com os irmãos e irmãs, não nos apoiando tanto em nossos próprios conceitos e opiniões.

11. Isso é negar a nós mesmos. Assim como Jesus falou com o ap.Pedro, permita que Ele fale conosco neste momento, sentindo o amor Dele por cada um de nós, bem como, em retribuição, entregarmos todo o nosso viver, consagrando-nos totalmente a Ele.

Conclusão

1. Charles Plumb, era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil. Charles saltou de pára-quedas, foi capturado e passou 6 (seis) anos numa prisão norte-vietnamita.

2. Ao retornar aos EUA, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão. Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem: ?Olá, você é Charles o piloto que foi derrubado no Vietnã, não é mesmo?"

3. ?Sim, como sabe?", perguntou Charles. ?Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?"

Charles quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu: "Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje."

4. Ao ficar sozinho naquela noite, Charles não conseguia dormir, pensando e perguntando-se: ?Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse Bom Dia? Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro."

5. Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.

Agora, Charles inicia suas palestras perguntando à sua platéia:

"Quem dobrou teu pára-quedas hoje?".

6. Todos nós temos alguém cujo trabalho é importante para que possamos seguir adiante. Precisamos de muitos pára-quedas durante o dia: um físico, um emocional, um mental e até um espiritual.

7. Às vezes, nos desafios que a vida nos apresenta diariamente, perdemos de vista o que é verdadeiramente importante, inclusive as pessoas que nos salvam no momento oportuno sem que lhes tenhamos pedido.

8. Deixamos de saudar, de agradecer, de felicitar alguém, ou ainda simplesmente de dizer algo amável.

9. Na celebração da ceia próxima passada, eu disse que nós estamos convivendo com uma cultura de pessoas bravas, zangadas em nosso dia-a-dia como cristãos. Estamos convivendo com irmãos e irmãs em Cristo que desprezam a correção da Palavra de Deus em suas atitudes carnais, respondendo de maneira cruel, magoando, machucando e destruindo a unidade do Corpo de Cristo (hipocrisia) (orar e pedir perdão)

10. PÃO: Hoje, esta semana, este ano, cada dia, procura dar-te conta de quem prepara teu pára-quedas, e agradece-lhe.

11. As pessoas ao teu redor notarão esse gesto, e te retribuirão preparando teu pára-quedas com esse mesmo afeto. Todos nós precisamos uns dos outros, por isso, mostra-lhes tua gratidão.

12. VINHO: Às vezes as coisas mais importantes da vida dependem apenas de ações simples: só um telefonema, um sorriso, um agradecimento, um Gosto de Você, um Te Amo.

13. BENÇÃO: Obrigado por todos os favores que sem merecer recebi dos amados e amadas e nunca lhes agradeci. Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.