Imagem Abertura

" Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus. "

(Salmos 50:15)


Pais de honra


introdução

1. Muito se tem escrito a respeito de viver de tal maneira que, ao final, a gente não tenha do que se arrepender. A melhor maneira de não ter arrependimentos em relação aos pais é obedecer o mandamento de Deus dado em (Ef.6:1-3).

2. Deus nos exorta a amar e respeitar nossos pais, independentemente de nossa idade(meu pai). Honrar o pai significa avaliar a importância da pessoa dele de maneira cuidadosa e honesta, tratá-lo com respeito, reverência, bondade, amor e cortesia.

3. Observem que Deus não ordena honrar só os bons pais, ou porque os pais ama os filhos e filhas, simplesmente a ordem é a seguinte: devemos honrar os pais.

4. Nós estamos envolvidos numa guerra. O nosso campo de batalha não está no Iraque ou na fronteira da Venezuela com a Colômbia, ou nos morros com os traficantes de drogas, o nosso campo de batalha está em nossas próprias casas.

5. Não estamos guerreando por propriedades ou por coiseras, estamos guerreando por melhores relacionamentos com nossos entes queridos em nosso lar (maridos, esposas, filhos e filhas).

6. Todavia, eu sinto que estamos perdemos esta batalha, temos permitido o diabo nos derrotar em nosso casamento e na educação dos nossos filhos e filhas, no relacionamento com nossos filhos e filhas adolescentes e jovens, porque temos desprezado mais de Jesus em nossa família.

7. Mas, como pai, de que maneira podemos vencer a guerra e ser honrados, respeitados? Eis algumas sugestões:

(1). Sendo um sacerdote ativo: amando a Deus, amando a Sua Palavra e amando a Sua IBCF, bem como, sendo um intercessor contínuo por seus entes queridos. Também, intercedendo por si mesmo, clamando ao Senhor por liderança, discernimento e sabedoria para conduzir e proteger o seu lar. Demonstre aos seus entes queridos a sua paixão pelo Senhor, isto é, que Ele e você são amigos íntimos, que há liberdade em adorá-Lo em espírito e em verdade.

2. Cultive um bom relacionamento com a sua esposa: o presente maior que podemos dar aos nossos filhos e filhas é ter um casamento amoroso, isto é, demonstrar que amamos a nossa esposa de fato, porque ela é a mãe dos nossos filhos e filhas, assim eu e você como pais criamos um ambiente de segurança em nosso lar, cheio de verdadeiro amor um pelo outro, onde a frase eu te amo é hábito saudável. Um casamento amoroso constrói uma imagem maravilhosa aos nossos filhos, de que tipo de pai e marido eles devem ser. Como também, é um exemplo maravilhoso para as nossas filhas, de que tipo de marido elas devem se casar.

3. Falando sempre o que puder: Ensinar é uma das atribuições que Deus lhe dá como pai. Não se preocupe em descobrir se os seus filhos desejam , querem ou gostam de ouvir a verdade. Assegure-se de que ouçam. Converse mais, dê mais atenção e diminua as críticas, as controvérsias e as confusões. Dê palavras de encorajamento, elogio a cada componente do seu lar. Compartilhe os seus problemas e as suas vitórias. Exponha a verdade de maneira instrutiva amorosa.

4. Crie um ambiente agregador: dê a sua esposa, aos seus filhos e filhas o sentimento de pertencer a uma família de fato, demonstrando que cada um é importante no contexto familiar, e, que confia neles e está pronto para perdoar e ser perdoado qdo há erros e falhas de procedimento. Providencie um ambiente em que sua esposa, seus filhos e filhas, respeitem a sua autoridade espiritual dada por Deus em seu lar. Ouça as preocupações, a dores, as tristezas, os planos, os alvos dos seus entes queridos

5. Dê exemplo de provedor fiel: certifique-se de que os componentes do seu lar, tenham boa alimentação, bom vestuário, boa cultura, boa sociabilidade, enfim, ensinando que devemos ser bons mordomos de Deus, equilibrados no usufruto dos bens que Ele nos tem dado em nosso lar.

6. Proteja o seu lar: assegure aos componentes do seu lar, que suas mentes estão sendo preenchidas com verdades saudáveis, com princípios eternos oriundos da Palavra de Deus, a Bíblia, cujo objetivo é o de protegê-los de todo o mal e das falsas doutrinas que estão sendo ensinadas neste mundo confuso e pecaminoso.

7. Ria mais, relaxe, brinque mais, tenha bom humor: divirta-se em casa, para que isso aconteça, é necessário saber usar o seu tempo com a sua família. Saiba que nossos filhos e filhas, bem como a nossa esposa, precisam de nossa presença com eles. Assim sendo, rejeite toda a indiferença familiar, a começar de você.



conclusão

1. Como pai, você está vencendo ou perdendo a batalha no seu lar?

2. Saiba que Deus está lhe chamando para fazer algumas mudanças sérias em sua vida atual, porque Ele seja que eu e você, sejamos pais que demonstrem amor por Ele e também por nossa família.

3. Portanto, mais de Jesus em nossa família! Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.