Imagem Abertura

Sabedoria, o verdadeiro tesouro


introdução

1. (I Rs.10:1-13) ? No séc.6 A.C., não existia uma rede de divulgação de notícias sobre o rei Salomão. As informações eram passadas bem devagar, conforme o passo das pessoas ou o andar dos camelos e dos jumentos.

2. Lentamente, as notícias sobre esse rei sábio que servia a um Deus poderoso chegaram até Sabá, localizada a quase dois mil quilômetros ao sul de Jerusalém, que levou a rainha de Sabá a querer ver com os seus próprios olhos a veracidade dessas informações.

3. E assim, com uma pontinha de curiosidade a respeito do rei Salomão, a rainha de Sabá partiu para Jerusalém. A viagem de uma enorme comitiva, durou 75 dias. Nenhum esforço era grande demais e nenhum preço alto demais em se tratando de assunto referente à sabedoria.

4. A rainha de Sabá, conhecida por sua extraordinária beleza, riqueza e magnificência, aparentemente tinha tudo o que desejava. É difícil imaginar a fortuna da rainha de Sabá. Essa mulher notável deu ao rei Salomão, o equivalente a 6,3 milhões de reais em ouro e uma quantidade jamais calculada de especiarias e pedras preciosas.

5. Todavia, a rainha carecia de uma única coisa: o verdadeiro conhecimento de Deus e sabedoria trazida por esse conhecimento. Em outras palavras, o objetivo nobre da rainha de Sabá em sua viagem, era para ver e ouvir a sabedoria do rei Salomão, a sabedoria do Senhor, e aprender mais sobre o Deus em que ele confiava.

6. Os seus passos foram:

- ela foi até o rei Salomão sem se importar com o cansaço ou com despesas.

- ela teve uma longa conversa com o homem mais sábio da época

- ela concentrou seus ouvidos nas respostas do rei Salomão às suas perguntas difíceis

- ela concentrou os seus olhos ao observá-lo adorando a Deus e de ver a ordem que reinava em sua casa e em seu governo

- ela demonstrou gratidão por uma sabedoria que não tem preço, declarando: bendito seja o Senhor,teu Deus.

- ela voltou para o seu reino com muitos presentes recebidos do rei Salomão. Porém, o maior tesouro que ela carregou consigo, foi um coração sábio.

aplicação

1. Vivemos em uma sociedade comodista, de recompensas instantâneas. Queremos obter todas as coisas sem esforço e queremos já. No entanto, vemos no exemplo dessa famosa rainha uma disposição para sacrificar-se e empenhar-se, realizando o possível na tentativa de encontrar respostas para as questões da vida.

2. O que adquire sabedoria ama a sua alma: o que conserva a inteligência achará o bem. O esforço pela excelência é uma virtude,não um vício, todavia, somos vulneráveis à tentação de obter prestígio acima de todas as pessoas ao nosso redor.

3. Lamentavelmente muitos de nós temos procurado por posição, temos uma obsessão para estar acima de certos níveis de respeito humano. Geralmente queremos pensar que somos melhores do que os outros. Queremos que as outras pessoas nos considerem melhores do que elas próprias.

4. Vamos ler o texto de (Fil.2:3-9). Estamos preocupados com a questão de auto-estima, na busca do poder como caminho para a auto-realização de acordo com a visão cultural deste mundo materialista e capitalista, contudo, o texto nos chama a considerar, a idéia é tratar ao outros com mais dignidade do que a nós mesmos.

5. O ap. Paulo está enfatizando a a morte do nosso eu, humildade, que é o oposto da corrida desenfreada da auto-estima, valor próprio e da justificativa da nossa desobediência ao Senhor por não satisfazermos os nossos desejos, nem a justificativa de desprezarmos ao Senhor, porque Ele não dá o que queremos.

6. Somos chamados a partilhar a mente de Jesus, porque embora Ele não tenha se esvaziado de Sua divindade ou de qualquer um dos Seus atributos divinos. Ele se esvaziou de Sua posição. Jesus estimou o reino e a justiça de Deus-Pai, e não supervalorizou o valor pessoal.

7. Jesus evidenciou a auto-negação e não a auto-satisfação. Assim sendo, o complexo de inferioridade não pode fazer parte da nossa vida como cristãos. É algo que não podemos satisfazer, e sim, corrigir, porque não importa se sou gordo, feio, magro, pobre.

8. Em Jesus eu e você temos valor, somos salvos por Ele. Nele somos mais que vencedores, e se Ele é por mim e por você, nenhum sentimento de inferioridade deve nos abalar. Jesus não apenas nos ensinou a evitar a exaltar o nosso eu, mostrou-nos como fazer.

9. Precisamos ser sábios como Jesus, como o ap.Paulo, para que saibamos discernir e autenticar quais são os verdadeiros valores, quais são os verdadeiros pensamentos que agradam a Deus-Pai.

10. Precisamos buscar sabedoria do Senhor para dizer não à atração poderosa que o status exerce como obstáculo terrível ao nosso crescimento espiritual para a mudança de nosso temperamento.

11. Reflita sobre o esforço que você empreende para adquirir sabedoria. Você passa 5 minutos por dia lendo um capítulo do livro de Provérbios e o livro de Tiago, os livros de sabedoria da Bíblia? Esforça-se para participar de aulas da EBD, palestras dos encontros dos deptos, dirigidos por pessoas sábias e piedosas?

12. Reserva um tempo em sua agenda para pedir conselhos de uma pessoa sábia? Participa dos programas especiais da IBCF que nos ajuda a sermos sábios nos caminhos de Jesus? Procure ter um coração que busque adquirir sabedoria!

13. Nem sempre é necessário ter muito dinheiro para adquirir sabedoria. Os elementos essenciais são um coração em busca de mais conhecimento de Jesus e uma visão das coisas eternas. Que tal, então, dispor-se alegremente a investir algum dinheiro para adquirir a inigualável sabedoria de Deus? (acampamento, livros, projeto crear).

conclusão

1. Se você deseja imitar a rainha de Sabá e ter um coração sábio, comece agradecendo ao Senhor a sabedoria que Ele coloca a sua disposição:

Peça (Tg.1:5)

Cresça (II Pe.3:18)

Deseje (I Pe.2:2)

Busque (Cl.3:1)

Pense (Cl.3:2)

2. Tenha mais de Jesus em sua família, porque este é o maior tesouro que precisamos receber. Busque a sabedoria de Deus para agradá-Lo, mantenha em seu lar valores diferentes dos seculares. Que o Senhor tenha misericórdia de nós! Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.