Imagem Abertura

" Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. "

(Gálatas 3:8)


Se Jesus Voltasse Hoje


introdução

1. (Ap 22.12) ? os cenários dos tempos finais normalmente são pintados de forma sombria: guerra nuclear, crise da economia mundial, catástrofes da natureza, epidemias, destruição do meio ambiente, manipulações genéticas, etc... Além disso tudo, os cristãos ainda têm medo do reino do anticristo.

2. Também entre os cristãos, principalmente no mundo ocidental, pessimismo e questionamento se alastram. Onde está a bendita esperança da cristandade? Onde está a certeza inabalável de um futuro esplêndido e glorioso?

3. Perdemos o otimismo pelo acontecimento mais significativo, quase totalmente esquecido por grandes parcelas da cristandade. O arrebatamento de todas as pessoas que crêem em Jesus Cristo.

4. Os cristãos não esperam por uma guerra nuclear, nem por uma crise econômica global, nem por catástrofes no meio ambiente, nem pelo governo pavoroso de um ditador mundial (o anticristo). Cristãos verdadeiros esperam pelo milagre do arrebatamento.

5. Pelo fato desse acontecimento trazer consigo a realização dos sonhos mais ousados, trata-se de uma esperança muito animadora e consoladora. A perspectiva é emocionante: num momento ? num piscar de olhos ? ir ao encontro do Senhor junto com muitos outros crentes num corpo transformado "a meio caminho" do céu.

6. Mas o arrebatamento somente é emocionante em sentido positivo se o levarmos a sério e contarmos com o fato de que ele pode acontecer a qualquer momento, anulando a idéia corrente entre os cristãos nominais ("vamos todos para o céu").

7. Esse momento atingirá um mundo pasmo e despreparado como um choque paralisante. Certamente haverá muita dificuldade para explicar o ocorrido. Mas dessa maneira drástica e espetacular serão levadas deste velho mundo somente as pessoas que confiaram em Cristo nesta vida, que n?Ele e para Ele, decidiram viver e morrer.

aplicação

1. Imaginemos Jesus voltando amanhã para buscar a Sua Igreja. Imaginemos ter exatamente 24 horas de prazo à nossa disposição. O que seria importante para nós nesse momento? Como usaríamos o tempo disponível? Se Jesus voltasse hoje!

2. Em primeiro lugar, todo crente se humilharia diante de Deus e confessaria todos os pecados que inquietam seu coração e pesam em sua consciência. Em seguida, iríamos rapidamente falar com todas as pessoas contra quem cometemos injustiças, pedindo-lhes perdão e procurando verdadeira reconciliação.

3. Qdo não fosse possível fazê-lo pessoalmente, telefonaríamos, escreveríamos ou mandaríamos um torpedo ou um e-mail. Para estar ainda mais bem preparado para o arrebatamento, certamente todo crente ainda haveria de pensar sobre as oportunidades de servir negligenciadas e tentaria recuperar as chances perdidas.

4. Acima de tudo empenharíamos para que nossos parentes, amigos e vizinhos ouvissem um testemunho claro da nossa fé. Não mediríamos esforços e faríamos tudo para ganhar a sua atenção. Eles haveriam de perceber a nossa seriedade. E provavelmente nesse dia cada um de nós ganharia pelo menos uma pessoa para Jesus.

5. Então pensaríamos no nosso dinheiro, lastimando termos dado tão poucas ofertas para o reino de Deus. Sacaríamos as nossas cadernetas de poupança, distribuindo o dinheiro de maneira sensata onde houvesse necessidade. Nem em sonho alguém pensaria em desperdiçar tempo com divertimentos e lazer nesse dia.

6. A seguir iríamos para a última reunião de estudo bíblico e oração na igreja. O prédio seria pequeno demais para tanta gente. Muitos estariam de pé. Todos orariam sem envergonhar-se no meio da grande multidão ou em grupos menores.

7. E quando chegasse a hora dos testemunhos, as pessoas não iriam parar de falar. Cada um contaria das suas experiências com Deus e relataria o que o Senhor fez por seu intermédio nesse dia. Certamente todos os testemunhos terminariam de maneira semelhante:

8. Eu lamento muito porque por tantos anos não vivi de maneira totalmente consagrada, eu ajudei tão pouco na expansão do reino de Deus, eu entreguei tão poucas ofertas, eu quase não testemunhei a outros, eu raramente participei das reuniões de oração, porque pretensamente eu tinha coisas mais importantes a fazer.

9. Espero que o Senhor ainda demore mais um pouco e só volte daqui a dois ou três anos! Então eu mudaria totalmente a minha vida! Gostaria tanto de produzir frutos para a eternidade, de juntar tesouros no céu. Não mais olharia para o relógio desejando que o culto acabasse logo.

conclusão

1. É uma atitude absolutamente realista crer que Jesus poderá voltar amanhã. Todos os sinais do nosso tempo mostram que vivemos nos últimos dias. Mas talvez ainda nos restem exatamente esses dois ou três anos de prazo para trabalhar para o Senhor.

2. Assim, nosso desejo de fato estaria realizado e ainda teríamos tempo para recuperar parte daquilo que negligenciamos. Comecemos hoje mesmo, pois a reação a nossa reação como crentes em Jesus, deve ser: Vem, Senhor Jesus! Amém!

Pão (medite)

O Senhor Jesus Cristo, entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. Assim, ressurreição, arrebatamento, milênio, julgamento dos ímpios e das nações, e, por fim, novos céus e nova terra são temas que devem estar povoando nossa mente, teor que permeiam as nossas conversas e sinais que orientam a nossa vida.

Vinho (medite)

Deus tem uma maneira diferente de contar o tempo. Um acontecimento assim tão grandioso como o arrebatamento pode perfeitamente ser adiado por um ou dois "dias divinos" ? porém, Deus é misericordioso e quer que o maior número de pessoas seja salvo. Entretanto, devemos conduzir a nossa vida neste mundo com toda a prudência, em obediência aos valores bíblicos dados pelo Senhor.


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.