Imagem Abertura

" Disse Jesus: Portanto qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que est s nos céus. "

(Mateus 7:8)


Mais de Jesus em minha família - Parte III


introdução

1. (I Sm2:29) ? Antes do tempo do reis de Israel, um sacerdote chamado Eli serviu como representante de Deus. Mas, Eli, tinha num problema sério: ele não honrava a Deus. Apesar da sua alta posição de autoridade no tabernáculo, Eli agradava mais os seus dois filhos rebeldes do que agradava a Deus.

2. Embora Eli jamais o tivesse dito, suas ações falavam mais alto do quaisquer palavras. Os filhos de Eli eram ímpios, não se importavam com o Senhor, tratavam com desprezo as coisas santas de Deus (I Sm.2:12 e 17).

3. Eli pensava mais na paz da sua família do que a paz com Deus, negligenciou seus deveres como líder espiritual do seu lar de modo que trouxe desonra ao nome do Senhor(I Sm.3:13). Eli, sacerdote de Deus, era um idólatra. Embora não se curvasse perante imagens de pedra, curvou-se às exigências rebeldes de seus filhos.

4. O prazer de agradar os seus filhos, ignorando as ordens de Deus para disciplinar-los, tornou-se como o deus de Eli. Eli construiu esse deus com a boa opinião dos seus filhos sobre ele como pai, e agindo assim, ele perdeu a única coisa necessária: a adoração a Deus.

5. Antes de continuar, eu gostaria que os amados fizessem uma pequena reflexão: como pai se você têm deixado a disciplina dos seus filhos e filhas por conta de sua esposa, para ficar bem com eles, se você como mãe, enfrenta a liderança do seu marido porque não quer desagradar os filhos e filhas.

6. Se você como filho e filha, é rebelde ao Senhor, à liderança dos seus pais, por conta da adoração dos seus próprios deuses. Saibam pais, mães, filhos e filhas, que Deus ainda tem lhes dado sinais para não os matar, assim como Ele fez com Eli e seus filhos.

7. Nada justifica minha desobediência porque eu não satisfaço o meu desejo, nem justifica o desprezar a Deus porque Ele não dá o que quero.

8. (Gn.22:1-3) - Deus dá uma ordem para Abraão subir o Monte Moriá(significa o local onde se vê com os olhos de Deus), e levar o seu único filho Isaque para ser sacrificado. Adoração naqueles dias envolvia sacrifício de sangue, de algum animal ou alguém precisaria morrer.

9. Isaque lembra o seu pai (vs.7), e Abraão responde(vs.8). A submissão do pai e do filho, a confiança de ambos é um exemplo fenomenal da graça de Deus. Deus não pediu o sacrifício de Ismael, tratava-se de Isaque, o filho favorito, o filho da promessa.

10. Pela graça de Deus Abraão foi capacitado a confiar no plano e no poder Dele. Enquanto de um lado estavam Abraão e Isaque prontos para o sacrifício, do outro lado no monte, tinha um cordeiro divinamente preordenado e preparado para o mesmo sacrifício.

11. O problema de Abraão e a solução de Deus estavam subindo ao mesmo Monte, mas o problema não pode ver a solução, só Deus podia ver os dois lados do Monte ao mesmo tempo. Agora, faça uma comparação entre os relacionamentos de Abraão e Eli com Deus.

12. Abraão amava seu filho, mas amava Deus ainda mais. Ele adorava a Deus estava disposto a fazê-lo mesmo que isto custasse a pessoa mais preciosa ao seu coração. Eli por sua vez teria dito que amava a Deus e também a seus filhos, no entanto, as suas ações provaram que ele tinha outros amores, outros deuses.

aplicação

1. Como pessoas que adoram a Deus, nossa preocupação com a honra e o prazer de Deus deveriam ser tão forte que o amor natural que temos por outros parecesse ódio em comparação. Devemos ter adoração por inteiro, como Jesus disse em (Mt.10:37 e Lc.14:26).

2. Jesus afirma que: o amor, a lealdade, a adoração a Ele deve ser tão grande que o melhor amor terrestre é ódio em comparação. A lição é que nem os afetos e nem os laços humanos de qualquer tipo devem nublar ou servir de empecilho ao amor e devoção ao senhorio de Jesus.

3. Em outras palavras, a mensagem desses versículos, é que esse amor ao Senhor Jesus Cristo deve ser tão intenso que a pessoa não tenha amor nem por sua própria vida. Observe que Jesus não se volta contra o lar e suas relações familiares, mas mostra que há uma relação mais elevada, o amor e adoração exclusiva a Ele.

4. Se for preciso negar a um pai, é melhor negar ao pai terrestre do que o Pai celeste. Se for preciso negar a um filho, é melhor negar a um filho ou filha terrestre do que o Filho celeste. Se for preciso escolher entre um noivo ou uma noiva terrestre e o Noivo celeste, é perfeitamente claro que o discípulo autêntico preferirá a Jesus.

5. O cristão, a cristã que não toma esse tipo de decisão não é digno(a) de ser discípulo do reino nem de suster sua relação fraternal com o Senhor Jesus. Honrar ao Senhor significa que o prazer e a glória Dele vêm em primeiro lugar.

6. Significa mostrar respeito e deferência(consideração) a Ele e estimá-Lo acima dos pensamentos e opiniões daqueles a quem amamos. Significa que estamos dispostos a sofrer desrespeito, perseguição e até sacrificar o que mais amamos a fim de mostrar verdadeira devoção exclusiva ao Senhor.

7. Podemos detectar a adoração a falsos deuses em nossos corações qdo honramos qualquer coisa acima de Deus. Muitas vezes vejo pessoas abandonando o amor a Jesus, o amor à verdade dos princípios da Bíblia em defesa dos erros dos familiares, principalmente dos filhos e filhas.

conclusão

1. Entretanto, meus amados e amadas, diante da adversidade, diante de erros e pecados, qdo parece que tudo pelo que trabalhamos vai virar fumaça, na atitude do nosso cônjuge, na atitude do nosso filho ou filha, na atitude do nosso pai ou mãe, nunca devemos seguir a nossa própria opinião carnal.

2. Nunca devemos construir deuses da nossa razão, deuses da nossa alto-exaltação, deuses cônjuges, deuses filhos ou filhas, deuses pai ou mãe, deuses amigos e amigas, deuses noivos ou noivas, deuses trabalho ou ministério.

3. A situações desafiantes de nosso viver diário como ser humano, como família, muitas demonstra quão caído é o nosso coração e qual o verdadeiro foco de seu amor e adoração. Assim sendo, devemos amar o Senhor Jesus, crendo e confiando que Ele é sábio, bom, e poderoso o suficiente para cumprir toda Sua vontade santa.

4. O Senhor nos sustentará contra a influência desses falsos deuses em nosso coração. Ele sempre quer levar-nos juntamente com a nossa família em segurança até o Seu altar, para ver com os olhos Dele.

5. Tudo está preparado, o meu e o seu trabalho é obedecer e adorar o Senhor incondicionalmente. Ele sempre tem um cordeiro esperando a nossa chegada. É assim que os nossos problemas encontrarão com a solução dada pelo Senhor Jesus.

6. Todavia, Deus está esperando que eu e você destruamos todos os nossos ídolos do nosso coração, para que Ele possa nos revelar a essência Dele. E com uma adoração, uma devoção autêntica e exclusiva a Ele, toda a nossa fraqueza humana será tirada.

7. Então receberemos a Sua força divina e, por fim, seremos levados à glória celestial onde poderemos ver com os olhos Dele. Pense e reflita: se Deus não me tivesse dado um coração capaz de amá-Lo, eu preferiria jamais ter tido um coração. Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.