Imagem Abertura

Um coração contente


introdução

1. (II Rs.4:8-10) ? A presença do amor de Deus transpareceu na mulher sunamita por nunca cobrar nada pela hospitalidade e uso do quarto durante os dias que o profeta Eliseu e seu servo passaram na casa de sua família.

2. Profundamente comovido pela generosidade daquela mulher piedosa, o profeta Eliseu perguntou ao seu servo(vs.14). Então o profeta Eliseu mandou chamá-la e deu a seguinte informação àquela mulher(vs.16). E aconteceu conforme o profeta Eliseu dissera(vs.17).

3. A história da mulher sunamita teve um final feliz, mas não podemos esquecer desta importante mensagem: aparentemente aquela preciosa mulher vivia contente mesmo antes de ter um filho.

4. Ela parecia contente por viver com seu povo, contente por viver sem filhos, contente por dedicar amor a seu marido, contente por estender sua hospitalidade generosa a homens de Deus como Eliseu e seu servo.

5. Nessa mulher, não vemos nenhum traço de amargura ou arrependimento sobre o andamento da sua vida. Ela parecia ter aprendido a ser contente em tudo. Contudo, ela certamente sentiu uma enorme alegria qdo seu filho nasceu!

6. Mas ela aprendera lições mais importantes nos dias e nas décadas que precederam àquele maravilhoso acontecimento. Penso que ela aprendera que:

(a). estar contente é compreender que, se eu não estiver satisfeito com o que tenho, nunca estarei satisfeito com o que desejo.

(b). estar contente é compreender que Deus tem-me dado tudo de que preciso para minha felicidade neste momento.

7. Qdo aprendemos estas lições, assim como a mulher sunamita, iremos saber o que é um coração cheio de paz e contentamento.

aplicação

1. (At.9:5,6) ? por ocasião de sua conversão na estrada de Damasco, o ap. Paulo fez 2 perguntas crucias ao Senhor: quem És Tu Senhor?, e, o que Queres que eu faça? Essas 2 perguntas significativas encaminhara o grande ap.Paulo a um ministério que transformou o mundo do primeiro século.

2. Não seria maravilhoso se em nosso planejamento diário houvesse espaço para o compromisso com estas 2 perguntas cruciais: Quem És Tu Senhor?, e, o que Queres que eu faça? A propósito, passaremos toda nossa vida buscando responder a pergunta: Quem És Tu Senhor?

3. Mas, que outro modo melhor de viver do que conhecendo o nosso Criador e nosso Salvador? Afinal, fomos criados para conhecer o Senhor e ter comunhão e adoração única para com Ele.

4. Se esse é o meu e o seu propósito diário, isto é, conhecer mais o Senhor a cada dia, então, estaremos preparados para identificar os compromissos da resposta à pergunta: Senhor, o que Queres que eu faça hoje?

5. Ao invés de simplesmente nos levantarmos pela manhã e seguir com os nossos afazeres pessoais e carnais, estaremos mais interessados em buscar o desejo do Senhor.

6. Deus nos ama e tem um plano maravilhoso para a nossa vida, um plano singular, projetado especialmente para cada um de nós, embora pareça um clichê, um jargão evangélico, ainda assim é verdadeiro.

7. Nada é mais emocionante do que saber que estamos em meio a um compromisso com o Senhor, e que, naquele momento, Ele está nos usando para realizar o Seu propósito. Em compartilhar o amor de Deus e atitudes generosas com aqueles que encontramos diariamente.

8. Qto mais conhecermos o Senhor Jesus, mais veremos as pessoas da forma que Ele as vê e reconheceremos as oportunidades de fazer o bem, agir com generosidade com os necessitados que Ele mesmo coloca em nosso caminho.

9. Se olharmos o mundo através dos olhos de Deus, veremos que a compaixão é a lente principal através da qual o Pai enxerga todos. Somos amados e preciosos aos olhos Dele, todos somos queridos por Ele. Veja o que o texto de (Pv.14:31).

conclusão

1. No exemplo da mulher sunamita ,vemos a sua bondade em cuidar do bem-estar do profeta Eliseu e seu servo, em resposta a sua própria pergunta: o que posso fazer para facilitar a vida do profeta de Deus? .

2. Aquela mulher piedosa deixou de lado o seu conforto, tomou a iniciativa e se dispôs a trabalhar para atender às necessidades específicas do profeta Eliseu e seu servo.

3. Ela ofereceu o melhor que possuía, convidando o profeta Eliseu e seu servo a hospedar-se em sua casa todas as vezes que estivesse na cidade. A mulher sunamita entendeu que ir ao encontro dos necessitados também significa ir ao encontro de nós mesmos.

4. Ajudamos e somos ajudados. Qdo carregamos em nossas costas os fardos dos outros, nosso próprio fardo se torna suportável.

4. No exemplo de Elizeu, vemos a sua atitude de gratidão pela generosidade da mulher sunamita, ao rogar a Deus que desse um filho àquela piedosa mulher. No exemplo do ap.Paulo, vemos que o Senhor revela a nossa vida em um passo de cada vez.

5. Assim sendo, ano após ano, devemos perguntar: Senhor, que Queres que eu faça neste ano? Mês após mês, devemos perguntar: Senhor, que Queres que eu faça neste mês? Dia após dia, devemos perguntar: Senhor, que Queres que eu faça hoje? Revela-me a Tua vontade.

6. Diante desses exemplos, por meio de atos de bondade devemos demonstrar como é o Senhor que conhecemos pessoalmente, ajudando em casa, aqui na IBCF, no emprego, na escola, enfim, onde quer que estejamos, Deus não tem um plano B, o plano de Deus sou eu e você.

7. Nós somos a resposta, isto é, Deus quer que eu e você sejamos a resposta de oração de alguém, porque a presença Dele é a mola propulsora que nos leva a cumprir a missão de Jesus no mundo. Pense Nisso!

8. Portanto: identifique em sua família e depois em sua igreja e em seu círculo de amigos se alguém está efetivamente necessitado de sua ajuda. Não se permita ser um analfabeto político. Envolva-se com a associação de moradores do seu bairro.

9. Ao sermos ajudados, devemos retribuir com gratidão(ex. casamentos, cerca de 30 pessoas ajudando, honrar, dando uma lembrança, levando em casa, ajudando outros casais, aconselhar outros, ajudar aos doentes, os da maior idade, etc).

10. Que cada um de nós seja transformado pela luz da bondade do Senhor, e O louvemos, sejam quais for às circunstâncias, amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.