Imagem Abertura

'Embobeceram' os Pais! Os limites se foram e a sociedade vai junto.


Nada de Novo debaixo do céu - os fatos do dia a dia, comportamentos e fatos sociais podem ser relidos à luz da revelação da Bíblia Sagrada, nesta coluna buscaremos encontrar caminhos em Deus para as crises do contemporâneo.

"Embobeceram" os Pais! Os limites se foram e a sociedade vai junto

Salve Simpatia!
- No mês passado tivemos duas adolescentes assassinadas, a suspeita do crime recai sobre a mãe, corretora imobiliária separada, em crise com as filhas, que segundo os vizinhos, não cuidavam da casa como ela esperava, entre outras coisas.
- Outro crime que também marca esta quarta semana de setembro ocorreu nos EUA, em um atentado um atirador invadiu uma base naval e ceifou a vida de 13 pessoas.

Parece-nos que pessoas amantes de si mesmas encontram em nossa sociedade o espaço ideal e com isto multiplicam-se, consequentemente a consideração pelo outro se esvazia e as decisões são tomadas sem maiores reflexões ou pensamento nas consequências, em um "surto de psicopatia" a história e os sentimentos do outro são jogados fora, gente que abriu mão dos limites.

Deixe-me perguntar:

O que Jetsons, Flinstones, Simpsons, Família Dinossauro e outras representações de núcleo familiar nos programas de entretenimento têm em comum? Exato! O esvaziamento da figura do pai (Covardia, o título do assunto deu a dica da resposta).

O Espírito do Tempo (Zeitgeist) aponta em direção à exaltação da mulher, sua valorização de espaço e, porque não dizer, sua superioridade pela capacidade racional somada a uma sensibilidade e capacidade emocional superior a dos homens, qualidades que as colocam em grande vantagem. Reconheço a grandeza da mulher, mas não anulo a necessidade de separação de papéis, afinal é disto que a Bíblia nos fala "Não de superior ou inferior, mas de adequado ou inadequado".

Para o judeu, a figura materna era fundamental, através dela valores eram transmitidos, afetos, vínculos e senso de pertencimento. Por isto o judeu é o filho de mãe judia. Por conta disso, a taça de ouro do Faraó não seduziu Moisés, nem tão pouco substituiu o que fora transmitido pelo ceio de Joquebede, neles estavam os vínculos de afeto e da aceitação.

O que não pode nos escapar é que através do pai o senso de "não pertencimento" é transmitido, e este não pertencer é importantíssimo, pois nos abre para a vida, blinda-nos para conflitos e nos amadurece para relações. Esta é a garantia da sobrevivência, da saúde física e emocional e, por que não dizer, da continuidade da espécie. Enquanto na mãe reside o acolhimento e a ternura, no pai está a ruptura e a primeira relação emocional externa, a introdução a outro mundo externo ao útero, uma vez que no colo da mãe ainda tem o aconchego e a sensação do lar original onde estava protegido. Com o pai está o novo, o desconforto, a descontinuidade e o estabelecimento de limites. No pai está o "não".

Neste sentido, por vezes, Deus é um "estraga prazeres", não por sadismo, mas por essência de fazer seres melhores, mais maduros e mais humanos, imagem e semelhança Dele. Verdade que só se aprende quando se é capaz de lidar com o outro, ainda que tal relação gere atrito e algumas contrariedades geradas pelo NÃO.

Que mania de achar que o não é ruim!

O não protege também. O não aconchega também. O não também sinaliza (inclusive de forma mais enfática) o amor.

- Nem o cachorro respeitava o pobre Fred Flintstone;
- Baby insistia em dizer "Não é a mamãe";
- E a filhinha de Homer é mais inteligente que ele.

Incapazes de serem ouvidos, inseguros para dizer não. Como dizia um personagem da "Turma do Pica-pau" para sua adorável esposa Meg "Sim Meg querida, sim Meg meu amor". Assim estes "bolhas" são anulados. Assim nossa sociedade vem criando bolhas anuláveis.

Assim pecamos contrariando os papéis definidos por Deus.

Como cada pecado tem uma consequência, um preço a ser pago e o termo forte para este preço é morte. Morrem limites. Morrem famílias. Morre a paz. Morre a saúde emocional, afinal quem cresce sem limites é doente das emoções e procurará limites ou os testará na sociedade, sob pena de por ela ser freado.

- Eis ai um caminho para falar dos crimes da classe média;
- Eis ai um caminho para pensar em crimes hediondos, consumo de entorpecentes e lares desestruturados.

Lembremo-nos: NÃO É QUESTÃO DE SUPERIORIDADE É QUESTÃO DE FUNÇÃO.

A Bíblia chama Deus de cabeça de Cristo, na mesma sequencia chama o homem de cabeça da mulher (Efésios 5:23: "porque o marido é o cabeça da mulher..."). Funções definidas para um resultado magnifico, somando forças, revelando o novo, transformando histórias. Nas funções distintas as partes se complementam e a vida floresce.

- Se você é homem: não abra mão de sua função de liderar, influenciar, modificar destinos a partir do estabelecimento de limites;
- Se você é mulher: exemplifique através de sua submissão que sinaliza o temor a Deus e a valorização da estrutura pelo próprio Deus estabelecida;
- Casais busquem a Deus para um convívio em harmonia e complementariedade;
- Filhos ? escrevo com experiência própria ? RECEBER "NÃOS" DEMONSTRA QUE HÁ ALGUEM PREOCUPADO CONOSCO E QUE NOS AMA.

Assim, certamente, Deus nos abençoará freando e revertendo uma sociedade caótica produto de suas aventuras animadas na figura, mas amargas na prática.

Robson Rene é Pastor da Igreja Batista de Arthur Alvim (SP) desde 2006, Professor da Faculdade Batista de Teologia FABTEO-SP, Graduado em Engenharia Mecânica e Pós-graduado em Administração de Empresas. Bacharel em Teologia e Filosofia. Casado com Claudete Ferreira e pai de Nicholas e Sophia, seus mais complexos projetos.


Por: Pastor Robson Rene
Robson Rene




Robson Rene é Pastor da Igreja Batista de Arthur Alvim (SP) desde 2006, Professor da Faculdade Batista de Teologia FABTEO-SP, Graduado em Engenharia Mecânica e Pós-graduado em Administração de Empresas. Bacharel em Teologia e Filosofia. Casado com Claudete Ferreira e pai de Nicholas e Sophia, seus mais complexos projetos.

Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.