Imagem Abertura

" Sejam à uma envergonhados e confundidos os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal. "

(Salmos 40:13)


E Eu com isso? - Metas para o ano novo... de novo?


Todos os programas, portais, jornais e revistas trazem metas para o inicio do ano que começa. Por isso dessa vez resolvi não trazer uma matéria específica aqui. Está em todo lugar.

Há uma frase interessante no livro "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" em que Gandalf em uma das muitas conversas filosóficas, diz ao pequeno Frodo:
Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado"

Essa frase só me faz lembrar daquilo que escreveu Paulo na carta aos Efésios 5:16:
"Remindo o tempo, porque os dias são maus."

Iniciou-se (já faz quase 10 dias!) 2014! Sim estamos em 2014, o que temos que fazer com esse ano que nos é dado? São tantos sonhos, metas e objetivos que traçamos como parte de nossos projetos e expectativas. Porém, é fundamental que tratemos tudo nessa vida do ponto de vista daquilo que Deus pensa a respeito dela.

Na verdade, o começo de um novo ano é uma grande oportunidade, que Deus nos dá para refletirmos sobre ações, atitudes e caminhos que deveríamos ter seguido no ano que se findou, e o que vamos de fato fazer nesse que se inicia.

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho Eterno". Salmos 139:23-24

Assim, como orou Davi ao Senhor, devemos pedir que Ele avalie nossos caminhos percorridos e alinhe nossas expectativas e planos de acordo com Sua vontade.
Essa foi a intenção de Davi, ele sabia, que para ser bem sucedido na vida, é indispensável andar nos caminhos do Criador, e que Deus tem uma definição, muitas vezes diferente daquela que temos sobre sucesso.
Andamos muitas vezes, preocupados demais com o que alcançaremos no novo ano que nasce, por vezes ignoramos até mesmo, os planos de Deus para nossas vidas.

Por isso, acho válido listar 14 atitudes que devemos colocar em prática no ano que começa:

1 - Glorifique ao Senhor. Em tudo que fizer na vida, leve em conta a glória de Deus. Do serviço na igreja, a conversa na quitanda, devemos ter em mente, a exaltação do bom Nome do nosso Salvador.

2 - Seja verdadeira e sinceramente santo, separados para o Senhor, pois santidade é natureza de Deus e daqueles que viverão com Ele, na eternidade. (1 Pedro 1:16)

3 - Fortaleça os laços de comunhão na igreja local, mais amizade, companheirismo e fraternidade, devem ser a marca da igreja de Cristo (seja a mudança, que você quer enxergar na igreja).

4 - Dedique-se mais à família. Mais alegria; paz, cumplicidade, carinho e amor devem existir na família cristã.

5 - Maior dedicação e zelo com a Bíblia. Não leia para cumprir metas, leia para aprender mais sobre Deus. A falta de conhecimento tem gerado catástrofes enormes em nosso meio. (Oséias 4:6)

6 - Ore mais. Converse mais com Deus. O que mantem um bom casamento, são as boas conversas que existem nele, somos a noiva de Cristo e viveremos eternamente com Ele. Qual tem sido o teor de nossas orações a Deus? (Mateus 6:5-13)

7 - Medite nos feitos de Deus. Esvazie-se de si e encha-se de Deus. Essa é a diferença da meditação das religiões orientais, para aquela ensinada na Palavra. Parece utopia falar de meditação, em uma época de ansiedade tecnológica que vivemos. Precisamos voltar a praticar o silêncio interior.

8 - Cresça no conhecimento e na graça de Deus. Temos que ter em mente, que todo conhecimento deve nos guiar em adoração à Deus, e toda a adoração deve nos levar a conhecê-Lo mais e melhor. É um ciclo, que, se não cumpre esse esquema, falha em seu objetivo.

9 - Simplifique mais a vida. Quando aumentamos a complexidade das coisas em nossa vida, exponencialmente também aumentamos nossos problemas e preocupações. (Provérbios e Eclesiastes de Salomão)

10 - Tenha mais fé em Deus (não apenas em seus recursos ou amizades), confie de verdade que Ele é poderoso para fazer tudo àquilo que não somos capazes de realizar. (Hebreus 11)

11 - Exercite mais seu corpo e sua mente. Caminhe mais, leia mais, viaje mais, ouça mais música, assista mais filmes e documentários que façam você refletir. (Mas lembre-se sempre dos itens 1 e 8 dessa lista)

12 - Esteja mais pronto para ouvir do que falar, a sabedoria revela-se nessa arte, a muito tempo esquecida.

13 - Seja mais grato a Deus e as pessoas. Aprenda a expressar e demonstrar a verdadeira gratidão, com palavras e atitudes de amor.

14 - Tudo que fizer, faça de coração e em verdade. Lembre-se Deus é quem avalia a intenção de uma ação. (Provérbios 21.2)

Existe uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que diz:

"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."

Pense nisso!

Graça e paz e um feliz 2014, no Senhor!


Por: Davidson Luna
Davidson Luna





Davidson Luna É formado em Desenvolvimento de Softwares pela FIAP, trabalha como Analista de Qualidade de Softwares.

Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.