Imagem Abertura

" Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos. "

(Salmos 19:13)


Point Jovem - AMOR BANALIZADO


Point Jovem - AMOR BANALIZADO

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13:35).

"...amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro" (1 Pe 1:22).


"O amor hoje está banalizado". Você concorda com isso? Para mim, hoje em dia, falar em amar não tem mais o peso da verdade e do compromisso.

Pode ser devido a uma "Era Egoísta" que vivemos. O individualismo e egocentrismo predominantes não abrem espaço para o amor verdadeiro. Hoje as pessoas se amam em tão pouco tempo e o sentimento se vai na mesma velocidade. A sociedade perdeu pelo caminho o romantismo, com toda a sua sinceridade e verdade. O amor tomou outras formas e valores, um sentimento passageiro, sem vínculo ou apego, sem nada a perder.

Qual seu conceito de amor? No amor é preciso o equilíbrio da razão e da emoção. Quem só age por impulso, numa espécie de loucura é a paixão e amor é bem mais que isso. Mas também não é algo mecânico, é algo que te abala, que mexe com você sim, mas é maduro, que te acrescenta, te faz crescer. O amor é continuo, forte.

Estava pensando sobre o amor esses dias e o defini como uma mistura de renúncias e conquistas. Pois muitas vezes e muitas mesmo, é preciso renunciar, abrir mão do que pensa, do que acha, para se conquistar a felicidade. E perceba quando fazemos isso por amar alguém não é dolorido, não acumula sentimentos ruins, afinal o amor tudo suporta.

"O amor exige responsabilidade, requer doar-se ao outro". O maior exemplo disso é Jesus, renunciou a Si mesmo, abriu mão de Sua glória, por amor a nós, para que pudéssemos conquistar a Salvação, a vida eterna e reconquistar a comunhão, o relacionamento com o Pai.

Por mais definições que darmos, o amor de fato é: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha!" (1 Co 13:4-8).

Infelizmente esse amor verdadeiro, real, está cada vez mais raro de se achar. Nós como filhos do Deus Vivo não podemos permitir isso. Afinal, se banalizamos o amor, banalizamos a Deus, pois Deus é o próprio AMOR ( 1 Jo 4:16).

Falar que ama é muito bom, mas acompanhado de atitudes que comprove isso, o torna verdadeiro. Transborde o amor de Deus, que há em você, por onde passar!

Na sua família, lembre-se filhos também dizem Eu te amo! Demonstre isso honrando a seus pais, sendo obedientes, sendo exemplo "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor " (Cl 3:20, Dt 5:16). Aos pais também, às vezes os pais se esquecem de demonstrar aos filhos que os amam. Discipline sim, mas com amor, com ensinamento "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo" (Cl 3:21).

Em seu casamento, cultive o amor. Não permitem que ele se esfrie, que vire rotina. Essa é uma das razões de um casamento cair à ruína. Então Maridos amem suas esposas "Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo" (Ef 5:28), não se irritem com elas, mas cuidem, zelem por elas, como a uma joia encontrada. (Cl 3:19; Pv 18:22). E Esposas amem seus maridos, sejam submissas, os respeitem. Sejam companheiras, amigas, conselheiras, o porto seguro! (Cl 3:18; Ef 5:22).

Amigos também amam, cuidam uns dos outros. Compartilhem das alegrias dos seus amigos, seja aquele mais chegado. Seja o irmão na hora da angústia, é nesse momento que realmente se tem verdadeiros amigos, nesse momento que se precisa de amor (Pv 17:17; Pv 18:24).

Ame o teu próximo como a ti mesmo (Mt22:39). "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Rm 13:10). Tenha palavras de amor, de consolo. Seja solidário! Coloque em prática o amor de Deus!

Não se esqueçam disso: "Andem em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Efésios 5:2).


Por: Raquel Dias
Raquel Dias Biomédica






Raquel Dias Biomédica, líder do Ministério de Jovens na IBCF e blogueira no Arte e Adoração.

Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.