Imagem Abertura

" Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acol , e ele há de passar; e nada vos ser impossível. "

(Mateus 11:28)


Santa Ceia



Consolo na Dor


Santa Ceia

Introdução

1.(I Tm.1:1), alguns eventos neste mundo causa grande impacto em nós como seres humanos. Você parou para imaginar o que foi o dilúvio? Somente os que estavam na arca construída por Noé e seus filhos estavam protegidos. Dias atrás ficamos impactados com a tragédia do Rio de Janeiro.
2. Esta semana ficamos impactados com toda aquela situação de terremoto e tsunami nas cidades do Japão. O que você falaria para uma pessoa que sofreu todo aquele drama? Que tipo de consolo você daria para uma família flagelada? Que resposta você daria para a pergunta: Onde Deus estava? Por que Deus deixou isto acontecer? Por que Deus não impediu esta tragédia?
3. Deus não foi surpreendido pelo terremoto e tsunami no Japão, mas Ele se entristece qdo as pessoas preenchem seus corações com ódio e decepção para com toda a tragédia, culpando-O de todo o ocorrido. Muitas pessoas tem buscado uma maneira de se emancipar da dor.
4. Buda em sua filosofia afirmava que se o homem quisesse escapar da dor, poderia faze-lo tornando-se o melhor possível, assim qdo morresse, sua alma se reencarnaria em um ser superior ao homem, e depois de várias encarnações, chegaria ao Nirvana, no qual o espírito do homem se imergiria na própria divindade.
5. Os estóicos: apresentaram outra filosofia para escapar da dor. Diziam: recolhe todas as tuas dores, todas as tuas tristezas, todos os teus sofrimentos e afoga tudo isto, no oceano do prazer. Comamos e bebamos que amanhã morreremos.
6. Os epicureus diziam: queres escapar da dor? Recuse-se a chorar, recuse-se a rir, recuse-se a sentir, até que chegues a ser como o aço ou granito.
7.A chamada Ciência Cristã afirma que: para se es-capar da dor, tem-se que nega-la. Deixe de pensar o que lhe dói, e pense o que não lhe dói, e verá que bom resultado dará.
8. Muitas vezes as pessoas culpam a Deus pelas tragédias em suas vidas e se fecham para Aquele que é o único que pode tirar a dor. Ou seja, o Senhor, Jesus Cristo que por sua vez afirma: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso(Mt 11:28).
9. É fundamental que não confundamos duas coisas nos momentos de perda: Deus é bom, satanás vem para matar e destruir. Independente das boas ou más circunstâncias que enfrentamos, o ap. Paulo nos ensina que o foco de nossas vidas, deve ser o Senhor Jesus Cristo, porque Ele é a nossa única e verdadeira esperança neste mundo de desesperanças.
10. Nada do que aconteceu tanto no Rio de Janeiro como no Japão mudará a nossa relação com Deus, a nossa moradia futura no céu com Ele e com todos aqueles nossos irmãos que receberam Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas
12. Jesus é o assunto para nós, ELE é nosso propósito e nosso objetivo geral, ELE é quem deve ser o nosso foco e não as nossas circunstâncias. Entretanto, existem algumas verdades que nós necessitamos ter em mente principalmente no meio de nossa dor.

1. DEUS É SOBERANO

1. Ele tem sempre sido e sempre será soberano. Neste momento, Ele tem absoluta autoridade sobre o universo inteiro. Deus continua firme em Seu trono. Eu não sei e creio que jamais saberei por que Deus permitiu o acontecer dessas trágicas. Contudo eu sei que Deus é o nosso refúgio e a nossa força, o socorro que não falta em tempos de aflição.
2. Amados e amadas, estas palavras não são declarações religiosas para se ouvir, olhar e colocar como quadro na parede. Estas são palavras de verdade, elas são palavras de Deus que não é homem para mentir.
3.Qdo um acidente terrível acontece, não é porque Deus está de férias ou porque está cochilando. De alguma maneira, o que aconteceu é uma parte do Seu plano. Todavia, eu não tenho nenhuma ideia como isso procede, a única ideia que eu tenho é que Deus irá de alguma forma fazer algo de bom após esta situação horrível, porque Deus é quem controla a sequência dos eventos e de todos os seus resultados, porque Ele é o Deus-Todo Soberano.

2. FORTALECENDO-SE ESPIRITUALMENTE

1. A comunhão com o Senhor é o mais poderoso remédio, para os problemas que nos afetam como seres humanos. Jamais podemos esquecer de que o nosso Deus excede as expectativas humanas. Uma tragédia pode fazer-nos amargos, pode deixar-nos medrosos, em pânico, como também, pode nos imobilizar.
2. Mas,o Senhor deseja que sejamos afetados de maneira diferente. A pergunta que nós devemos fazer é a seguinte: que tipo de sinal, que lição, que rumo Deus quer dar a minha vida? Apesar de estarmos numa situação confortável, sem terremoto, sem tsunami, qtos de nós estamos travados, estamos decepcionados, estamos desanimados com alguns problemas pessoais?
3. Falta de emprego, complicações financeiras, relacionamentos quebrados, estes nossos supostos problemas são de fato problemas em relação as tragédias sofri-das pelos cariocas e japoneses? Qdo ocorre uma tragédia é normal sentirmos que a vida estagnou completamente .
4. Podemos nos acomodar de tal maneira com o abatimento, a ponto de não esboçarmos nem desejo de vencer a situação; nos fechamos para qualquer possibilidade, sobrando então aquele sentimento de autocomiseração. Porém ao invés disso, por mais deprimente que a situação pareça ser, precisamos procurar nos recompor, e a oração e leitura da Bíblia é fundamental neste processo.
5. Entretanto, o que parou na verdade foi a vida como a conhecíamos. Nossa nova vida, sem aquilo que perdemos, continua. E, mesmo que seja difícil imaginar o futuro diferente, a cura e a restauração estão ocorrendo. Embora a perda possa ter sido súbita, a transição para a nova vida deve ser feita mediante um passo de cada vez.
6. Ou seja, não ficarmos presos àquela circunstância à melancolia e as lágrimas que nos impedem que o enxerguemos mais além, mas estarmos dispostos a olhar para frente, porque a alegria do Senhor nos fortalecerá.
7.Portanto,jamais devemos rodear a perda com os nossos braços, e sim deixarmos o Senhor nos rodear com os Seus divinos braços, pois Ele conhece o nosso sofrimento e nos dará o conforto de Sua presença e o bálsamo do Seu amor cuidadoso, capacitando-nos a dar cada passo na nova vida, e, continuamente, carregar o nosso fardo.

Conclusão

1. É fácil desligar a TV por estarmos cansados de ver e ouvir acerca dessas tragédias, por parecer que a TV só fala sobre isso. Dessa forma, ficamos isolados em nosso mundo particular, curtindo a nossa pequena dor, com aquele falso bem-estar: como podemos ajudar? Ao invés de desligar a TV, deveríamos abrir nossos olhos não só para a tragédia de morte, mas a tragédia de qtas pessoas morreram sem conhecer Jesus Cristo como seu único Salvador.
2. Deveríamos interceder, chorar aos pés do Senhor pela salvação tanto espiritualmente como fisicamente dessas pessoas flageladas. Ao mesmo tempo, começar a nos importar com as pessoas ao nosso redor, que a qualquer momento podem sofrer tragédias terríveis, e precisam da mensagem curadora do evangelho do Senhor Jesus Cristo.
3. Ouça-me. Você sabia que a cada minuto cerca de 100 pessoas morrem em todo o mundo? E que entre 10 dessas pessoas que morrem, 7 delas morrem sem ter Jesus como Salvador de suas vidas? Deixe-me explicar melhor a estatística:
4. Do ano passado para o ano atual, 64 milhões de pessoas morreram.
5. Do mês passado ao atual 4,5 milhões de pessoas morreram.
6. Da semana passada para a semana atual 1 milhão de pessoas morreram.
7. De ontem para hoje, 150 mil pessoas morreram.
8. De uma hora atrás, até este momento enquanto estamos em culto, 6 mil pessoas morreram.
9. De um minuto atrás, qdo eu comecei a falar desta estatística, 101 pessoas morreram. Saiba que neste período, de 10 pessoas neste mundo que estão dando seu último expiro como ser viventes, 7 delas estão morrendo sem Jesus Cristo por toda a eternidade.

Reflexão

Quanto de nós como crentes, temos pensado nisto? Ou só estamos no canto chora mingando os nossos problemas? Qdo será que veremos todas as situações e circunstâncias deste mundo e seus habitantes como Deus os veem?


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.