Imagem Abertura

O cântico e a transformação


introdução

1. (Sl.101:1-8) ? Na doutrina e na prática algumas coisas são inseparáveis no cristianismo. Como exemplos citam-se: fé e obras, conversão e autonegação, amor e misericórdia, confissão e perdão, morte e ressurreição, pão e vinho.

2. Uma das decisões do salmista é não separar ou louvor do caráter. Em todo o teor do salmo ele demonstra que sempre louvaremos melhor ao Senhor, qdo fazemos aquelas coisas que são agradáveis à Sua vista.

3. A página talvez mais severa de toda a Bíblia denuncia exatamente o divórcio entre as formas exteriores de culto e a pureza de coração. Isto é, Deus não suporta uma adoração cheia de iniquidades.

4. Assim sendo, o salmista se compromete remover as más obras para bem longe do seu viver, porque deseja ser limpo pelo Senhor, criando condições para o perfeito louvor, e assim desenvolve a bendita associação entre o caráter e o cântico, e entre o cântico e o caráter.

aplicação

1. (At.3:19) ? após o milagre da cura do coxo de nascença, o ap. Pedro aproveita a oportunidade para proclamar Jesus, o Senhor e Salvador. O aspecto mais notável aqui é que o ap.Pedro desvia os olhos da multidão do coxo curado e deles como apóstolos e os fixou em Jesus, quem os homens haviam rejeitado.

2. Tendo exaltado o nome de Jesus, o ap.Pedro encerra seu sermão desafiando os ouvintes, porque eles precisavam de arrependimento e conversão. As bênçãos do arrependimento são: cancelamento, perdão total dos seus pecados e o refrigério para as suas almas com a presença de Deus.

4. Alegria sobrenatural de refrigério não tem nada a ver com circunstâncias ou com nossos esforços pessoais. Ambos são presentes de Deus e são visíveis as evidências que temos estado na presença Dele. Não existe substituto para os momentos na presença do Senhor, e a presença Dele deve sempre produzir transformação.

5. Muitos cristãos acreditam que podem habitar na presença de Deus e permanecer inalterados em seus estilos de vida e em sua indisposição em servir no Reino de Deus. Deus não concorda. Porque Ele sempre se revela a nós com um divino propósito. Ele não está interessado em meramente nos emocionar ou nos entreter.

6. Saiba que se nos temos estado com Senhor, nós O refletiremos. Isto é, a presença do Senhor tem um poder transformador que não pode e não deixará a vida humana inalterada.

7. Aqueles que realmente passam momentos na presença do Senhor saem com um forte sendo de amor e perdão pelos outros, combinado com uma ardente compaixão pelo perdido.

8. Na maior parte das vezes, essa transformação se revela de modo que sirvamos ao Senhor e aos outros ao nosso redor. Cada vez que nos reunimos neste local na presença do Senhor, não somos apenas ouvintes, somos uma comunhão do povo de Deus.

9. Qdo vamos ouvir uma palestra, ou vamos ver uma peça no teatro, normalmente não nos importamos quem são as pessoas que estão ao nosso lado. Elas não representam nada para nós, e vice-versa.

10. No teatro há uma plateia, mas não deve ser assim na IBCF, porque aqui estamos reunidos e unidos pela mesma fé e porque nos amamos em Cristo Jesus.

11. A presença do Senhor nos transforma, e por isso nós aqui devemos ter uma consideração mútua e uma constante disposição de renunciar um pouco por amor a outros em favor de quem Jesus morreu.

12. Os jovens e adolescentes têm os seus direitos, porém não insistirão neles, qdo sabem que fazê-lo causará irritação e vexame aos mais velhos. Os mais velhos têm as suas reivindicações, entretanto, por amor aos jovens, receberão com alegria aquilo que não lhes é tão interessante.

13. E, qdo um hino ou cântico é cantado, todos juntos cantarão, seguindo as instruções do dirigente(ficar em pé, ler a Bíblia, orar, falar amém, etc.). Tudo isso constitui a essência da verdadeira adoração e da verdadeira gratidão ao Senhor, pois a presença Dele nos transforma.

14. Em um teatro, podemos esquecer-nos de nós mesmos, absorvidos pela excitação da peça. Mas a igreja do Deus vivo, a IBCF, não é um teatro, mas, se ela tornar-se teatral, a sua verdadeira adoração desaparece com todas as suas bênçãos.

conclusão

1. Todo crente que desfruta da presença de Deus, é transformado com um verdadeiro coração de servo, é ligeiro em perdoar e esquecer-se das feridas e erros infligidos pelos outros.

2. Sempre escolhe abençoar, quer fazendo atos de bondade, trazendo alegria aos outros, quer amando ativamente o desamado através de tangíveis ações de serviço.

3. Adorar a Deus e servir aos outros, se torna a nossa ardente missão nesta vida, tal como elas se tornaram para Jesus os apóstolos.

Com certeza o mundo verá a diferença na vida daqueles que alegam ter estado na presença de Deus. Leitura de (At.3:19). Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.