Imagem Abertura

" Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti. "

(Salmos 51:8)


Não aguento mais você! - Parte II


introdução

1. (Ex.32:1-14), não é somente um texto assustador, mas é também um texto singular. Deus estava prestes a destruir o Seu povo. Isso é assustador. Deus mudou de ideia? Isso é singular. A nossa tendência é fazer perguntas sobre a natureza de Deus, esquecendo-nos de que Deus escolhe revelar aspectos de Si mesmo somente no contexto de relacionamento direto com outras pessoas.

2. No texto, Deus teve compaixão do povo de Israel após ouvir Moisés que era a pessoa escolhida por Deus para liderar Seu povo. Resumidamente, Deus designou o intercessor que Ele estava disposto a ouvir. Se não houvesse alguém para interceder, Deus teria realmente destruído o Seu povo, Ele não estava brincando com Moisés.

3. De fato, o povo estava em situação terrível de perigo. Porém, Deus já havia providenciado a pessoa para lidar com o problema que o pecado do povo de Israel havia causado diante da Sua santidade. O texto mostra-nos o coração de Deus por Seu povo. Ele providenciou alguém para interceder a seu favor.

4. Se perdermos de vista o contexto maior, teremos a impressão de que Deus não tinha ideia do que iria acontecer e não estava controlando o universo que criou. Deus pode parecer para muitos de nós, um grande brigalhão, preste as perder o controle. O texto não enfatiza a combinação explosiva de um Deus santo com o mal horripilante.

5. Ao contrário, o texto destaca o intercessor designado por um Deus misericordioso. Moisés foi um intercessor qualificado para se colocar efetivamente entre Deus e o objeto de Sua ira, agindo em favor do povo, pela iniciativa misericordiosa de Deus. Deus não apenas aceita os intercessores, mas age para se certificar que a intercessão aconteça.

6. Ele não tem nenhuma obrigação de ir ao encalço de alguém e lhe contar Seus planos para punir e disciplinar, como se precisasse de permissão ou aprovação. Contudo, Ele procura ir ao encontro e estabelece determinadas pessoas para se colocarem entre Ele e aqueles sobre quem a Sua ira está prestes a cair.

7. Deus foi maravilhoso ao apontar Moisés, e outros mais, inclusive nós nos dias de hoje, para sermos intercessores na presença Dele, para colhermos resultados extraordinários, tudo para a glória Dele. Por isso Ele ainda faz o apelo citado por (Ez.22:30). Deus não se deleita em destruir o ser humano, ao contrário, Ele sempre ansiou por alguém que investisse nos seres humanos desta terra e interceda por eles.

aplicação

1. Há muitas situações em que somos levados a gritar: não aguento mais você:

(a). Se você é um filho ou filha de qualquer idade, você pode ter um pai e mãe que constantemente, lhe faz críticas injustas.

(b). Ou se você é um pai ou uma mãe, pode ter um filho ou filha rebelde que o insulta e desobedece em vez de amá-los.

(c). Você pode ser um estudante que não agrada um professor exigente.

(d). Você pode ser um excelente empregado(a), mas o seu patrão não gosta de você, e quer demiti-lo(la), para dar o seu emprego a um amigo(a) dele.

(e). Você está dirigindo o seu carro e obedecendo ao limite de velocidade, mas o motorista atrás de você está com pressa, toca a buzina, lhe faz um gesto obsceno e solta palavrões contra você, enquanto dirige.

(f). Você possui o seu estabelecimento, e trata bem os clientes, contudo, um competidor apresenta preço inferior ao seu e o acusa de trabalho sem qualidade.

(g). Você foi casada a 15 anos, ajudou o seu marido na faculdade, deu-lhe 3 filhos, e, ele acabou de dizer que não a ama mais, e que vai casar com uma colega da faculdade.

(h). Você trabalha, recebe o salário, economiza, gasta-o tudo em sua casa, e sempre alguém da sua casa, questiona: onde você tem gasto o dinheiro do seu salário? E ainda deu um presente para o pastor de R$10,00?

2. Esses são apenas alguns cenários possíveis. Certamente, existem muito mais, e, naturalmente, ninguém está imune à enormes irritações e à injustiça. Todavia, se reconhecermos que somos escolhidos por Deus para interceder por estas pessoas que nos maltratam, cresceremos e colheremos grandes bênçãos.

3. Na pessoa de Jesus, Deus-Pai supriu tudo qto necessitamos como o nosso único e verdadeiro intercessor (I Tm.2:5). Isso significa que não estamos sozinhos em tempos difíceis com relacionamentos difíceis ao nosso redor. Jesus esta intercedendo por nós. Ele é o escolhido de Deus-Pai, que agora está operando na função que Lhe foi reservada e ordenada pelo Pai. Tudo o que Ele pedir ao Pai, certamente acontecerá.

4. É bom lembrar que toda a nossa família precisa aprender sobre a importância da oração e se dedicarem a sua prática, pois só com a absoluta confiança em Jesus, que intercede por nós, teremos sabedoria, força, poder, amor, para entrarmos na vida de pessoas irritantes e rebeldes, para serem levadas ao controle dado pelo Senhor. Sem a nossa intercessão, elas serão destruídas.

5. A intercessão ativa e contínua de Jesus é exatamente o que eu e você precisamos qdo sentimos que a nossa ira contra essas pessoas irritantes está saindo do controle. É também o que a nossa família necessita qdo está fora de controle. Sendo assim, qdo reconhecemos o papel ativo de Jesus em nossos conflitos, ao invés de fugir, de brigar, começamos a ajudar uma pessoa de quem menos gostamos e que muito nos irrita.

6. Nos conflitos, Jesus está intercedendo tanto para mudar a minha vida como a vida da outra pessoa que me irrita, na verdade, Ele deu a Sua vida para garantir que essa mudança ocorra. Todavia, é tão fácil olhar para alguém e presumir que ele ou ela, terá sempre, as características que eu e você odiamos naquele momento.

7. A pessoa será sempre irritante, impulsiva, chorona, sempre verá nuvem negra no céu claro, sempre será manipuladora, murmuradora, invejosa, insegura, nunca mudará. Essas pressuposições falsas negam terminantemente a obra de Deus-Esp.Santo em nossas vidas. Elas são ecos do meu e do seu coração incrédulo que não quer ser incomodado para amar essas pessoas irritantes.

8. Tais ecos em nosso coração impedem de sermos intercessores, e certamente serão pessoas perdidas, destruídas, tanto espiritualmente, como emocionalmente e fisicamente. Nós temos que ser fiéis intercessores por elas, mesmo que nos desprezam, pois estamos participando dos esforços chave de Deus na terra para mostrar a Sua fidelidade a nós como Seus filhos e colher grandes vitórias sobre o mal, destruindo o plano do inimigo.

9. Pois essas pessoas que nos irritam, serão pessoas radiantes da glória de Deus, e desfrutarão dos benefícios da obra de Jesus em suas vidas. Isso não quer dizer que as coisas se resolvem perfeitamente em questão de minutos.

10. Observe que Deus-Pai falou de novo sobre destruir todos os israelitas qdo eles voltaram a se rebelar contra Sua ordem de entrar em Canaã. E, mais uma vez, Moisés se colocou na brecha para interceder a favor do povo(Nm.14:17-19).Moisés orou pedindo que a força de Deus se manifestasse. Essa força pedida, não tem a ideia de poder em termos para não mais ter que enfrentar as situações ou as pessoas indesejáveis.

11. Moisés pediu algo inteiramente diferente, pois Ele pediu que Deus fosse fiel ao que havia dito sobre Si mesmo, que Ele fosse tardio para irar-se, abundante em amor, perdoando o pecado de Seu povo mais uma vez. Em outras palavras, que Deus mostrasse Sua força por meio de Sua misericórdia.

12. Penso que é o mesmo tipo de oração que Jesus faz nos céus, a favor do melhor para as pessoas que cometeram os piores erros, tanto para comigo e com você, como para Deus-Pai. Se Jesus ora dessa maneira, por mim e por você, devemos também orar igualmente por aqueles que nos irritam.

13. Às vezes os planos de Deus para transformação exigem que se passe várias vezes por situações semelhantes, mas, os Seus divinos planos para redimir, resgatar e transformar as pessoas que mais nos irritam de fato se realizará. Embora não é de acordo com os nossos planos de horário, dia, mês e ano.

14. Na verdade, o plano de Deus para as vidas das pessoas que nos irritam, geralmente implica mais dificuldades na minha e na sua vida do que gostaríamos. Sendo assim, Ele mesmo nos designa como intercessores dessas vidas, para que tenham o melhor Dele. Portanto, peça ao Senhor que nos dê o desejo de sermos perseverantes com essas pessoas difíceis, assim como Ele tem sido conosco.

conclusão

1. A nossa motivação sempre deve ser o preservar da glória de Deus em nossa vida pessoal, e em nosso lar, bem como, alcançando a nossa IBCF e toda a sociedade itaquerense. Creio que preservamos a glória de Deus qdo ao recebermos um tratamento injusto, em vez de gemermos, resmungarmos, reclamarmos e vingarmos, devemos interceder diante do Senhor, pois fizemos alguma coisa que Ele gosta e tem uma recompensa preparada para nos dar.

2. Isto é, devemos agir como Jesus agiu (I Pe.2:21-23). Desde que genuinamente queremos preservar a glória de Deus, não há sofrimento injusto que suportaremos em nosso viver que não tenha um motivo por trás dele. Qualquer que seja esse sofrimento injusto que suportamos, resultará em uma bênção do outro lado.

3. Preservamos a glória de Deus qdo reconhecemos que a pessoa que nos maltratou, nos irritou injustamente, pode ser perdoada do seu pecado, salva e liberta do seu mau comportamento, porque o Senhor tem um propósito de ser glorificado pelo sofrimento que suportamos enquanto somos maltratados.

4. Nosso Pai Celestial é um grande doador, e Ele quer nos abençoar por suportar os maus-tratos e sofrer por Sua causa(I Pe.3:9-12). Como preservamos a glória de Deus? Qdo suportamos o tratamento injusto, as irritações injustas, a aflição, a perseguição, a indiferença, a ingratidão, qdo o nosso patrão nos coloca na casa do cachorro.

5. Qdo nossos entes queridos e amigos nos criticam e nos xingam, qdo nada parece que vai dar certo, e ainda escolhemos obedecer ao Senhor, abençoando estas pessoas, dando a elas o que não merecem, o perdão, do mesmo modo que fomos perdoados por Jesus. Portanto, estabeleça esse modelo de oração de intercessão pelas pessoas que nos irritam.

6. Deus-Pai, em o Nome de Jesus, não dê a ele (ou a ela) o que merece. Mostre-lhe quão perigoso é esse caminho que ele (ou ela) traçou em seu coração. Faça com que ele(ou ela) volte atrás antes que destrua a si mesmo(a).

7. Saibam que a oração não é sinônimo de solução para pedirmos a Deus como queremos, mas sim solução para o que pedimos a Deus como Ele quer, preservando a Sua glória. Crendo assim, o foco da nossa intercessão deve ser o Senhor Jesus, sendo que o ponto principal dela deve ser que o Senhor continue caminhando conosco, e que a paz Dele seja constante em nossos relacionamentos.

8. A vida crista tem muitos benefícios, mas é a vida de um soldado. E o Senhor ordena que o Orar, interceder deve ser o nosso alvo e prática com os relacionamentos frustrantes e irritantes. É o que Ele espera. É o que o Senhor Jesus Cristo faz por nós. É parte do trabalho de Deus-Esp.Santo que habita em nós. E é parte do que o Deus-Triúno espera que eu você sejamos, para preservar a glória Dele. Amém! (entregar projeto 7 minutos).


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.