Imagem Abertura

" Bradem de júbilo e se alegrem os que desejam a minha justificação, e digam continuamente: Seja engrandecido o Senhor, que se deleita na prosperidade do seu servo. "

(Salmos 35:27)


Santa Ceia do Senhor



Escandalizados


introdução

1. O pescador sabe que para ter sucesso com a isca preparada para fisgar o peixe, ela deve estar bem escondida, atraindo o peixe para dentro do anzol. O diabo faz o mesmo conosco, sendo sutil cujo maior deleite está no engano. Uma de suas iscas mais enganosas e traiçoeiras é algo com que todo crente se depara: a ofensa.

2. Na realidade, a ofensa não é mortal, se ela ficar na armadilha. Mas, se a pegarmos, a consumirmos e alimentarmos os corações com ela, ficaremos escandalizados. Pessoas escandalizadas produzem frutos com dor, raiva, ciúme, ressentimento, amargura, ódio e inveja.

3. Algumas das consequências de permitirmos ser escandalizados são insultos, ataques, divisão, separação, relacionamentos quebrados, traição e tropeço. Frequentemente, aqueles que são escandalizados não percebem que caíram na armadilha. Não estão cientes de sua condição, por se concentrarem no mal que lhes fizeram. Estão negando sua situação.

fato

1. (Lc.17:1) ? a palavra escandalizar originalmente se referia à parte da armadilha onde se colocava a isca. Desta forma, a palavra significa montar uma armadilha no caminho de alguém. No contexto do Novo Testamento, ela geralmente descreve um engodo, uma isca para pescar do diabo. Isto é, o escândalo e a ofensa são ferramentas do diabo para levar as pessoas cativas.

2. Jesus deixou claro que é inevitável que sejamos escandalizados. Mesmo assim, muitos de nós ficamos chocados, confusos, e, até mesmo, surpresos qdo isso acontece. Acreditamos que somos os únicos a sofrer uma ofensa. Isso nos deixa vulneráveis a raiz de amargura, de maneira que mantemos a ofensa escondida num manto de orgulho.

3. O orgulho nos impedirá de admitir a nossa verdadeira condição, nos impede de lidar com a verdade, faz com que nos vejamos com vítimas, nos fazendo esquecer que só porque fomos maltratados não podemos nos agarrar a ofensa. Assim sendo, construímos muros qdo somos feridos, para salvaguardar nosso coração e prevenir futuras ofensas.

4. Tornamo-nos seletivos, barrando a entrada de todos os que nos ofenderam, selecionando todos os que nos devem algo. Negamos-lhes o acesso até que nos paguem tudo o que devem. Abrimos a nossa vida só àqueles que acreditamos estarem do nosso lado. Frequentemente, essas pessoas que estão do nosso lado, estão ofendidas também.

5. Portanto, não importa o qto eu e você tem se atualizado em seminários, escolas bíblicas, não importa qtos livros tem lido ou qtas horas passa orando e estudando. Se formos ofendidos e recusamos a perdoar e arrepender-nos do pecado, ainda não alcançamos o conhecimento da verdade. Estamos em engano, e ainda confundimos outros com a nossa vida hipócrita.

6. Uma desculpa comum para a nossa desobediência, é a ofensa. Há uma sensação de falsa autoproteção qdo guardamos uma ofensa. Ela impede de ver as nossas próprias falhas de caráter, porque a culpa é transferida a outra pessoa que nos ofendeu, sempre estaremos enxergando só as falhas de nosso ofensor.

7. Muitos de nós servimos ao Senhor de todo o nosso coração e passamos por situações muito difíceis por sermos maltratados injustamente por ímpios ou por crentes, entretanto, ficar ofendidos, escandalizados apenas cumpre o propósito do diabo em nos tirar da vontade de Deus.

8. Isso acontece porque qdo não enfrentamos conflitos diretamente, há uma grande oportunidade de sairmos do ambiente onde fomos ofendidos. Por isso muitos acham que igrejas são como lanchonetes, podem escolher e pegar o que mais gostarem. Ficam em lugares enquanto não houver problemas, esquecendo que não somos nós que escolhemos a qual igreja ir e servir. Deus é quem escolhe.

9. Jesus é único pastor perfeito. Então, por que nós não enfrentamos dificuldades em vez de correr delas? Lembre-se de que estamos onde Deus quer que estejamos e o diabo vai tentar nos escandalizar para que saíamos do lugar onde Deus nos colocou. Todavia, se resistirmos, mesmo em meio a um grande conflito, acabaremos com os planos do diabo.

10. As pessoas ofendidas reagem a uma situação e fazem coisas que parecem ser corretas, mesmo que não sejam inspiradas por Deus. Qdo retemos uma ofensa em nosso coração, filtramos tudo através dela. Esquecemos que não somos chamados para reagir, mas, sim, para agir.

11. Geralmente qdo nos sentimos pressionados, buscamos uma resposta de Deus. Mas, se Ele nos coloca numa situação difícil para nos refinar e fortalecer, e não para nos destruir, sendo assim, Ele nos responde: fique exatamente onde está. Não faça nenhuma mudança.(Is.55:12)

12. Jamais devemos evitar aquilo que Deus envia para que amadureçamos. Sair com espírito crítico ou ofendido não é o plano de Deus. Porque qdo estamos fora da vontade de Deus, nunca seremos bênção ou ajuda em outra igreja. Qdo estamos fora da vontade de Deus, até mesmo os bons relacionamentos são abalados.

13. Qdo saímos do lugar escolhido por Deus, nossas raízes atrofiam. Na próxima vez, será mais fácil fugir da adversidade porque impedimos que as nossas raízes se aprofundassem. Chegará o momento em que não teremos força para enfrentar a adversidade ou a perseguição.

14. Tornaremos-nos um errante espiritual, perambulando de um lugar para o outro, desconfiado e temeroso de que outros irão nos maltratar, e acabamos ficando impedidos de produzir verdadeiros frutos espirituais, viveremos uma vida egocêntrica, comendo os resto dos frutos dos outros.

15. Se sairmos de uma igreja, ou um emprego, ou de um relacionamento de namoro ou amizade com ressentimento e amargura, entraremos na próxima igreja ou no próximo emprego, ou no próximo relacionamento de namoro o de uma amizade com a mesma atitude. Será mais fácil, então, sair do próximo relacionamento, mas também com as do relacionamento anterior.

16. Estatísticas apontam que 60 a 85% das pessoas divorciadas, acabam separando-se novamente após o novo casamento. A maneira pela qual a pessoa deixou o seu primeiro casamento, determina o caminho para o segundo, terceiro, etc. Normalmente culpam o outros e ficam cegos ao seu próprio papel e características, e, para piorar a situação depois, eles adicionaram o medo de serem magoados.

17. Geralmente, vemos as situações em nossa vida através de lentes de curto alcance. Isso distorce a imagem real. Deus enxerga o aspecto eterno daquilo que passamos. Se enxergarmos as situações só de nossa perspectiva limitada, duas coisas podem acontecer: (1) ? seremos presas fácil à ofensa, seja ela de Deus ou de pessoas ao nosso redor. (2) ? podemos ser facilmente enganados pelo diabo, que usará algo que pareça correto no momento, mas seu grande plano é usar aquilo para a nossa destruição.

Aplicação

1. (Mt.6:12-15) ? vivemos numa sociedade na qual nem sempre se fala seriamente. Consequentemente, na maioria das vezes, não cremos que os outros são sinceros qdo falam algo para nós. A começar da infância. Um pai diz a uma criança: se você fizer isso novamente você vai apanhar. Ela não só faz isso novamente, como repete o ato inúmeras vezes.

2. Após cada episódio, ela recebe o mesmo alerta. Geralmente, não se toma nenhuma atitude de correção. Se a correção ocorre, é mais branda do que o prometido ou muito mais severa, porque o pai está frustrado e irritado. Ambas reações informa a criança de que o pai realmente não falava sério, o que ele disso não era de fato verdadeiro.

3. Assim sendo, a criança aprende que nem tudo que uma autoridade diz é verdade. Então, fica confusa, sobre qdo, e se deve levar a autoridade a sério. Essa atitude é projetada em várias áreas de sua vida. E a visão da criança em relação aos professores, líderes, amigos e chefes passa pelo mesmo padrão referencial.

4. Mas, qdo se torna adulta, ela aceita este fato como normal. Suas conversas agora consistem em promessas e afirmações, nas quais dizem coisas que realmente não pretende cumprir. Ex.: encontramos alguém conhecido, que há tempo não temos contato, mas estamos com pressa, não temos tempo para um conversa. Então cumprimentamos: louvado seja Deus, como é bom ver você!

5. Damos um abraço, e terminamos a conversa assim: precisamos almoçar juntos. A verdade é que não queríamos encontrar aquele conhecido, não estávamos pensando em Deus para louvá-lo, bem como, não tínhamos nenhuma intenção de convidar a pessoa para almoçar. Penso que atualmente, não falamos seriamente em um quarto do que conversamos.

6. Não é de admirar que tenhamos tanta dificuldade em saber se devemos levar a palavra de uma pessoa a sério. Mas, qdo Jesus fala, Ele quer que O levemos a sério. Não podemos tratar o que Ele diz da mesma forma como tratamos as outras autoridades ou relacionamentos em nossa vida. Ele é fiel, mesmo qdo somos infiéis. E, qdo Jesus falou(vs.14,15), falou seriamente.

7. Fico a pensar que a falta de perdão é tão excessiva entre nós crentes, que não queremos levar essas palavras de Jesus a sério. Entretanto, o modo como perdoamos, liberamos e restauramos as pessoas que nos ofenderam, é o mesmo modo como seremos perdoados.

8. Em outras palavras, devemos perdoar assim como o Senhor perdoa, sem limites, pois ele deixou bem claro que, se não perdoarmos, não seremos perdoados. Diante desse aspecto, devemos lembrar de que Ele não é como nós, Ele fala sério.

conclusão

1. Ficar livre de ofensa requer esforço, porque muitas vezes pessoas nos ofendem, deixa-nos escandalizados e não é fácil perdoá-las. Todavia, qdo contrastamos o que foi pago por Jesus na cruz a favor de nosso perdão eterno, não há comparação se achamos que fomos ofendidos e traídos injustamente.

2. Se ainda temos dificuldade em perdoar, perdemos a noção da misericórdia que nos foi estendida no plano eterno da salvação em Jesus. Sendo assim o primeiro passo para a cura e libertação é reconhecermos que estamos magoados. Dessa forma, devemos buscar o Senhor e apropriarmos do perdão dado por Ele, isto é, pensar na realidade do inferno e no amor perdoador Dele que nos salvou disso.

3. Em outras palavras, o crente que decide ter prazer na Palavra de Deus em meio à adversidade evitará se sentir ofendido. A chave é sempre a nossa obediência aos princípios da Palavra de Deus na prática do perdão incondicional.

4. Qdo agimos assim, ficaremos mais fortes e compassivos, bem como, cada vez mais seremos apaixonados por Jesus. E assim, demonstraremos a Sua glória em nossos relacionamentos. Isso é agradável aos olhos de Deus. Amém!

PÃO

O amor de Deus é a chave para a libertação da isca da ofensa. Esse amor deve aumentar continuamente e se fortalecer em nosso coração.

VINHO

Enquanto você ouvia esta mensagem, Deus-Esp.Santo pode ter lembrado você dos relacionamentos, do passado ou do presente, dos quais guarda mágoa. Perdoe cada um separadamente. Cancele a dívida que têm para com você, faça uma oração assim: Deus-Pai, em o Nome de Jesus, eu reconheço que pequei contra Ti por não perdoar aqueles que ofenderam. Eu me arrependo disso e peço o Teu perdão. Assim, de todo o coração, eu decidi perdoar (diga os nomes das pessoas e libere cada um individualmente). Tudo o que eles fizeram comigo deposito sob o sangue de Jesus. Eles não me devem mais nada. Cancelo todos os seus pecados contra mim. Peço que os abençoe e leve-os a um relacionamento íntimo Contigo. No o Nome de Jesus, amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.