Imagem Abertura

" O Senhor é o meu pastor; nada me faltar . Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. "

(Salmos 23:3)


o trabalho das nossas mãos(5)


introdução

1. Hoje nós estamos inseridos numa sociedade que adora prazer e entretenimento. Algumas pessoas estão trabalhando apenas para obter um salário, vivendo apenas para o fim de semana. Trabalho para algumas pessoas é apenas um mal necessário para pagar as suas diversões.
2. Entretanto, outras pessoas trabalham muito, são pessoas que tem uma necessidade compulsiva de trabalhar. São pessoas que trabalham de 60 a 80 horas por semana para ganhar mais do que os outros ao seu redor. Para a maioria de nós, um dos resultados de nosso trabalho é só o salário no fim do mês. Embora o dinheiro não seja a única recompensa, mas por algum motivo o dinheiro é visto de forma diferente. Reagimos de forma positiva ou negativa, em geral, tentamos não falar dele.
3. Que impacto o dinheiro tem em nossas vidas? Precisamos do dinheiro para fornecer nossos bens materiais básicos, mas ele também traz felicidade? Enquanto que a maioria de nós diz não, porém, estamos ansiosos para ficarmos ricos. Imaginamos que aquelas férias de luxo poderiam fazer a diferença.
4. Muitos de nós aguardamos e até oramos para ganhar muito dinheiro. Jogamos na loteria, ligamos no número fornecido pela televisão para sermos premiados. Lemos as revistas que mostram a vida dos ricos e famosos, os seus carros, motos e as suas sublimes casas desenhadas por arquite tos que enchem as páginas e influenciam nossas metas.
5.Ficamos tão influenciados por nossas fantasias em sermos ricos, tão fascinados em perseguir a sorte que, no dia-a-dia, deixamos de trabalhar com sabedoria. O desejo por mais dinheiro tem enfraquecido a vida de espiritual e vida profissional de muitos crentes. O motivo é que o dinheiro pode comprar quase tudo o que queremos.
6. E, o problema é que temos a tendência de querer apenas as coisas que o dinheiro pode comprar. Sendo assim, buscar riquezas perecedoras e confiar nelas é algo que ocupa o nosso coração. Todavia, a Palavra de Deus afirma: quem ama o dinheiro jamais se farta dele, e quem ama a riqueza nunca se farta dela, em outras palavras, as riquezas não satisfaz, só traz esgotamento físico e inquietação na vida.
7. Este é um cuidado que devemos ter como filhos e filhas de Deus. Não estou dizendo que não podemos almejar uma vida melhor. Estou evidenciando o cuidado com esta ideia de ter e cada vez mais ter, porque a tendência de quem ganha muito é querer mais e mais.
8.Entretanto,é bom lembrar de que o melhor que levamos desta terra é o relacionamento com o Senhor e não as conquistas materiais. Portanto, que lição podemos aprender para a nossa vida? A BENÇÃO DE DEUS TORNA A NOSSA VIDA RICA. (2 aspectos)
I- DEFINIR: O QUE É RIQUEZA? (Ef.4:28)
1. No texto o ap.Paulo nos ensina que devemos trabalhar com mãos santificadas e lavadas pelo sangue de Jesus, ocupadas naquilo que é bom. E, em vez de roubar, ficar tentando a sorte, fantasiar em ser rico, devemos ser generosos com os necessitados. É Deus quem dá todo o sustento para a nossa vida. Ele é quem permite trabalharmos, ganhar e possuir as coisas.
2. Diante desse fato, o ap. Paulo enfatiza que nós como filhos e filhas de Deus, não trabalhamos meramente para ter, mas sim para que tenhamos o que repartir com o que tiver necessidade. Porque todo o trabalho é para sobrevivência e não para vida eterna. E, se formos fiéis a este princípio aqui exposto pela Palavra de Deus, o Senhor canalizará mais riqueza através de nós para ajudar mais pessoas, pois é melhor dar!
3. Então a realidade espiritual é que a nossa escolha deve ser a de servir ao Senhor Jesus, reconhecendo-O como nosso Mestre para mantermos o dinheiro em seu verdadeiro lugar, como nosso escravo e não como o nosso dono e senhor. Se o dinheiro nos dirige, ele tende a nos tornar egoístas e elimina todos o nossos outros relacionamentos.
4. Riqueza não é apenas a acumulação de dinheiro, embora muitos não concordam porque sempre estamos a dizer: se tivéssemos mais dinheiro, seríamos mais felizes, poderíamos mandar nossos filhos para uma excelente escola particular, trabalharíamos bem mais a vontade, poderíamos viver em outro lugar, poderíamos estar mais envolvidos no ministério.
5. Afirmações assim estão ditando que o dinheiro é a resposta para tudo, ao invés de Deus. Há um provérbio russo que diz o seguinte: Nem tudo que reluz é ouro. Trabalhamos com pessoas ricas, pessoas importantes, excelentes profissionais. Apesar de toda a sua maravilhosa aparência exterior de sucesso, a despeito de sua riqueza e prestígio, continuam sendo pobres no espírito.
6. Continuam com a alma vazia e infeliz, sem alegria, seguras nas garras de ferro e na prisão insensível do senhor errado, o diabo. Em contraste, há riquezas mais preciosas na vida, porque não são produzidas por seres humanos, são oriundas da bênção de Deus. São as riquezas de amizades profundas, de lealdades, de capacidades para resolver as coisas.
7. Uma consciência clara, um coração puro que permite colocarmos nossa cabeça no nosso travesseiro à noite e descansarmos em paz, por pertencermos ao Senhor Jesus, o Dono da nossa vida. É maravilhoso saber que somos pessoas envoltas numa paz tranquila, profunda e sólida, belíssima de se contemplar.

8. É realmente uma grande riqueza, termos um casamento autêntico e fiel, uma família unida com atitudes de integridade e honestidade. Ser membro da IBCF e simultaneamente ser um trabalhador honesto que irradia uma confiança serena e uma alegria tranquila que sobrepuja todas as tragédias e adversidades do nosso tempo.
9. É isso que nos torna homens e mulheres portadores de uma grande riqueza. Certamente o dinheiro fará parte dessa nossa riqueza, mas, não é o elemento essencial, porque estamos sob os cuidados de Deus e temos plena satisfação nisso. É a bênção Dele que nos enriquece, e não inclui nenhuma dor. Louvado seja o Senhor que torna a nossa vida rica a cada dia.
II ? NOVA RESOLUÇÃO (Ef.4:28)
1. O ap. Paulo afirma que o furto pode ter lugar em várias formas: roubo propriamente dito, obtenção de riqueza por meio de falsidade, falha no pagamento de dívidas e recebimento do salário sem se esforçar em produzir, pois o pensamento do ladrão é o que é seu é meu, vou tomá-lo.
2. Não importa o que pensamos, não importa os nossos sentimentos, importa é que o ladrão quer a sua própria satisfação. Ficamos chateados e vingativos qdo o ladrão leva alguns dos nossos pertences materiais, mas, infelizmente, não percebemos que às vezes nós mesmos fazemos papel de ladrão roubando o bom nome das pessoas que nos amam, como também, roubamos a riqueza interna delas.
3. Isto é, roubamos a paz, a alegria, o amor, a unidade em nossa vida familiar e eclesiástica. Damos valor às coiseras da vida, e perdemos a riquezas dadas pelo Senhor através da Sua Palavra, Sua igreja, que são eternas, porque nós estamos roubando não apenas qdo tomamos alguma coisa de alguém, mas também qdo retemos o que devería mos fazer para o seu bem estar.
4. Diante desse fato, somos desafiados a uma nova resolução, porque uma pessoa nobre é aquela que dá a vida mais do que recebe dela. Em outras palavras, devemos viver honestamente de modo a poder repartir com os outros. Na idade de minha adolescência eu acreditava que se eu colecionasse selos, chaveiros, tampinhas de garrafas,cartões postais eu iria ser uma pessoa rica.
5. Ao ficar mais velho, eu entendi que a melhor coleção que me torna uma pessoa rica, é colecionar amigos. Portanto, meus amados e amadas, a nova resolução consiste em afirmar que a nossa verdadeira riqueza não está a venda, não permitirmos que seja trocada, nem que seja perdida, nem permitir que o diabo nos roube.
6. A nossa fé na benção adquirida do Senhor, o nosso casamento, a nossa família, a nossa igreja, a nossa virtude, a nossa integridade ética e moral, a nossa honestidade. Estas áreas da nossa vida são as verdadeiras riquezas que possuímos assim como os investimentos financeiros, devemos fazer depósitos nelas para cada vez mais crescerem.
7. Eu creio que somos abençoados por Deus para abençoar as outras pessoas ao nosso redor. Dar é um ato de adoração a Deus, não é apenas uma resposta a uma necessidade na igreja, é sim uma resposta de gratidão a um Deus fiel por toda a Sua bondade para conosco. Portanto, qto mais buscamos as riquezas espirituais, as riquezas materiais e mundanas perderão o significado para nós.
conclusão
1. Todas as manhãs, uma senhora saia em sua varanda e dizia: Louvado seja o Senhor pelo o que Ele fornecerá para mim hoje. Um vizinho ouvia o que aquela mulher dizia, e, ficava muito incomodado, porque não acreditava na expressão de fé dela. Certo dia, enquanto a mulher fazia a sua declaração de fé: Louvado seja o Senhor pelo o que Ele fornecerá para mim hoje, o incomodado vizinho colocou uma sacola de compras na sua porta.
2. Qdo a mulher viu a sacola, novamente falou: Louvado seja o Senhor que hoje me favoreceu com essa sacola de compras. O vizinho incomodado que estava escondido, logo gritou: Ei mulher, fui eu quem comprou essa sacola de compras e quem colocou na sua porta. A mulher olhou para admirada para o vizinho e novamente elogiou ao Senhor, dizendo: Senhor, obrigado por me proporcionar esses mantimentos, e obrigado porque o Senhor fez o diabo pagar e o mandou aqui para me entregar.

3. Que declaração positiva, e demonstração de uma fé corajosa de alguém plenamente satisfeita com a bênção diária dada pelo Senhor. Trata-se de alguém que de fato reconhece a bênção que recebemos do Senhor, é o que de fato nos torna os verdadeiros ricos desta terra.
4. E, que nos faz lembrar que ser abençoados pelo Senhor, não se trata apenas de riquezas financeiras, ou aquisição de bens materiais. Louvado seja o Senhor que a cada dia torna a nossa vida rica. Amém!
desafio
O jornalista mexicano Arman do Fuentes Aguirre, mais conhecido como Catón escreveu o seguinte: ?Tenho a intenção de processar a revista "Fortune", porque fui vítima de uma omissão inexplicável.? Ela publicou uma lista dos homens mais ricos do mundo, e nesta lista eu não apareço. Aparecem: o sultão de Brunei, os herdeiros de Sam Walton e Mori Takichiro. Incluem personalidades como a rainha Elizabeth da Inglaterra, Niarkos Stavros, e os mexicanos Carlos Slim e Emilio Azcarraga. Mas eu não sou mencionado na revista. E eu sou um homem rico, imensamente rico. Vou mostrar a vocês: Eu tenho vida, que eu recebi não sei porquê, e saúde, que conservo não sei como.
Eu tenho uma família, esposa adorável, que ao me entregar sua vida me deu o melhor para a minha; meus filhos maravilhosos dos quais só recebi felicidades, netos com os quais pratico uma nova e boa paternidade.
Eu tenho irmãos que são como meus amigos, e amigos que são como meus irmãos. Tenho pessoas que sinceramente me amam, apesar dos meus defeitos, e a quem amo apesar dos meus defeitos. Tenho quatro leitores a cada dia para agradecer-lhes porque eles leem o que eu mal escrevo.
Eu tenho uma casa, e nela muitos livros (minha esposa iria dizer que tenho muitos livros e entre eles uma casa). Eu tenho um pouco do mundo na forma de um jardim, que todo ano me dá maçãs que iria reduzir ainda mais a presença de Adão e Eva no Paraíso. Eu tenho um cachorro que não vai dormir até que eu chegue, e que me recebe como se eu fosse o dono dos céus e da terra.
Eu tenho olhos que veem e ouvidos para ouvir, pés para andar e mãos que acariciam; cérebro que pensa coisas que já ocorreram a outros, mas que para mim não haviam ocorrido nunca. Eu sou a herança comum dos homens: alegrias para apreciá-las e compaixão para irmanar-me aos irmãos que estão sofrendo.
E eu tenho fé em Deus que vale para mim amor infinito. Pode haver riquezas maiores do que a minha? Por que, então, a revista "Fortune" não me colocou na lista dos homens mais ricos do planeta? E você, como se considera? Rico ou pobre?
Há pessoas pobres, mas tão pobres, que a única coisa que possuem é ... DINHEIRO.
Somos ainda mais ricos que Catón, porque temos Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida, bem como, uma herança prometida e guardada por Ele nos céus por toda a eternidade, onde ladrão não pode roubar, nem a traça e a ferrugem podem estragar! É melhor dar!









Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.