Imagem Abertura

" Assim diz o Senhor: Não se glorie o s bio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. "

(Isaías 40:8)


O Pecado da Soberba


introdução

1. (Pv.16:18-19) ? A soberba precede a ruína. A ruína é sempre uma descrição de colapso. As pessoas podem estar caminhando para frente, construindo impérios ou reputações, tudo desmorona qdo a soberba mina a sólida fundação.

2. No livro de Provérbios, o autor sempre relaciona o orgulho com um espírito altivo um espírito de arrogância insuportável. O arrogante pensa muito de si mesmo (os mais velhos diz: é o exibido[a], os jovens diz na gíria: ele ou ela se acha!).

3. São pessoas que enfatizam muito "eu fiz, eu comprei, eu realizei" qdo relatam um episódio. Entretanto, a altivez precede a destruição e um espírito soberbo precede a queda. O excesso de poder pode produzir o excesso de orgulho.

4. Sabemos muito bem que no Jd. do Edén, o primeiro pecado foi o da soberba, que resultou na queda de toda a raça humana, onde a tentação da serpente veio com estas palavras:?sereis como Deus?.

5. Por isso, entre os seres humanos a cobiça por poder e domínio não tem limites. Somos vulneráveis à tentação de obter prestígio acima de todas as outras pessoas, e a tentação de ser como Deus é maior do que pensamos.

6. Resistimos o ter de submeter-mos à lei. Nos retorcemos qdo so-mos colocados debaixo de uma autoridade. Amamos ser livres de restrições, livres de responsabilidades. Embora a liberda de seja um bem precioso, esquecemos que a nossa liberdade tem limites.

7. Simplesmente não temos permissão para fazer tudo o que queremos, temos de prestar contas a Deus. Mas, a nossa busca para sermos como Deus é uma busca pela autonomia, isto é, uma busca pela própria lei, que não quer prestar relatórios para ninguém.

8. Isto não significa ficar embaixo de tirania, ao contrário, devemos ser cautelosos com tiranos disfarçados que procuram nos colocar sob autoridade qdo Deus nos deixou livres. Sempre devemos examinar o nosso coração e certificarmos de que a autoridade ao qual nos submetemos vem do Senhor, por ser também submissa a Ele.

9. Não existe ocasião mais dolorosa para o nosso orgulho do que qdo somos tratados abaixo de nossa dignidade. A busca por posição parece ser uma parte integral da vida do brasileiro, porque trata-se de um fenômeno humano.

10. O chefe da tribo primitiva é tão soberbo em cuidar das penas extras em seu cocar, qto o gerente que tem ciúmes de sua chave do banheiro executivo. Até no trânsito há esse dilema, o fusca tem que dar passagem para o corola, a moto ou a bicicleta tem que dar espaço para o caminhão.

11. Lamentavelmente, essa obsessão por posição é tão contagiosa, que o excesso de orgulho produz a grande queda. A atração que o status exerce é muita poderosa, tornando-se em um grande obstáculo para o nosso crescimento na vida cristã.

12. Somos todos vulneráveis a isso, porque nenhum de nós quer viver como um desprezado. Tememos a humilhação,dese jamos o poder,e, ao mesmo tem-po, queremos manter a nossa soberba intacta.

aplicação

1. (Fil.2:3,4), enquanto estamos tão envolvidos com a obsessão por posição, tão envolvidos com a nossa soberba, o ap.Paulo com este texto nos ensina que somos chamados pelo Senhor para considerar mais aos outros do que a nós mesmos.

2. É precisamente o oposto de nossos padrões normais. Geralmente queremos pensar que somos melhores do que os outros, sempre queremos que as outras pessoas nos considerem melhores do que elas próprias.

3. Essa é a parte da tentação primordial para ser como Deus. Somos capazes até de matar só para sermos tratados como Deus por apenas alguns minutos. É o fruto da nossa soberba correndo desenfreada, cambaleando na beira da destruição.

4. É o oposto da humildade para a qual somos chamados como verdadeiros adoradores de Deus. Um chamado tão elevado que pode ser facilmente desprezado pela nossa busca, pela nossa manutenção da atitude orgulhosa de nosso dia-a-dia.

5. Mas, o ap.Paulo não permite que pensemos assim, ou seja, a humildade é possível em nosso viver atual, porque foi uma marca visível na vida do Senhor Jesus (vs.5-9). Observe que Jesus não se esvaziou da Sua divindade ou de seus atributos divinos, e sim da Sua posição.

6. Jesus colocou de lado as Suas prerrogativas como Deus, com a disposição de ser tratado abaixo do nível de Sua dignidade. Esse exemplo de Jesus,mesmo sendo o homem com a maior dignidade já possuída por qualquer outro ser humano, deve nos causar vergonha por promovermos a nossa soberba pessoal acima de todos, inclusive, acima de Deus.

7. A humildade de Jesus consistia em Sua intimi dade,confiança e amor a Deus-Pai porque a Sua vida interior estava centralizada Nele. Jesus vivia com segurança pela aceitação do Pai. Portanto, Jesus não viveu a partir de Si mesmo, nem para Si mesmo, mas viveu pela graça do coração compassivo do Pai.

8. Esta Sua postura inabalável em relação a Deus-Pai O livrava de olhar para Si mesmo. Mergulhado em fascínio e gratidão, Jesus nos ensinou o verdadeiro sentido da humildade.

9. Homens e mulheres humildes não têm uma imagem medíocre sobre si mesmo, pois raramente pensam em si mesmos. Homens e mulheres humildes não olham para o espelho, nem ficam ansiosos com o seu sucesso pessoal.

10. A essência da sua humildade reside numa atenção indivisível, dirigida e concentrada em Jesus, que se manifesta na indiferença com o próprio bem-estar intelectual, emocional e físico.

11. As pessoas humildes não fingem, estão livres de sentimentos associados a pessoas importantes nem sensíveis de mais às críticas, nem com o ego inflamado pelos elogios.

12. São pessoas que não tem medo de se expor, porque são pequenas aos próprios olhos, sinceras qto às lutas que enfrentam. Pessoas humildes são pessoas que seguem o conselho de Jesus e procuram os últimos lugares, não ficam chocadas nem ofendidas qdo os outros as colocam ali.

13. Pessoas humildes confiam que são amadas, aceitas, perdoadas e redimidas do jeito que são, livres do pensamento que precisam parecer bons aos outros. E, despreocupados com a ima gem que apresentam aos outros, isto é, livres do pensamento que precisam parecer muito bons, mas, conscientes da soberania de Deus e de sua absoluta insuficiência, porém, dependentes da graça Dele.

conclusão

1. Vivemos num mundo de total desordem. As riquezas de Deus são consideradas lixo pelos seres humanos. O que Deus estima nós desprezamos e o que nos atrai é repugnante para Ele.

2. Procurar viver com atitudes de obediência, humildade, com o firme enfraquecimento do orgulho e arrogância, parecem atitudes insensatas.

3. É virar os valores humanos de cabeça para baixo, num mundo caído,onde os ímpios fazem seus jogos para manter a dignidade e exibir seu status, que valoriza o poder, e a soberba. Sabemos que esta é a maneira como o mundo funciona.

4. Mas, de maneira geral, que lugar tem o orgulho, a soberba na vida cristã? Com certeza:Nenhum. Diante deste fato, devemos voltar para o texto de(Fil.2),em que o ap.Paulo exalta a humildade do Senhor Jesus, e, nos motiva que a imitemos.

5. Jesus nos deu o supremo exemplo do que significa viver humildemente, pois Ele não apenas nos ensinou a evitar a soberba, o orgulho, mostrou-nos também como agir. Embora são valores bem diferentes dos seculares, mas, que O agrada.

6. O fato é que para nos tornar grandes no reino de Deus, é preciso ter uma atitude humilde, bem como, a habilidade de aderir como cola o exemplo maior de Jesus.

7. A Pal.de Deus nos ensina que: Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes. Qdo nos humilhamos perante o Senhor, Ele em tempo oportuno nos exalta.

8. Deus-Pai tem prazer em honrar a minha e a sua fidelidade como filhos e filhas humildes que O ser vem para a glória Dele. Você e eu chegamos neste mundo faz alguns anos e daqui alguns anos não estaremos mais aqui.

9. Porém, a única postura sincera e hiper-valorizada diante da vida é a postura de humildade. Que o Senhor nos liberte do pecado da soberba, Amém!

reflexão

Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.