Imagem Abertura

" Pegundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo ser , tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. "

(Filipenses 1:15)


Vivendo em harmonia no lar



Lar


Vivendo em harmonia no lar

Vivendo em harmonia no lar

introdução

1. (I Pe.3:8-12) o lar consiste em um dos maiores segmentos da sociedade. Aquilo que uma sociedade é, reflete os lares dos quais se forma. É verdadeira a frase, amplamente conhecida: o lar é a célula mater da sociedade.

2. O nosso tema(mais de Cristo), tem como objetivo zelar pela integridade de nosso lar, desejando uma mudança de padrões morais na vida de cada componente, entendendo que a santificação começa em casa.

3. É necessário que os nossos lares assumam o seu papel de testemunhas de Jesus e vivam de maneira agradável ao Senhor para que outros lares ao nosso redor sejam impactados com a verdade e sejam transformados por ela, e assim, agradam em tudo ao Senhor.

4. No texto que lemos, o ap.Pedro usa como base o (Sl.34:12-16), para demonstrar aos seus leitores como viver em harmonia com Deus e o próximo. Segue-se então uma lista de atitudes que, praticadas por cada um de nós, promove de fato harmonia completa em nosso lar.

I - ATITUDES QUE PRESERVAM A HARMONIA ? (vs.8-11)

1. ter um mesmo sentimento: a ideia não é pensar de modo idêntico, mas a ideia básica aqui é de unanimidade, isto é, ter compreensão mútua, uma concordância movida pelo amor e dizer não à competição. É gostar de estar juntos.

2. ter empatia: é a capacidade de sentir junto com o outro, identificando-se profundamente com ela na situação em que se encontra. Amando um ao outro dentro do contexto do lar de maneira que apague toda a contenda, todo o ciúme, inveja, egoísmo, mas demonstrando humildade, misericórdia para com o erro reconhecido, acertado e arrependido. É detonar todo sentimento de raiva, revide, onde a lei da retaliação é substituída pela magnanimidade de suportar o mal feito e perdoar. É buscar um alto grau de bendizer ao invés de amaldiçoar.

A razão por que se deve agir assim é que somos abençoados pelo Senhor em tudo o que planejarmos e realizarmos em nosso lar.

3. ter prudência no falar: os componentes do lar que desejam alcançar uma existência feliz, controlam a sua língua, para não comprometer a sua própria vida e a harmonia do lar. O mau uso da língua precisa ser abandonado, porque falar dolosamente é o mesmo que faltar com a verdade ou criar inverdades em relação à pessoa que amamos. Não há maior mentira do que uma verdade mal compreendida. Trata-se do uso da língua para bendizer e não para revidar, ameaçar ou maldizer. O falar autêntico sempre promove o bem-estar do nosso lar, da nossa igreja e da sociedade.

4. rompimento com o mal: o mal é tudo aquilo que não está de acordo com a vontade de Deus. Apartar-se dele é ignorar os seus apelos e aparentes vantagens, e, orientar-se pela Palavra de Deus, ao mesmo tempo, voltando-se para a prática do bem. Trata-se de uma atitude em que há busca da paz e que evita a contenda.

II - RAZÕES PARA BUSCAR HARMONIA ? (vs.10-12)

1. A consciência de que os olhos do Senhor estão voltados para o lar harmonioso, a fim de lhe dar proteção, segurança e atender-lhe a súplica é o estímulo para todas as atitudes que promovem a harmonia.

2. Por outro lado, o lar que não busca viver de acordo com a vontade de Deus, está sujeito ao julgamento condenatório, pois o rosto do Senhor está contra esse lar. Assim sendo, precisamos observar as recomendações que o ap.Pedro nos dá para vigiarmos as atitudes do nosso lar contra os elementos perniciosos.

3. Muitos falam hoje sobre paz, o que me assusta é que a maioria dos nossos lares vive em pé de extrema guerra interior. Ter paz nos compromete a sermos lutadores pela paz, em todos os níveis, num esforço constante e persistente, pois bem sabemos que os olhos do Senhor estão em todo lugar.

4. Sendo assim, Deus vela por aqueles que são comprometidos com Ele e com os princípios da Sua Palavra, guardando-os de todo o mal, bem como, os Seus divinos ouvidos estão abertos às suas súplicas.

5. Portanto, à medida que nos movemos para mais perto do Senhor, Ele também chega mais perto e, de um modo surpreendente, onde marido, esposa, filhos, filhas, genros, noras, sogros, sogras, começam a ficar mais próximos uns dos outros.

6. Um lar dirigido por Deus possui a força, o amor e a perseverança contra todos os aspectos de sofrimento e dissabores que a vida nesta terra nos apresenta. Em outras palavras, temos um senso de alegria e realização, sabedoria, orientação, esperança, consolo, proteção, vitória em quaisquer circunstâncias.

conclusão

1. Vivemos num mundo que busca diversão, entretenimento, coiseras, conforto e facilidades. No entanto, logo se descobre que nada disso satisfaz por muito tempo. Nada disso traz a verdadeira paz e tranquilidade em nosso lar.

2. A nossa escolha a ser feita é: ter atitudes que preservam a harmonia e observar as razões para buscar harmonia. E, creia, sem o toque curador de Jesus, fracassaremos. Mas, com a orientação e a força do Senhor, todas as coisas são possíveis.

3. Jesus nos garantiu que pode dar-nos uma vida plena e abundante. E Ele também que fazer o mesmo em nosso lar. A única forma de alcançar tal objetivo é aceitar o desafio: ter Mais de Cristo em nossa família. Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.