Imagem Abertura

Prescrição Bíblica - Parte III


Prescrição bíblica para um viver alegre e gracioso

Introdução



1. (3 Jo.1-3) ? Para obter um viver alegre, gracioso como resultado de uma boa saúde espiritual é necessário um proativo vigor. Isto é, requer um sadio coração, um forte sistema imunológico, e exercício regular. De acordo com o texto que lemos, creio que a Bíblia, a Palavra escrita de Deus Onipotente é uma excelente referência para prescrições médicas à nossa saúde espiritual e física.

2. Como estudamos nas semanas passadas, a mente saudável produz alegria, assim como o corpo saudável com bons exercícios produz energia. Conquanto, outro fator que necessitamos para fortalecer o nosso sistema imune, é ter uma dieta saudável.

3. Não é comer bastante e de qualquer maneira, mas é comer bem. Em outras palavras, nós necessitamos ter uma nutrição espiritual que é a Palavra de Deus, a Bíblia. É o nosso pão espiritual que vem do céu.

4. É o nosso carboidrato espiritual que nos dá energia, que recebemos qdo temos tempo de meditar, ouvir, aprender acerca de Jesus e Sua Palavra. Nós crentes sabemos que nem só do pão material vivemos, mas de toda a Palavra que vem da boca de Deus, porque são palavras de vida.

5. Esse foi o testemunho do ap.João em relação a Gaio(que és fiel à verdade, pois vives segundo a verdade). Em nossa dieta precisamos tomar água, porque o hidrogênio e oxigênio que está nela mantêm o nosso corpo funcionando!

6. Nossa água espiritual é Deus- Espirito Santo! Portanto, para mantermos um adequado nível espiritual nutricional, nós devemos ser preenchidos da Palavra e de Deus-Espírito Santo em nosso dia-a-dia.



SOLUÇÃO



1. Alimentar-se bem: (I Jo.2:4,5)

(a) ? O ap. João declara que os falsos mestres no fim do primeiro século afirmavam que tinham um especial conhecimento de Deus, mas por terem um viver moralmente corrupto, eram mentirosos. Trata-se de uma declaração bem severa por parte do ap.João, todavia, os crentes ali precisavam saber que a imoralidade e o verdadeiro conhecimento de Deus jamais combinam.

(b) ? parte do problema enfrentado pelos crentes destinatários desta carta, é que a filosofia grega estudada e pregada, encorajou a prática da imoralidade, porque em alguns templos gregos, a prostituição fazia parte da adoração a Deus.

(c) ? qdo o ser humano usa seu próprio argumento, ele sempre vai justificá-lo com uma prática que favoreçam os desejos de sua natureza carnal. Será que é diferente hoje em nossos dias? Assim sendo, o ap. João está nos ensinando que devemos fugir das substâncias tóxicas, daquelas doutrinas e ensinos baratos, fáceis, porém, totalmente contrários à verdade do evangelho de Jesus.

(d) ? aprendemos com dificuldade, esquecemos facilmente e sofremos muitas distrações. Tudo o que pretende nos afastar da Bíblia, é nosso inimigo, por mais inofensivo que pareça. Conhecer de fato a Deus é evitar o mal, é caminhar na luz, não nas trevas, na escuridão, é obedecer o ensino de Jesus através da Sua Palavra.

(e) ? meus amados, saibam que tudo o que compromete a nossa atenção, principalmente os cuidados desta vida, tendem a espremer a verdade das Escrituras, forçando-as a saírem da nossa mente, certamente sofreremos perdas, e teremos sido ludibriados e roubados para nossa eterna confusão.

(f) ? portanto, para aqueles quem estão em Cristo, o ap. João dá um selo de garantia(mas qualquer que guarda a Sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele). Isto é, devemos dispor os nossos corações a estudar a pessoa de Deus.

(g) ? devemos entoá-lo em nossas canções, ensiná-lo aos nossos filhos e fazer dele o assunto da nossa conversação qdo nos encontramos com amigos e amigas cristãos(ex. Daniel com o ritmo, a métrica da música, eu com a teologia).

(h) ? eu penso numa utopia, porque eu gostaria de ter conversas com irmãos e irmãs que falem, comentem, experimentem a verdade da palavra pregada, dando a sua contribuição à mesma, focando alguns pontos em sua vida que eu não percebi.

(i) ? mas, é utopia, porque muitos chegam ali na porta falando do resultado do jogo de futebol. Eu não sei qual é fonte de informação enquanto estamos aqui dentro cultuando, e creia, nem quero saber, para não ficar mais chateado, e que tirará a minha alegria e complicará o meu joelho operado, porque vou ter chutar o que corrompe(corruptor) do período de adoração, o templo do Senhor.

(j) ? todos nós temos decisões a tomar em nosso dia-a-dia. Todos nós necessitamos de direção, discernimento para os nossos alvos de curto e longo alcance. A Bíblia é o recurso principal que Deus-Esp.Santo nos dá para tão almejado alvo.

(k) ? muitos de nós cremos no poder da oração, amém! E sempre queremos orar por tudo, mas, sempre é mais difícil introduzir a leitura da Bíblia em nossa vida diária. Todavia, o que é mais importante? Falar com Deus ou ouvir Deus?

(l) ? Uma razão de que experimentamos tão pouco da orientação de Deus em nossa vida diária é que negligenciamos a Palavra de Deus, o nosso alimento espiritual. Às vezes lemos só uma pequena porção Dela, mas o que eu e você pensaríamos se o nosso amigo só lesse certos parágrafos de nossa carta ou e-mail?

(m) ? muitas vezes procuramos os pastores só para eles concordarem e apoiarem com a nossa própria vontade, a nossa própria opinião, e se eles não nos apoiarem, mas nos confrontar com os princípios e os valores da Palavra de Deus, rejeitamos a conversa(recasamento, namoro com incrédulos). Portanto:

(n) ? leia a Bíblia como prática normal ? comece seu período de oração, lendo a Bíblia ? planeje ler a Bíblia extensivamente (3 a 5 capítulos diários). Haverá completa vitória para nós, se tão somente praticarmos o ensino triunfante da Palavra de Deus em nosso dia-a-dia.

(m) ? para ficarmos inteiramente livre das ciladas do diabo, devemos ser completamente obedientes à Palavra de Deus. O motorista está salvo na estrada, não qdo lê os sinais, mas qdo lhes obedece. Assim é com as Escrituras, para serem eficientes em nossa vida diária, precisamos obedecê-La.



Conclusão



1. Como crentes, como filhos amados do Senhor Jesus Cristo, qdo aprenderemos que para amar a justiça é necessário odiar o pecado? Que para servir ao Senhor é necessário rejeitar o ego? Que para seguir o bem nós temos de fugir do mal? Que o amigo do mundo é inimigo de Deus? Que para andar na luz temos que evitar as trevas?

2. Uma pessoa enferma não se alimenta bem. Mas uma pessoa saudável se alimentará com gosto. Uma igreja viva busca alimento sólido que vem da Palavra do Eterno. Ame a bíblia. Deseje ardentemente conhecer mais da verdade. E a medida em que conhecemos a verdade, ela nos liberta de toda carnalidade, pecado e opressão.

3. Portanto, meus amados e amadas, Deus tem bênçãos espirituais para cada um de nós, tesouros espirituais ocultos na Sua Palavra. Ele quer que eu e você nos alimentemos deles, que cresçamos através deles, e que nos alegremos neles. Amém!




Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.