Imagem Abertura

O catálogo de benefícios recebidos de Deus


introdução

1. (Sl.103:1-5) ? Parece que neste salmo, Davi está falando com ele mesmo, emitindo uma instrução para ele mesmo, como expressão de sua gratidão: bendize à minha alma ao Senhor.

2. Parece-me que Davi abre o seu coração para o Senhor, porque ele bem sabia que era fácil esquecer os benefícios abençoados que o Senhor lhe dera em sua caminhada diária.

3. Isto é, apesar dos seus fracassos, ele recorda das grandes bênçãos que o Senhor lhe concedeu para sempre colocar sua confiança Nele. Assim como nós olhamos para um catálogo qdo queremos comprar um perfume, eu penso que este salmo é o catálogo de gratidão para com Deus em todo o nosso viver diário.

4. Assim sendo, penso que devemos elogiar e ser gratos ao Senhor pelos seguintes benefícios que Dele recebemos:

I ? PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS ? (vs.3,4)

1. Este é o primeiro benefício que Davi menciona, porque ele reconheceu o qto precisava do perdão de Deus. Embora ele tinha sido um homem muito bom, famoso, grande general e rei para o povo de Israel, ele também sabia acerca dos seus terríveis pecados, de suas iniqüidades.

2. Contudo, ele usufruiu da misericórdia e perdão do Senhor por ter um coração arrependido diante Dele. A palavra "iniqüidades" é uma palavra muito forte, não significa "enganos, significa que o Senhor Jesus perdoou toda a nossa injustiça, toda a nossa inclinação para a perversidade que nos afasta de Deus-Pai.

3. Conforme o (vs.12) ? a distância que há entre o oriente do ocidente, é o mecanismo usado pelo Senhor afastar toda a iniqüidade de nossa vida. Cura é um presente do Deus. Ele é soberano em sua distribuição.

4. Embora o Senhor tenha o melhor para nós, em Sua soberania e em Sua vontade permissiva, Ele pode permitir saúde e força, ou fraqueza e sofrimento, vida longa ou vida curta. Contudo, jamais devemos interrogar A Sua decisão.

5. Só Deus-Pai, através do sacrifício de Jesus na cruz, é quem nos cura de toda a culpabilidade, de todo medo, de toda dúvida, de toda depressão, de toda raiva, de todo o ódio, de toda a inveja, de todo orgulho, de toda a impureza.

6. Ele nos livra de toda a destruição, nos coroando com a divina benignidade e misericórdia. Ele nos livra de todo o desperdício de um viver mundano, para nos colocar em Seu rico palácio.

7. Ao descobrir quão alto é o céu, e, quão profundo é o mar, poderemos ter uma idéia equivalente do tamanho do amor e da graça do Senhor para com o nosso viver diário (vs.11 e 17.

8. Mesmo sabendo que o câncer é uma devastação terrível do corpo humano, mesmo participando de vários enterros de entes queridos que morreram de câncer, o salmista nos desafia a ser gratos ao Senhor porque Ele nos cura de todas enfermidades.

9. Assim sendo, devemos saber que o câncer é temporário para aqueles que são salvos em Jesus, porque eles estão no céu atualmente sem câncer. Deus lhes dará novos corpos totalmente perfeitos, totalmente glorificados, livres e curados de todas as doenças, inclusive do câncer.

10. Portanto, devemos olhar além dessa casca temporária, e bendizer ao Senhor que nos cura eternamente de todas as enfermidades. Certamente, temos uma grande responsabilidade: o viver positivamente dia em dia.

II ? VIDA DE SATISFAÇÃO TOTAL ? (vs.1,2,5)

1. Nós temos uma tendência para esquecer as boas coisas e sempre lembrar das ruins. O salmista nos faz lembrar que diariamente devemos agradecer ao Senhor porque Ele nos dá muitas coisas boas e que nos satisfazem.

2. Ao listar as coisas que o Senhor tem nos dado, e termos uma atitude de desfrutá-las é o que de fato determina a nossa satisfação. Alguém escreveu que uma pessoa infeliz no mundo não se trata de alguém que não pode ter as coisas que queria, mas sim, a pessoa que conseguiu tudo o queria e descobriu que estas coisas não eram tão maravilhosas como esperava que fossem.

3. Muitos de nós gastamos nossas vidas se concentrando no que não temos em vez de sermos agradecidos a Deus pelo o que Ele nos tem dado. Nosso problema é que nós estamos olhando para o catálogo que o mundo tem nos apresentado com as suas coiseras, focando em adquiri-las para obtermos alegria.

4. Deus é quem sabe do que nós necessitamos. No quinto século, um homem chamado Arsenius determinou viver uma vida santa. Assim ele abandonou os confortos de sociedade Egípcia para seguir um estilo de vida austero no deserto.

5. Contudo quando ele visitou a grande cidade de Alexandria, ele gastou tempo divagando por seus bazares. Alguém lhe perguntou porque ele estava agindo assim, por sua vez, ele explicou que o motivo maior era o qto o seu coração regozijava pela visão de tantas coisas que ele não necessitava.

6. Creio que nós devemos fazer o mesmo que este morador do deserto, avaliarmos as coiseras do catálago do mundo, questionando: qto delas são absolutamente essenciais? Quantas são absolutamente supérfluas?

7. Deus sabe a nossa origem (vs.13,14), por isso Ele não nos trata como super-humanos. Ele sabe que somos pessoas difíceis, complicados, limitados, frágeis, quebradiços, tímidos, vulneráveis, complexados e assim vai.

8. Se Ele não soubesse dessa nossa enorme dependência Dele, estaríamos perdidos. Nós não somos auto-suficientes, somos deficientes de Deus, porque sem a força de Deus, somos fracos.

9. Devemos ser gratos ao Senhor porque Ele nos enche de Sua misericórdia, nos enche de poder, através da meditação e prática da Sua Palavra e da dinâmica da oração.

10. Mesmo que algumas vezes estamos cabisbaixo, com baixo fluxo de nossa espiritualidade, o Senhor intervém com grande dose de reavivamento, nos livrando das ações do diabo quer tanto deseja nos destruir.

11. O Senhor nos rejuvenesce espiritualmente e fisicamente nos orientando em como focar a nossa vida Nele, nos limpando de toda a corrupção deste mundo. É o Senhor quem nos fortalece contra todas as artimanhas do diabo. Ele está no total controle de nossa vida diária, desde que estejamos confiando Nele e simultaneamente Lhe obedecendo.

aplicação

1. (Lc.1:46,47) ? todas as vezes que eu leio este texto eu pergunto: como posso engrandecer a um Deus que de tão grande enche todo o universo? Como podemos torná-Lo maior do que Ele já é? O processo de adoração não torna Deus maior, faz com que apenas nos pareça maior aos nossos olhos.

2. Isto significa que qdo engrandecemos ao Senhor as habilidades parecem maiores, Seu poder parecer maior e a força de todas as Suas promessas e maravilhas é subitamente aumentada, porque a adoração engrandece a Deus perante o mundo.

3. Observe que o foco de louvor de Maria está na pessoa de Deus. Ela reconhece o Senhor como "Deus meu Salvador.", o qual revela a sua convicção de ser uma pecadora com grande necessidade de salvação. Ela proclama a Deus que não somente viu a sua necessidade, mas que atendeu graciosamente a sua necessidade.

4. Maria também descreve a sua pessoa como pobre, insignificante, sem nenhum propósito de vida. Todavia, a sua alma está gritando aleluia, porque houve uma interação de Deus-Pai para com ela. Ela agora conhece Deus-Pai verdadeiramente, compreendendo que está sendo usada como um instrumento Dele para trazer salvação ao mundo.

5. Sendo assim, não existe escândalo, não existe vergonha, não existe medo, só existe louvor. Particularmente eu não entendo porque alguns de nós estamos aqui a cada domingo, principalmente pela manhã, tristes, rabugentos, de rosto ou face ou cara fechada.

6. Eu sempre vejo alguns irmãos e irmãs que não cantam, não oram, não participam ativamente do culto em louvor. Outros por sua vez, nem sente o desejo de estarem aqui. Eu sempre fico a pensar se estes amados e amadas não tem nada para agradecer ao Senhor, se eles não tem motivo para sorrir com o sentido de alegria dada pelo Senhor.

7. Deus-Pai enviou o Seu filho Jesus para morrer na cruz para salvar pessoas miseráveis, ruins, blasfemas, ingratas como eu e você. O Senhor Jesus fechou a boca de inferno para não tragar a mim e a você.

9. Porque antes mesmo de Deus-Pai ter lançado os fundamentos da terra, a nossa salvação foi planejada É a percepção deste fato que faz com que fiquemos na ponta dos pés, assim como Maria, gritando louvores ao Senhor.

10. O Senhor Jesus nos provê alimento, roupa, ar para respirar, saúde diariamente. Ele nos abençoa, nos conforta, nos protege a todo instante, e qdo falamos em Seu Nome, Ele abre bem os Seus santos ouvidos para ouvir-nos.

11. Se não estivéssemos constantemente debaixo das Suas ricas bênçãos estaríamos envoltos pela mais densa escuridão espiritual e estaríamos sofrendo as mais terríveis tragédias em nosso viver.

12. Como não louvá-LO? Como não participar com louvor e adoração genuína da presença Dele entre nós? Que motivos nós temos para negligenciar tão grande privilégio? Porque se sabemos quem somos e o que temos em Cristo, precisamos nos deleitar Nele e sempre glorificá-Lo.

13. Saibam meus amados e amadas, que uma das principais razões que o mundo tem uma visão tão distorcida de Deus, é porque nós como igreja não temos engrandecido-O diante dos nãos salvos. Assim sendo, temos que entender que a nossa adoração em gratidão engrandece a Deus perante o mundo.

14. Isto é, qdo as pessoas nos vêem e nos ouvem adorando-O com gratidão a Deus por Seus feitos poderosos em nosso viver, eles começam a entender que há muito mais Nele do que se pode ver com os olhos.

conclusão

1. O louvor é o principal objetivo da nossa vida. Deus nos criou para a adoração. Deus nos criou para o maior de todos os prazeres: glorificá-Lo para sempre. O louvor é o principal propósito do culto. Deus é o centro de tudo. Devemos entrar pelos portais do seu santo templo adorando-O.

2. Assim como o rei Davi, assim como Maria, nós temos que cantar, louvar, sorrir, regozijar, orar, ouvir com intenso desejo a Sua Palavra, bem como, estar sempre contentes, mesmo qdo as circunstâncias adversas surgem, porque o Senhor cuida de nós, e Suas promessas jamais falham.

3. Não devemos chegar a Deus simplesmente para buscar as bênçãos. Ele é digno de toda adoração. E, nada deve impedir a nossa atitude de glorificar ao Senhor que é majestoso e santo, pelo o que Ele fez, o que Ele está fazendo e o que Ele fará a nosso favor eternamente. Toda Glória seja dada ao Senhor Jesus, amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.