Imagem Abertura

" Que transformar o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas. "

(Filipenses 3:17)


PROJETOS HUMANOS X PROJETOS DIVINOS



ONDE VOCÊ TEM INVESTIDO SUA VIDA? (LUCAS 5. 4-11)


PROJETO HUMANOS X PROJETOS DIVINOS:
ONDE VOCÊ TEM INVESTIDO SUA VIDA?
(LUCAS 5. 4-11)


I. CAPTAÇÃO


1. Onde você investiria sua vida se tivesse total certeza de que teria 100% de sucesso?

2. Estamos no meio de uma crise econômica mundial, o que tem levado as empresas com grandes investimentos repensarem os seus campos de ações.

3. Muito se fala em países de alto risco, países confiáveis para se investir, países estáveis, emergentes e tantos nomes que nós ficamos até perdidos no meio do agito mundial da economia.

4. O interessante, é que quando olhamos para história mundial, e olhamos as façanhas dos grandes impérios, suas conquistas, seus avanços, seus poderios militares, econômicos, seus domínios sobre as nações que subjugaram, ficamos com uma grande interrogação em nossas mentes: Como é que esses grandes impérios que pareciam indestrutíveis sucumbiram com o passar dos anos?

5. Como é que a Grande Babilônia de Nabucodonozor pode ser reduzido a um Iraque cheio de destruição e necessidade de todas as partes?

6. Como é que o Poderoso Império Persa, que dominou sobre 127 nações nem se quer é mencionado hoje entre os países do mundo, a não ser em livros de história?

7. Como é que potencias como o Império Grego de Alexandre o Grande deixou de existir, e vemos a Grécia um países inexpressível na Europa?

8. Como pode o grande Império Romano se reduzir a Italia, no cantinho da Europa, após conquistar todo o mundo antigo?

9. Como pode um Pais formado por pessoas perseguidas, desprezadas, em questão de 500 anos se tornarm a maior potencia já vistas neste mundo, e de uma hora para outra ser abalada pelos acontecimentos mundiais?

10. Como pode os Estados Unidos passar por tamanha crise imobiliária, onde a população está sem condições de saldar suas dividas com os bancos e estão perdendo seus imóveis?

11. Então fica no ar um grande suspense sobre onde devemos investir o que de mais valor temos, a fim de não sermos pego de surpresa pelas crises mundiais? Onde devemos investir nossas vidas para obtermos garantia de sucesso independente da situação mundial?





II. TRANSIÇÃO INICIAL



1. Hoje vamos pensar um pouco sobre os projetos onde podemos investir nossas vidas, e como os resultados das nossas escolhas.

2. Vamos usar o texto de Lucas 5.4-11.



4-Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".

Ver: 5-Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".

Ver: 6-Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.

Ver: 7-"Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar."

Ver: 8-Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!"

Ver: 9-Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,

Ver: 10-"como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens"."

Ver: 11-Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.


III. PROJETOS HUMANOS X DIVINOS

1. A INCERTEZA DOS PROJETOS HUMANOS


1. Quando olhamos para o texto, podemos ver Pedro e seus companheiros, pescadores experientes, que com toda a certeza sabiam tudo a respeito de pesca, de marés, de horário, de rede, de posição do barco, e tudo mais relacionado com a sua profeissão.

2. Eles eram profissionais, viviam da pesca, e na verdade, eram empresários, possuíam o seu próprio negócio. Eles já haviam passado por tal situação de voltar para casa vazios, sem peixe algum por diversas vezes, e a esperança de um dia melhor é o que os mantinham no mar a cada dia.

3. Creio que a ansiedade de conseguir o sustento necessário para sua família, deve consumir cada profissional que acredita que depende de seu desempenho o seu sucesso familiar.

4. Essa ansiedade cresce ainda mais, quando o seu desempenho não depende de suas habilidades pessoais, mas sim, das condições externas que não estão no seu controle.

5. Imagine Pedro com seus companheiros, pescadores experientes, que sabiam tudo a respeito de pesca, mas que nada podiam fazer para atrair os cardumes de peixes. Com a suas experiências, poderiam fazer o possível para apanhar cada um dos peixes dos cardumes que cruzaram com seus barcos e redes, mas nada poderiam fazer sobre a falta de cardumes.

6. Eles poderiam aproveitar a oportunidade de cruzar com um cardume, mas não poderiam conduzir os cardumes até suas redes.

7. Eles poderiam se esforçar a noite toda, como fizeram (5), dando o melhor de si durante horas a fio, mas mesmo assim voltarem fracassados para casa.

8. A dificuldade de investirmos nossas vidas em projetos humanos, é que nossas limitações diante dos fatores externos, que vão além de nossas capacidades de administrar, interferem de maneira decisiva nos resultados finais.

9. Ou seja, nossas limitações não permitem que prossigamos além das nossas próprias forças. Dessa forma, um projeto que visualizamos grandioso, pode se tornar medíocre por nossa incapacidade de gerir fatores externos.

10. Você se lembram do choque que foi ver as Torres Gêmeas ruírem? Quem daqueles que morreram naquela tragédia poderia pensar em tal acontecimento naquele dia? Quem se encaminhou naquele dia e pensou que poderia ser o seu ultimo dia naquele local de trabalho?

11. Creio que os grande investidores, os empresários, os acionistas das bolsas de valores imaginavam mais um dia onde lucrariam sobre seus negócios.

12. A incerteza dos projetos humanos produz grande ansiedade no coração daqueles que fazem de suas habilidades o seu ganha pão.

13. Miserável e desventurado o homem que acredita que o seu sucesso depende de seu desempenho. Imaginem quantas situações fogem ao seu controle no dia a dia. Como seria se sua família dependesse de seu desempenho diante dessas situações externas? O que seria dela?

14. Imagine o povo do Haiti, que naquele dia da tragédia estavam tranqüilos diante dos afazeres. Povo que de uma hora para outra, viu a capital de cabeça para baixo, até mesmo o Palácio do Presidente desmoronou. Dezenas e dezenas de milhares de mortos.

15. Imagine as enchentes em nossa cidade. Pense em sua casa cheia de água a cada chuva! Imagine seu coração como estaria a cada nuvem negra que cobrir o céu. Imagine você pensando no transito, toda vez que começar a chover, e você ter de dirigir a caminho de casa na saída do serviço.

16. Quando temos uma visão humana de projetos de vida, fica insuportável a pressão sobre nossas costas, e creio que por isso tem se multiplicado o numero de pessoas com depressão em nossos dias. Pessoas que estão carregando o seu mundo nas costas, e que acreditam que o seu sucesso depende de seus desempenho.



2. A SEGURANÇA DOS PROJETOS DIVINOS



1. Quando olhamos para o texto, notamos que além do projeto humano, encontramos o projeto divina de vida. Encontramos o mesmo Pedro, derrotado, cansado, sem o necessário para sua família, começando a investir sua vida num projeto divino de vida.

2. Imagine, que Pedro poderia dizer a Jesus quando recebeu a ordem de lanças as redes ao mar novamente, que ele tinha muita experiência para saber que nada pegaram e continuariam a nada pegar, se lançassem suas redes novamente.

3. Pedro poderiam continuar com seu projeto humano de vida, e perguntar se Jesus já havia feito qualquer curso sobre pesca. Pedro poderia ignorar as palavra de Jesus, e simplesmente virar as costas e rindo ir embora, de tanto cansaço que estava.

4. Mas Pedro decidiu confiar no Mestre, ou seja, aquele que temo direito de mandar, palavra que só aparece aqui em Lucas, e obedecendo lançar as redes.

5. Pedro, pescador experiente, sabia que havia feito tudo o que foi necessário e possível para apanhar peixes, e estava convicto de que suas habilidades foram incapazes de ajudá-los.

6. Pedro sabia que para obter sucesso necessitava de algo mais, algo além de suas forças, algo superior as suas habilidades. Pedro sabia que precisava uma intervenção divina para mudar a realidade presente.

7. Por isso afirma, que não mais baseado em suas forças e habilidades, mas sobre a Palavra de Jesus ele se engajaria em um novo projeto de vida.

8. Pelas coisas que ouvira Jesus dizer, ele chegou à conclusão que Jesus era mais que um simples homem. Pedro percebeu que Jesus poderia ser o messias esperado, e pela fé decidiu lançar novamente as redes ao mar.

9. Após o fracasso de seus projetos humanos, agora firmados na Palavra do Senhor, Pedro e seus companheiros realizam a maior pescaria de suas vidas.

10. O resultado de ver a superioridade dos projetos divinos sobre os projetos humanos, levou Pedro e seus companheiros a mudarem imediatamente de projeto. Verso 11, afirma que eles

abandonando os barcos na praia, deixaram tudo e o seguiram.

11. Penso que talvez você esteja aqui olhando para essa história de Pedro e seus amigos, e esteja relacionamento os primeiros projetos de Pedro com os seus projetos atuais.

12. Talvez você esteja pensando que a maioria dos seus fracassos advêm da confiança que você tem depositado em suas forças e habilidades que são limitadas, e agora deseja abandonar os projetos humanos que você tem desenvolvido, e construir uma vida segura sobre garantia que a Palavra de Deus oferece.

13. Então o que fazer? Como posso sair dos projetos humanos e me envolver com os projetos de Deus para minha vida?

IV. APLICAÇÃO

1. Primeiro: reconhecer o pecado do humanismo, ou seja, confiança em si mesmo. Reconhecer que vinha desenvolvendo uma vida firmada em si mesmo, e que com isso apenas colher o fracasso.

2. Segundo: decida abandonar os projetos humanos e de agora em diante, comece a ouvir a voz de Deus para tudo o que irá fazer.

V. PROPOSIÇÃO

"Projeto bem sucedido é aquele pela voz de Deus dirigido."


Por: Pr. Emerson Brasilino
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.