Imagem Abertura

" Que transformar o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas. "

(Filipenses 3:17)


Personagens do Natal


introdução

1. As diversas personagens da história de Natal oferece-nos uma mensagem ideal de esperanças e encorajamento.

aplicação

1. A primeira personagem a nos motivar é Maria, uma jovem mulher de uma família pobre nascida em uma cidade insignificante.

2. (Lc.1:26-33), um anjo apareceu-lhe anunciando uma missão dada por Deus-Pai. Embora naquele período o rei Herodes tinha construido um palácio chamado Herodium, uma residência luxuosa, que ostentava os banhos romanos com piscinas quentes e frias, rodeadas por uma série de colunas de jardins.

3. Herodes sabia da profecia acerca do nascimento de Jesus, e é possível que o seu propósito era que o rei de Israel nascesse em seu palácio. Todavia, o plano do Pai Celestial foi que o nosso Senhor nascesse numa estrebaria, nunca num palácio.

4. Tal plano intrigou Maria, deixando-a desnorteada, afinal como poderia o rei de Israel ser filho dela e não nascer num palácio? Todavia, a sua prima Isabel autenticou o milagre (Lc.1:39-45), de que ela daria a luz ao Salvador , Jesus.

5. Natal é para as pessoas desnorteadas e mal compreendidas, para serem norteadas e compreendidas. Nós temos uma coisa em comum com Maria. Nós levamos o Salvador conosco, e ainda nos sentimos desmerecedores.

6. Muitas vezes sentimos que Deus escolheu a pessoa errada para servi-Lo, e que há pessoas melhores do que nós para fazê-lo, todavia, assim como Deus escolheu Maria para ser a mãe de Jesus, 7. Ele também nos escolheu para estar conosco e nos dar o privilégio de adorá-Lo e servi-Lo continuamente, apesar de todas as nossas falhas.

8. José é outro personagem a ser avaliado. Ele também não tinha sangue real. E como reagir ao fato de que a sua noiva estava grávida de Deus-Esp.Santo e que ele seria o pai do Messias?

9. (Mt.1:18-21), essa missão para José também o deixou intrigado: Como eu posso ser o pai do Messias? Por que Deus me escolheu? Muitos de nós também temos algo em comum com José. 10. Questionamos: Como posso ser um bom marido e um bom pai e como educar os filhos de maneira adequada? Como resolver os problemas e responder positivamente as dúvidas da mãe e dos filhos em meu lar?

11. O Natal é para os pais que se sentem inadequados em suas responsabilidades, pois assim como José foi adequadamente capacitado por Deus-Pai, Ele faz o mesmo hoje conosco.

12. Os pastores são outros personagens que nos chamam atenção. Eles estavam inseridos no fundão da sociedade judaica. (Lc.2:8-18).

13. Quando os anjos apareceram para eles e lhes disse acerca da notícia que tinham a divulgar, eles também ficaram intrigados: quem somos nós para divulgar tão importante notícia?

14. Os pastores sentiam-se tão depreciados e insignificantes como muitos nós sentimos. Todavia, Deus-Pai os enviou, os mais humildes servos, para darem as Suas boas notícias, de salvação a todas as pessoas que em Jesus crerem.

15. Talvez muitos de nós nos identificamos com os pastores. Quem ouvirá de mim, um simples morador da Cohab, um simples trabalhador, notícias boas? Afinal a sociedade jamais me ouvirá, pois eu não sou diplomado como o Tiririca.

16. Se muitos de nós sentimos assim, depreciados, pobres e desajeitados, saibam que o Natal é para nós, pois o Senhor nos capacita a dar as boas notícias de salvação Nele onde quer que estejamos.

17. Entretanto, o maior de todos os personagens da história do Natal é Jesus. Todos nós sabemos que devido os resultados de nossas próprias escolhas feitas na ignorância ou rebeldia a Deus, somos arruinados, somos feridos, danificados, corrompidos, desfigurados ou prejudicados pelo pecado.

18. O natal nos faz lembrar porque Jesus nasceu. Ele não veio para estabelecer um feriado nostálgico, orientado para a família e de sucesso comercial. O natal começou com um presente para o nosso mundo arruinado pelo pecado.

19. Deus-Pai deu o Seu filho, para ser o nosso Senhor e Salvador. Um grande presente para os que se sentem inadequados, insignificantes, rejeitados, fracassados e incapacitados.

20. Jesus é o presente dado por Deus-Pai, que nos resgata das trevas, que nos satisfaz em nossas necessidades, que soluciona as nossas dificuldades, é a resposta para os nossos pequenos e grandes problemas.

conclusão

1. Jesus é a razão maior de nossa celebração do natal, porque Ele nos enche de esperança, de alegria e paz. Além de Maria, José, Pastores, Jesus destaca eu e você neste Natal.

2. Ele nos trouxe um natal em que Ele é o Supremo Rei glorioso que pôs de lado Seu cetro desde que eu e você decidimos ter intimidade com Ele.

2. Ele deixou Seu trono no céu desde que Ele possa compartilhar as diretrizes do Seu reino conosco. Ele abandonou Sua glória desde que eu e você estejamos revestidos dele. Ele deixou o céu desde que eu você abandonamos as coiseras materiais desta terra.

3. Esta é a graça de nosso Senhor Jesus Cristo(II Cor.8:9 - porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis).

4. Este é o presente de uma salvação luxuosa, o maior de todos os presentes que eu e você haveremos de receber. Feliz Natal com Jesus! Amém!




Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.