Imagem Abertura

Firmando os valores da alegria de ser família - Parte I



Integridade


introdução

1. Nos primeiros domingos em que tratamos da celebração à casa harmoniosa, se Deus assim permitir, quero tratar com os amados, uma série de mensagem acerca da presença, prontidão e promessa.

2. Creio que se melhorarmos a capacidade de nos relacionar, teremos menos brigas, menos stress e, conseqüentemente, menos processos e pessoas doentes em nosso lar, em nossa IBCF, em nossa sociedade.

3. Ao pensar sobre isto, eu e você devemos responder a seguinte questão: o que posso fazer pelo outro para que a vida de todos seja suportável? A nossa resposta ser evidenciada qdo estamos firmando os valores da alegria de ser família.

4. Muitos são os valores dessa vida e cabe a nós não só buscar os melhores, mas mantê-los. Alguns julgam importante ter uma vida sem preocupações financeiras, o que os faz jogar em loterias ou mergulhar no trabalho em busca de uma remuneração que os dê tal ?descanso?.

5. E nem sempre percebemos que, para adquirir a suposta tranqüilidade, acabamos abrindo mão de outros valores, como família, amizade ou respeito ao próximo. Quais valores ter e de quais abrir mão? Nisto reside a sabedoria para se viver bem.

I ? PRESENÇA ÍNTEGRA

1. O fato

(a). É difícil imaginar exemplo mais completo de desonra que o do piloto NELSON PIQUET JÚNIOR. Ameaçado de demissão da escuderia Renault, ele confessou bem a posteriori ter concordado em fraudar o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Singapura em 2008. A certa altura da corrida, para facilitar a situação de seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, Nelsinho recebeu a ordem de bater seu carro contra um muro. Obedeceu. Os privilégios de nascimento - bonito, rico, sobrenome famoso agravam o tamanho da indignidade cometida contra si mesmo e do mau exemplo dado à sociedade.

(b). Mesmo no universo dos grandes ladrões, a tungada de BERNARD MADOFF, estabeleceu novos parâmetros de desonestidade. Madoff conseguiu tirar dinheiro de gente que entendia tudo do assunto, mas também limpou viúvas, instituições de caridade, parentes e amigos. A pirâmide financeira que presidiu sugou 65 bilhões de dólares de quase 5.000 enganados. Faltando poucos dias para ser preso, quando todo o esquema já havia ruído, ele ainda conseguiu arrancar 250 milhões de dólares do homem a quem dizia ter como pai, o venerando empresário Carl Shapiro, de 95 anos, dando um novo sentido à expressão roubar velhinhos.

2. A análise

(a). O efeito de uma desonestidade cometida por uma figura conhecida, bem-sucedida e querida pode virar um problema enorme. Nem todas as pessoas vão ver a desonestidade que não deu certo como um ato necessariamente ruim, passível de restrição moral. A interpretação de muitos é que o erro pode não ter sido o ato, mas o fato de aquele sujeito conhecido, bem-sucedido e admirado não ter conseguido se safar.

(b). O conceito de INTEGRIDADE tem raízes na Grécia antiga, onde o sujeito íntegro era chamado aplos, uma peça só - projetando com esse nome a imagem de inteireza, de alguém que não tem duas palavras, duas lealdades. A integridade é formada a partir de uma vívida consciência de exemplos fortes e influentes, de um bom ensino e do reconhecimento de que temos contas a prestar a Deus. Integridade é não abusar do poder, não desmerecer os outros, não tripudiar.

(c). Defrontamo-nos com uma crise de integridade em nosso lar, em nossa família. Se não você não concorda, não entende, basta saber como respondemos as seguintes questões em nosso dia-a-dia:

O que é mais importante, a verdade a meu respeito ou o que aparento aos outros? Existem coisas que eu faria se tivesse certeza de poder me esconder no anonimato, e que não faria se houvesse a possibilidade de minha família ficar sabendo desse meu ato? Pelo que estaria disposto a arriscar a perder o emprego? Será que eu seria capaz de mentir para os meus familiares? Tenho oportunidade de ganhar algo às custas de outrem, tirarei proveito da situação?

(d). Todo mundo quer se dar bem, mas, se fizer qualquer coisa para conseguir isso, o mundo todo vai acabar mal. É preciso entender a necessidade a importância da integridade entre nós. Seja pagar pelo gabarito da prova do Enem, seja levar comissão em obras públicas, quem age sem integridade é trapaceiro, e, está roubando um pouco de cada um, em todos os aspectos, quer sejam espirituais, físicos e materiais.

(e). É preciso ser exemplo em todas as atitudes diárias, ser uma pessoa íntegra e incorruptível. Na Bíblia, aquele que melhor exemplifica o que chamamos de integridade elevada é José, filho de Jacó. Sua vida inteira parecia uma infindável série de provas da sua integridade, e reação a cada situação mostra a profundeza do seu coração íntegro. A conhecida conduta de José na casa e nos negócios do egípcio Potifar foi um grande testemunho de sua presença com excelente integridade (Gn.39:1-10). (f). Lançado na cadeia sob falsas acusações, José venceu a tentação de se entregar à amargura, revelando a sua presença com integridade qdo se tornou chefe dos prisioneiros(Gn.39:21-23). José possuía um inabalável senso do que era certo e errado, uma honestidade e confiabilidade impecáveis, uma forte fibra mora, uma alma livre de amargura de desejo de vingança, e a coragem de falar e agir segundo a verdade. Ele saiu da tenda de um criador de ovelhas, passou a escravo executivo, depois a prisioneiro chefe, e acabou a chefe do escalão superior do palácio egípcio, mesmo sendo um estrangeiro(Gn.41:38-40).

Aplicação

1. (I Jo.1:5-7) ? O ap. João afirma que Deus nos conhece por inteiro. Então por que tentar esconder o que somos ou o que temos feito? Mas o fazemos. A tragédia é que podemos professar Jesus Cristo como Salvador sem permitir que Ele seja o Senhor de nossos pensamentos, fantasias, planos e propósitos mais íntimos.

2. O ap. João nos adverte de que uma vida de integridade deixa entrar a luz do Senhor, tem um só ponto de vista, tem um só Senhor na própria vida, cria luzes e sempre abomina as trevas.

3. A nossa presença íntegra é evidenciada qdo sempre falamos a verdade aos nossos ente queridos do lar, qdo praticamos o que falamos, qdo oramos por coisas que são de fato valores que nos abençoam, qdo sabemos qual a evidente diferença entre o que é real do que é fingimento, sempre presente em discernir o certo do errado.

4. Portanto, qdo a nossa presença integra é destacada, o nosso lar usufrui da luz do Senhor, e tomaremos decisões que serão coerentes e embasadas nos princípios da Palavra de Deus.

6. Saberemos tratar com os nossos erros e fracassos de maneira que reconhecemos o nosso erro, nos arrependemos, pedimos perdão para os prejudicados, demonstrando que aprendemos a lição não cometendo o mesmo erro de novo.

7. Quando temos uma presença íntegra, reagiremos de maneira sábia às críticas, as adversidades e às desilusões, de maneira que continuamos a adorar ao Senhor, continuamos motivando um ao outro em nosso lar, mantendo a humildade e a simplicidade, renunciando ao direito de vingança e oferecendo o melhor de si àqueles que desejam o pior para nós. (ex.: lembra de José e como tratou os seus irmãos no Egito?).

8. Quando temos uma presença íntegra, ajudaremos os fracos e desamparados, de maneira que resistimos à tentação de tirar vantagens dos mais fracos e simples qdo temos oportunidades. É a maneira como somos atenciosos as necessidades dos nossos cônjuges, dos nossos filhos e filhas, dos nossos pais e avós.

9. É a maneira como nos aproximamos de um ente querido problemático, de um ente querido que está sem dinheiro, de um idoso que parece não ter utilidade para ninguém. É a maneira qdo temos ouvidos para escutar pacientemente um relato que não interessa a ninguém.

9. Quando temos uma presença íntegra, o nosso comportamento continuará leal mesmo qdo a nossa mãe, o pastor não está por perto.

conclusão

1. Eu creio que muitos lares cristãos vivem em trevas, porque cada componente julga o outro pelo que faz, mas julga a si mesmo por suas intenções.

2. A presença em meu lar começa comigo mesmo, isto é, qdo eu avalio a minha integridade diante da luz do Senhor. Muitos casais, muitas famílias, muitos lares, sentem que precisam estar presentes como a luz de Jesus.

3. Mas em vez de buscar essa presença íntegra, simplesmente mudam de residência, de emprego, de esposa, de marido, de pais, de filhos, de igreja, e os problemas continuam.

4. Meu amado, minha amada, saibam que Jesus é Luz, e nós podemos enxergar-nos à luz de Sua Palavra. Deus-Esp.Santo ilumina a verdade e a verdade nos liberta.

5. Portanto, tenha coragem para expulsar a hipocrisia e o fingimento do seu viver diário, tendo uma vida íntegra, cheia da luz de Jesus, exibindo o fruto de Deus-Esp.Santo em tudo o que disser e fazer.

- fruto de Deus-Esp.Santo é: em relação a minha presença íntegra

- amor: mostrarei amor por todos ao meu redor todos os dias

- alegria: convidarei a alegria do Senhor para morar comigo todos os dias

- paz: viverei em paz, não em estresse

- paciência: terei paciência com todos ao meu redor todos os dias

- benignidad: serei amável com todos ao meu redor em qualquer circunstância

- bondade: serei bondoso(a) com todos ao meu redor de todas as maneiras

- fidelidade: serei fiel a todos ao meu redor em tudo o que fizer

- mansidão: serei gentil com todos ao meu redor de todas as maneiras

- domínio próprio: Não perderei o controle com todos ao meu redor em qualquer circunstância


6. Que eu e você sejamos uma bênção em nosso lar, tendo uma presença íntegra, para a glória de Jesus, amém!





Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.