Imagem Abertura

" Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. "

(Romanos 14:22)


E EU com isso?


E EU com isso?

"A morte do vinil e o surgimento dos HDs pessoais multiplicaram a quantidade de informação gravada no mundo, mas tudo que já foi produzido pela humanidade ainda apanha feio de uma única célula humana."

Assim começou a matéria publicada em fevereiro de 2011, pelos repórteres Giuliana Miranda e Luiz Gustavo da Folha de São Paulo, onde relatavam a pesquisa da revista Science, que revelou existir cerca de cem vezes mais informação no DNA de uma única célula humana do que em toda a produção intelectual da humanidade. Desde livros a cds, dvds, hds, celulares, computadores, ou seja, todas as mídias já feitas pelo homem, não comportam a informação de uma única célula humana.

A pesquisa americana, analisou os dados produzidos e armazenados pela humanidade entre 1986 e 2007, e revelou que até 2007, a humanidade havia armazenado cerca de absurdos 295 exabytes. O equivalente a cerca de 295 bilhões de gigabytes (lembre-se, um HD doméstico tem em média uns 500 gigabytes). Daria para encher 404 bilhões de CDs comuns que, empilhados, cobririam um pouco mais do que a distância da Terra à Lua.

A pesquisa apenas deixa evidente como somos insignificantes diante da sabedoria, excelência e magnitude claramente anunciadas em toda a criação:

"Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis" Romanos 1:19,20.

Uma única célula é mais complexa que tudo o que o homem conseguiu pensar e criar em pouco mais de 5 mil anos de história e de cultura. Medite sobre isso um instante!

Utopicamente nos auto coroamos reis em nossa casca de noz, como se soubéssemos as respostas de todos os mistérios, quando na verdade temos uma vaga noção, em nossa ufania, pensamos ser sábios por conhecer um punhado de livros e por termos meia dúzia de papéis pendurados na parede com nossos nomes escritos neles, uma auto imagem que revela uma visão distorcida de nossa real identidade. Esquecemos que somos tão ínfimos, como um grão de pó na imensidão do cosmos. Por isso, Bildade amigo de Jó diz:

"...o homem... não passa de larva... não passa de verme!" Jó 25:6

Mesmo sendo tão pequenos, Deus aprouve nos criar de forma tão excelentemente paradoxal, pois encerrou em nós uma riqueza de detalhes, jamais reproduzível pela ciência. Aquilo que temos dentro de nós é infinitamente maior do que tudo o que podemos conhecer ao longo da existência. Jamais leremos todos os livros, ouviremos todas as canções, veremos todos os filmes. E, mesmo que conseguíssemos fazê-lo, ainda assim seríamos nós mesmos muito mais densos do que todo o conhecimento.

Por isso, o Salmista com muita propriedade escreve:

"Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." Salmo 139:14

Se uma única célula contém mais informação que tudo que o intelecto humano já produziu. Isso gera em mim apenas um sentimento, que me curva, em adoração ao Deus que sabe todas as coisas (Hebreus 4:13) e que detém todo o poder.

Paulo como você e eu, também ficou maravilhado diante de tanta sapiência, por isso escreve um hino de louvor a Deus em Romanos 11:33-36, cantemos com ele:

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!
Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!
"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?"
"Quem primeiro lhe deu, para que Ele o recompense?"
Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre!
Amém.


Graça e Paz!


Por: Davidson Luna
Davidson Luna





Davidson Luna É formado em Desenvolvimento de Softwares pela FIAP, trabalha como Analista de Qualidade de Softwares.

Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.