Imagem Abertura

" Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelar . "

(Filipenses 3:10)


Mantendo a plena adoração ao Senhor em meio aos sofrimentos


introdução

1. (Jó 1:5 e 2:9) - As más notícias podem bater a minha e a sua porta mesmo qdo estamos certos perante Deus. Jó é o exemplo disso. As más notícias surgiram tão rapidamente para Jó que os mensageiros tiveram que fazer fila à sua porta.

2.Começaram com o simples anúncio acerca de Jó (vs.5). Todas as calamidades e eventos tristes na vida de Jó não eram necessariamente culpa dele, embora que parecessem.

3. Jó estava passando pela vida como o homem mais rico do mundo e foi abençoado com uma esposa feliz, uma grande família, uma criação, terras e negócios de agricultura prósperos.

4. As coisas pareciam melhorar a cada dia. Então, o chão ruiu sem nenhuma razão que pudesse ser explicada. A fortuna de Jó falhou, a saúde lhe foi tirada de repente, e até os seus filhos foram tragados por morte violenta, pela instigação do maior de todos os terroristas.

5. De alguma forma, era mais fácil apontar algum pecado secreto ou deslize de caráter de Jó, porque assim poderíamos considerar que ele mereceu o sofrimento. Contudo, a despeito da dor e da perda implacáveis, Jó continuou a dizer a si mesmo e aos seus amigos acusatórios (1:21,22).

6. Ainda, assim, apesar de tudo, Jó consegue seguir de tal forma que Deus o louva e o abençoa por isso. Mesmo no meio da sua dor, Jó ousadamente reconheceu que o governo da sua vida não era deste mundo.

7. A sua inabalável lealdade a Deus fazia com aquela parte do seu ser ficasse para sempre intocável e impermeável às tristezas e tragédias da terra. Entretanto, se satanás não conseguir roubar a nossa adoração, ele não poderá tocar em nossos bens.

8. Ele sabe que a adoração é uma barreira que inibe seus planos, por isso a primeira coisa que procura fazer é tirar sua adoração.

9. Jó tinha a prática constante de oferecer sacrifícios em favor dos seus filhos, acreditando que eles poderiam no seu íntimo pecado e amaldiçoado a Deus. O sacrifício de animais era a forma primária de adoração naqueles dias.

10. Portanto, a primeira coisa que satanás tocou não foi na família de Jó, e, sim, foi a criação, incluindo gado ou bois e ovelhas. Na cultura do A.T., isso significava que satanás havia destruído sua habilidade de adorar, pois não tinha mais rebanhos de animais para oferecer a Deus. 11. Somente depois de tirar a sua capacidade de adorar a Deus foi que satanás pode tocar em outras coisas em sua vida. Todavia, se lermos o último capítulo notaremos que algo interessante aconteceu(Jó 42:7-9).

12. Depois que Jó ganhou os animais para oferecer em sacrifício, tudo o que ele possuía foi restituído em dobro(vs.10). O verdadeiro interesse do diabo era usar Jó com os seus fracassos e pecados como fantoche para envergonhar Deus-Pai.

13. O inimigo feriu a Jó porque esperava ferir a Deus através do amor Dele para com o servo fiel Jó. Também esperava roubar a fé de Jó, mas não conseguiu. A boa notícia é que Jó não fracassou.

14. Portanto, a grande motivação de Deus em deixar o diabo tirar tudo o que pertencia a Jó, porque Ele ama o desafio do saldo zero. Isto é, Deus prefere investir Sua glória no impossível e no improvável, porque dessa forma sempre ficará claro que a realização foi divina, e não da mão do homem.

15. Para desmascarar o blefe do diabo, Deus estava junto a Jó reduzindo-o a nada para poder realizar o impossível através dele. Assim sendo, a maior motivação de Deus foi fazer o diabo de tolo, pois em tudo Jó não blasfemou contra Ele(Jó 2:10).

16. O maior temor de satanás é que o filho de Deus descubra que o Senhor é maior que qualquer imagem ou manobra demoníaca que ele consiga criar na sua imaginação.

17. O diabo tem pavor do momento em que o crente eleve a sua adoração a Deus, por temê-Lo e reverenciá-Lo.

aplicação

1. (I Pe.4:15,16) ? a carta do ap. Pedro é particularmente destinada aos gentios cristãos, forasteiros (estrangeiros) da dispersão, nas províncias romanas da Ásia Menor, cujo objetivo era o animá-los, a manterem-se fiéis, seguindo o exemplo de Jesus, com retidão e dignidade, durante o sofrimento imposto pela perseguição.

2. Conquanto, nós somos desafiados, mantendo a plena adoração ao Senhor em meio ao sofrimento:

I ? Reconhecendo o sofrimento que é da vontade de Deus:

1. Pode parecer estranho, mas o amor de Deus pode levar-nos ao sofrimento. Pensamos erradamente que Deus nos poupará de todo sofrimento, que nos livrará dos golpes da vida.

2. Mas, é porque Ele nos ama que não nos poupará das perdas. Qdo estamos no centro da vontade de Deus não somos mais um joguete das circunstâncias.

3. Nós começamos a conhecer de fato a expressão ?Eu Sou?, porque o Senhor tem o maior prazer em demonstrar que Ele é o ?Eu Sou? que nos sustenta. É o ?Eu Sou? que nos fortalece. É o ?Eu Sou? que nos alegra. É o ?Eu Sou? que nos guia e nos orienta.

4. Qdo o Senhor nos deixa vazios do nosso eu, e o Senhor Jesus toma o controle no trono de nossa vida, somos poderosos no que diz respeito ao céu.

5. Somente qdo todas as coisas e todos, exceto Deus, se foram é que percebemos que Deus é suficiente. Para Deus, o subir é preciso descer, para viver é preciso morrer, para receber é preciso dar, porque as leis do Seu reino são inversas às leis deste mundo.

II ? Tendo atitude de confiança e adoração ao Senhor

1. Nós devemos nos alegrar no sofrimento(vs.13), porque essa alegria vem do privilégio de sofrer por Cristo, e Dele recebemos a Sua glória(vs.14).

2. Como crentes em Jesus não devemos sofrer justamente, sempre devemos sofrer injustamente, por amor fiel ao Senhor. Todavia, essa postura, bem como, o regozijar-se neste período de dor, fazem parte de uma graça perdida.

3. Cfe. o tratado do ap.Pedro no (vs.14), temos uma recompensa especial para o período adverso devido o nosso amor a Jesus. O espírito da glória de Deus-Esp.Santo repousa sobre nós.

4. Pois é um ministério especial que enche o nosso interior de paz e sossego, capacitando-nos a enfrentar a oposição, o sofrimento, de maneira fiel em adoração ao Senhor Jesus.

4. Entretanto, de modo nenhum um cristão deve sofrer pelos pecados que caracterizaram sua vida anterior. Note no (vs.15) a lista do ap. Pedro.

5. Há o sofrimento que é causado pelo nosso próprio pecado e rebeldia. Muitos crentes sofrem e podem estar vivendo de maneira infeliz ou incômoda porque fizeram escolhas erradas em suas vidas.

6. E, o ap. Pedro qualifica como justo o seu sofrimento, porque a única razão justificável para o sofrimento deveria ser a causa de Jesus (vs.16). Esta é a verdadeira motivação que leva o Senhor permitir que o diabo nos perturbe.

7. Tenho a impressão que fizermos o que pudermos como simples seres humanos, então Deus aparecerá e fará o que só a Divindade Dele com todo o poder de fato realiza.

8. É certo que não podemos controlar o fator da tragédia, porém, podemos controlar o fator da confiança, já que a confiança é construída por uma história de confiabilidade, não na crise do momento.

9. Porque é neste período que revelamos a intensidade da nossa confiança no plano de Deus e a profundidade da nossa dependência Dele. E, ao invés de nos envergonhar, devemos seguir os passos do nosso Senhor é estar dispostos a receber injustiça por fazer o que é bom e correto.

10. Isto sempre deve ser motivo de alegria e de glorificar ao Senhor continuamente. Entretanto, qdo um irmão em Cristo perde a capacidade de adorar a Deus devido a ação do diabo, ele não precisa de outro acusador.

11. Ele precisa de alguém que traga um novilho ou um carneiro e o ajude a restaurar sua capacidade de adorar para que uma restauração completa possa acontecer em sua vida. Sendo assim, no dia que o povo de Deus dispuser seu coração para orar e adorar ao Deus Altíssimo, para o diabo, será dia de pavor.

12. Isto explica porque ele sempre aparece qdo começamos a adorar ao Senhor mais do que o habitual. Porém, saibam que as simples armas do louvor em nossas vidas numa atmosfera de amor incondicional ao verdadeiro Rei, sempre derrubam intensamente todas as artimanhas do reino de satanás.

conclusão

1. Se você está sofrendo de alguma forma atualmente, Eu encorajo a você continuar sendo fiel em adorar ao Senhor. Se sua dor é causada por pecado e desobediência qto a sua vida, confesse-o ao Senhor.

2. Aproprie-se agora da verdade de (I Jo.1:9), certamente você sairá daqui perdoado(a). E, se você está sofrendo devido ao seu eficaz testemunho e fidelidade para com o Senhor Jesus Cristo, meus parabéns!

3. Fique tranqüilo, reconhecendo que o seu sofrimento é da vontade de Deus, porque Ele está contigo em todo o tempo. Mantenha-se de pé em contínua atitude de confiança e adoração ao Senhor.

4. E, use este período como um grande tempo de alegria, em honra ao Senhor, fazendo o diabo de tolo, no o Nome de Jesus, amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.